Aprovado em 1° lugar no concurso do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do RS para o cargo de Técnico em Informática
Concursos Públicos.
“Visualize seu objetivo e faça o que for preciso para alcançá-lo. Acredite em si mesmo e na sua capacidade de fazer grandes coisas. Transforme os seus sonhos em objetivos e os seus objetivos em realizações!”
Confira nossa entrevista com Milton Palmeira, aprovado em 1° lugar no concurso do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do RS para o cargo de Técnico em Informática:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Milton Palmeira: Eu nasci em Cruz-Alta, no Rio Grande do Sul, e nos últimos 30 anos vivo aqui na região de Porto Alegre. Tenho 60 anos e sou formado em Processos Gerenciais, pelo Instituto Federal de Porto Alegre. Desde 1982 estive envolvido com a Tecnologia da Informação, iniciando como Operador de Main Frame IBM na Cotridata, em Ijuí. Hoje trabalho na Procergs, no mesmo cargo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Milton: Sempre vi boas oportunidades no setor público. Além dos ótimos salários, também podemos planejar uma carreira a longo prazo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Milton: Sim, trabalhava e estudava. Consegui conciliar reorganizando o meu tempo. Fiz um cronograma do que precisa estudar dentro do tempo eu tinha disponível.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Milton: Recentemente fui aprovado em 1º para Técnico em Informática no Conselho de Arquitetura do Rio Grande do Sul; em 11º para Técnico em Informática na Procergs – Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul; e em 25º para Programador no Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre.
Sempre gostei de estudar, então com certeza não vou parar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Milton: Procurei manter o equilíbrio entre estudo e vida social. Sempre visitei amigos e familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Milton: Minha família sempre me apoiou. Sempre tive um ambiente tranquilo em casa. Tenho uma família maravilhosa, que foi o meu apoio e minha motivação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Milton: Foquei durante 6 meses no último certame. Daí aproveitei e fiz outros dois concursos e fui aprovado nos 3. A disciplina vem quando você entende que a aprovação só vem depois da continuidade dos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Milton: Achei as videoaulas sensacionais. Fazia o resumo de cada vídeo. Os PDFs das aulas também não ficam atrás. Muito caprichado. Parabéns aos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Milton: Meu colega de trabalho estudava pelo Estratégia e já tinha sido aprovado. Foi ele quem me falou. Assisti algumas aulas gratuitas e não tive dúvida. Fechei com o Estratégia!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Milton: Antes de fazer o Estratégia eu tentava garimpar materiais na internet, mas acabava não achando todo o material. Foi então que comecei a pesquisar um bom curso, que já tivesse todo o material, que eu não precisasse me preocupar em reunir todo o conteúdo do edital. Pelos resultados, o Estratégia me supriu bem nesta parte.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Milton: Fiz alguns concursos, mas não fui aprovado. Foi difícil encontrar um material completo. Tive muita dificuldade quando tentei estudar sozinho.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Milton: Senti um grande diferencial já no primeiro concurso que fiz. Quase gabaritei Português. Foi neste momento que vi que o Estratégia poderia me ajudar.
O que mais gostei e o que senti que mais me ajudou foram as videoaulas. Muito bem planejadas e explicadas, sempre com muita simpatia. Foi motivador ter professores se comunicando comigo. Senti que não estava estudando sozinho. Muito diferente de baixar a cabeça em cima de uma apostila.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Milton: Sempre foquei nas matérias que mais tinha dificuldade. Acredito que estudava em torno de 6 horas ao longo do dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Milton: Escutava os vídeos ao mesmo tempo que já fazia o resumo. Depois só fazia a revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Milton: Os exercícios são fundamentais. Sempre fiz os exercícios que o professor recomendava.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Milton: Meu fraco sempre foi o português, mas estudei todas as matérias igualmente. Foi persistindo para entender que superei minha dificuldade, principalmente no português.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Milton: Na semana anterior estudei até um dia antes da prova, somente os resumos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Milton: Acertos: faço resumo das aulas e depois reviso.
Jamais estudo no dia da prova. Já cometi este erro uma vez.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Milton: Sim, houve vários momentos em que pensei em desistir de tudo. Mas tive na minha família a principal motivação. Vi a imagem do meu futuro e a ideia de ultrapassar os desafios impostos. Acreditei que não haveria vitórias sem sacrifícios.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Milton: Para quem está iniciando seus estudos para concursos, eu digo: acredite no poder da persistência. Haverá dias ruins, mas todos os pequenos passos importam. Crie uma rotina de estudos e cumpra-a, além disso não tenha medo de pedir ajuda. Visualize seu objetivo e faça o que for preciso para alcançá-lo. Acredite em si mesmo e na sua capacidade de fazer grandes coisas. Transforme os seus sonhos em objetivos e os seus objetivos em realizações! Muito sucesso para você!