Aprovado em 1° lugar no concurso Câmara Municipal de Manaus para o cargo de Analista Legislativo
Legislativo“[…] Minha principal motivação para seguir foi a minha mãe que partiu ao longo do processo. Dar orgulho para ela foi e continuará sendo minha maior motivação ao longo da vida.”
Confira nossa entrevista com Roberto Camurça Afonso Filho, aprovado em 1° lugar no concurso Câmara Municipal de Manaus para o cargo de Analista Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Roberto Camurça Afonso Filho: Me chamo Roberto Camurça, tenho 25 anos, sou formado em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas e nasci na cidade de Manaus, capital do Amazonas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Roberto: Desde criança fui influenciado pelos meus pais e ao longo da vida fui percebendo o perfil que tenho para exercer cargos públicos, momento em que decidi que concursos públicos seriam prioridade na minha vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Roberto: Sim, atualmente sou servidor da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. A conciliação foi tranquila, a carga horária de 30 horas me possibilitou ter tempo para estudos, após sair do trabalho já os iniciava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Roberto: Fui aprovado para Assistente Operacional da SSP – AM em 37° lugar, anteriormente, e agora, em 1° lugar para Analista Legislativo da Câmara Municipal de Manaus.
E sim, continuarei estudando para concursos, em especial, carreiras jurídicas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Roberto: Minha vida social foi bastante afetada no que se refere aos amigos, mas quanto a família, tentei passar o máximo de tempo possível com eles ao longo do processo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Roberto: Sim, principalmente minha mãe e meu pai, meus maiores apoiadores.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Roberto: O tempo direcionado ao último concurso foi basicamente pós edital. Mas acredito que as coisas só tenham funcionado pois já possuía uma boa base de todas as matérias que constavam no edital, de estudos para concursos anteriores.
Acredito que a disciplina seja a parte mais difícil e esteja muito ligada à vontade e determinação de cada um em realizar o sonho de passar em um concurso público.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Roberto: Utilizei PDFS e uma plataforma de questões. Além disso, a Revisão de Véspera do Estratégia foi incrível, graças a ela acertei duas questões de português que foram fundamentais no resultado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Roberto: Através do meu irmão. Assinamos o Estratégia Concursos várias vezes desde 2019.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Roberto: Nunca utilizei um material diferente do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Roberto: Sim, a qualidade do material em PDF é incrível, aulas são completas e bem explicadas. Além disso, são frequentemente atualizadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Roberto: Montei após uma análise completa do edital, priorizando as matérias que possuíam um peso maior e uma quantidade mais elevada de questões. Estudava até 3 matérias no mesmo dia.
Sobre a quantidade de horas líquidas por dia, variou bastante. Acredito que estudei uma média de 4 horas líquidas. Tiveram dias difíceis ao longo do processo em que não consegui estudar, mas também tiveram dias, em final de semana, que estudei cerca de 8 horas líquidas. Não foi uma regularidade perfeita.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Roberto: Revisei lendo a lei seca diariamente, além de resolver muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Roberto: A resolução de questões é importantíssima. Acredito que a resolução de questões seja o aspecto mais importante dos estudos para concursos.
Realizei 12.200 questões entre 23 de agosto de 2024, dia em que saiu o edital, e 16 de novembro de 2024, na véspera da realização da prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Roberto: Português, sem dúvidas. A maneira de superar as dificuldades nessa matéria com certeza foi a resolução de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Roberto: De revisão e resolução das questões que havia errado ao longo do processo. Além de reler várias vezes a lei seca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Roberto: Acredito que o principal acerto tenha sido focar na resolução de questões e o erro tenha sido não ter me preparado melhor para matérias com peso menor, como português.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Roberto: Jamais pensei em desistir, acredito que a aprovação em concursos públicos seja apenas uma questão de tempo, quando se estuda.
Minha principal motivação para seguir foi a minha mãe que partiu ao longo do processo. Dar orgulho para ela foi, e continuará sendo, minha maior motivação ao longo da vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Roberto: Assinar o Estratégia Concursos, ler lei seca e realizar questões!