Aprovada em 1° lugar no concurso da Câmara Municipal de Contagem (MG) para Analista Técnico - Relações Públicas
Legislativo“O serviço público mudou minha vida e também pode mudar a sua. Acredite!”
Confira nossa entrevista com Juliene Silva Vilela, aprovada em 1° lugar no concurso da Câmara Municipal de Contagem (MG) para Analista Técnico – Relações Públicas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Juliene Silva Vilela: Tenho 34 anos, sou natural de Belo Horizonte/MG e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas.
Nasci em uma família simples, sou filha de costureira e gráfico, sempre estudei em escola pública e precisei trabalhar enquanto estudava. Já fui panfleteira, vendedora, estagiária. Já precisei ir a pé para a faculdade por não ter dinheiro para o ônibus. Já trabalhei em empresas privadas e precisei ficar 40 dias longe de casa sem telefone.
O serviço público mudou minha vida!
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Juliene: A estabilidade financeira e as melhores remunerações oferecidas pelo serviço público foram os atrativos principais para minha decisão.
Atuando no serviço público (Auxiliar Administrativo), descobri minha vocação e o desejo de contribuir para o desenvolvimento do nosso país por meio do meu trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Juliene: Eu trabalhava 9 horas diárias e conciliava os estudos para concursos. Trabalho em BH, mas moro em uma cidade vizinha (Contagem), a uma distância de cerca de 20km. Como passo muito tempo no trânsito, eu baixava aulas do Estratégia em meu celular e escutava no trajeto. No horário de almoço, respondia questões no aplicativo do Estratégia. Em casa, eu lia os PDFs do Estratégia e às vezes assistia às aulas gratuitas no YouTube.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Juliene: UFMG – Auxiliar em Administração – 54° lugar (meu atual trabalho).
Pretendo continuar estudando para cargos de nível superior no Legislativo ou Judiciário Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Juliene: Eu priorizava os estudos durante os dias úteis, por isso não saía nesses dias. Nos finais de semana saía com os amigos e me dedicava mais aos familiares. Busquei o equilíbrio nas relações e nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Juliene: Sempre me apoiaram, compreendendo que eu costumava conversar pouco e não saía de segunda a sexta-feira.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Juliene: Estudei direcionado por cerca de 3 meses. Eu desligava o celular e o guardava em outro cômodo da casa para evitar distrações. No final de semana, planejava quais conteúdos eu estudaria durante a semana seguinte e já deixava os materiais separados.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Juliene: Utilizei sites e textos indicados pela banca no edital, videoaulas, leitura de PDFs, resumos escritos a mão e resolução de exercícios.
A vantagem é que podia baixar os materiais para usar quando não tinha Internet. A desvantagem é que alguns materiais eram muito extensos e eu tinha um tempo curto para preparação, por isso, acabei optando pela versão resumida de alguns deles.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Juliene: Conheci o Estratégia por meio das aulas gratuitas no YouTube. Depois conheci os materiais específicos para Comunicação Social pelo Instagram da professora Júlia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Juliene: Estudei por outro curso online e por um curso presencial em BH. No curso online, o que mais me incomodava era o fato das aulas não serem direcionadas para o edital, isto é, havia itens que não eram abordados no curso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Juliene: Fiz o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais (2022 – Analista – Comunicação e Informação) após me preparar no curso presencial. Fiquei em 34° lugar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Juliene: Sim, senti. As ferramentas que mais me ajudaram foram os PDFs resumidos e o aplicativo de questões. Considero que as matérias específicas de Comunicação Social foram muito relevantes, pois me ajudaram a relembrar conceitos importantes para resolução de questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Juliene: Eu fazia blocos de 40 minutos de leitura e 10 minutos de descanso (não consigo ler durante muito tempo sem perder o foco). Eu estudava 2 matérias por dia e resolvia exercícios, em um total de 4 horas líquidas diárias, em média.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Juliene: Na parte da manhã, eu escutava a videoaula da matéria que estudei na noite anterior, o que servia de revisão para mim.
Antes de iniciar a leitura de uma matéria nova, eu lia os resumos que eu escrevi a mão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Juliene: Não lembro quantas questões resolvi, mas acredito que foram muitas. A resolução de exercícios foi muito importante para mim, pois através deles conheci o perfil da banca, foquei nos temas mais cobrados e avaliei quais eram meus erros.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Juliene: Meu grande “terror” eram as questões de gramática. Busquei resolver provas anteriores da banca do meu concurso e assisti às aulas da Profa. Janaína sobre os assuntos que mais errei. Assim, pude melhorar meus resultados.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Juliene: Tirei 5 dias de férias na semana do concurso e fiz muitas revisões e exercícios (cerca de 9h por dia)! No dia anterior à prova revisei alguns conteúdos.
Na noite da véspera busquei relaxar e dormir cedo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Juliene: Não me preparei especificamente para essa prova discursiva, pois acredito que esse aprendizado é contínuo. Meu conselho é: mantenha o hábito da leitura, pois ele contribuirá para a criação de argumentos para seu texto. Treine com frequência e busque alguém que possa revisar suas redações e apontar os erros.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Juliene: Meu principal erro foi deixar para estudar em cima da hora. Já havia especulações sobre a abertura do edital, mas não acreditei. Penso que o processo poderia ter sido menos árduo se eu começasse a estudar com antecedência.
Meus principais acertos foram escolher materiais de boa qualidade e estabelecer prioridades, já que o tempo era curto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Juliene: Pensei em desistir algumas vezes. Muitos pensamentos intrusivos apareciam: “mas é só uma vaga…”, “alguém que só estuda terá uma nota maior”, “será que vale a pena perder tempo com isso ao invés de descansar?”.
Minha maior motivação para enfrentar o cansaço e os pensamentos intrusivos foi pensar nos benefícios que esse cargo me traria. Anotei todos eles em um papel e colei no meu local de estudos: trabalhar perto de casa, carga horária reduzida (30h), trabalhar na área em que me formei, salário mais alto.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Juliene: Não desista na primeira tentativa! É com dedicação, paciência, insistência e foco que o retorno vem. Busque bons materiais, resolva exercícios e conheça o perfil da banca do seu concurso. Não importa se há apenas uma vaga no edital: ela pode ser sua!
O serviço público mudou minha vida e também pode mudar a sua. Acredite!