Aprovado no concurso da Câmara dos Deputados para o cargo de Analista Legislativo - Técnica Legislativa
Legislativo“[…] Não desista diante dos obstáculos e busque sempre se adaptar. Cada passo dado conta, e a jornada pode ser longa, mas a conquista vale a pena!”
Confira nossa entrevista com Caio Ruggiero, aprovado em 66° lugar no concurso da Câmara dos Deputados para o cargo de Analista Legislativo – Técnica Legislativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caio Ruggiero: Minha formação é em Direito, tenho 22 anos e minha cidade natal é Brasília-DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio: Eu queria ter independência financeira e eu gosto de estudar Direito.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caio: Eu trabalhava e dividia meu tempo entre estudo de manhã e à noite, e trabalho pela tarde. Nos últimos 6 meses antes do concurso da Câmara dos Deputados eu parei de trabalhar para focar apenas no concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caio: Já fui aprovado para Técnico do Conselho Nacional do Ministério Público (24º) e fui aprovado na OAB.
Eu pretendo parar de estudar por enquanto, mas como cargo-fim eu gostaria de ser juiz, procurador ou promotor.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caio: Eu saía com meus amigos e minha família esporadicamente, pois tinha que focar nos estudos para obter a tão sonhada nomeação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Caio: Não sou casado e nem tenho filhos. Minha família me apoiou ao longo da jornada e me deu subsídio para que eu pudesse só estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caio: Eu estudei durante 4 anos (2 anos focado e 2 anos sem muito foco, mas com constância). Para manter a disciplina, eu acordava cedo e me imaginava no cargo dos sonhos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caio: Usei bastante as aulas em PDF e os Simulados do Estratégia, na medida em que as vantagens eram a completude do PDF e a praticidade do simulado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio: Conheci pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caio: Senti diferença relevante na qualidade do material.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caio: Eu estudava em média 6 horas por dia. Dedicava 2 horas para cada matéria. Talvez 5 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caio: Costumava alternar entre resumos e simulados. Os resumos ajudavam a fixar o conteúdo, enquanto os simulados proporcionam uma experiência real de prova, ajudando a administrar o tempo e a pressão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caio: A resolução de exercícios é crucial para consolidar o aprendizado e identificar pontos fracos. Durante minha trajetória, fiz centenas de questões, e isso me ajudou não apenas a entender a teoria, mas também a aplicar o conhecimento.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caio: Tive mais dificuldade em disciplinas como Matemática, Informática e Direito Administrativo. Para superar, busquei apostilas adicionais e estudo por questões. Praticar exercícios específicos dessas matérias foi fundamental.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caio: Na semana pré-prova, intensifiquei as revisões e continuei resolvendo simulados. No dia anterior, foquei em revisar os pontos mais críticos e manter a calma, evitando o estudo de conteúdos novos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caio: Na minha preparação, pratiquei redações e respostas dissertativas.
O conselho que deixo é: entenda bem o que cada questão pede e pratique bastante a estrutura dos textos, respeitando o tempo de escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caio: Um dos meus principais erros foi não ter um cronograma de estudos definido inicialmente; isso me causou ansiedade. Mas um acerto importante foi a persistência e a adaptação da minha estratégia conforme eu via meu desempenho nas provas simuladas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caio: Sim, em momentos de desânimo, pensei em desistir. A principal motivação para continuar foi o meu objetivo de alcançar uma carreira estável e a influência de familiares e amigos que acreditavam em mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio: Meu conselho é: tenha um plano de estudos. A disciplina é fundamental, assim como a resiliência. Não desista diante dos obstáculos e busque sempre se adaptar. Cada passo dado conta, e a jornada pode ser longa, mas a conquista vale a pena!