Aprovado em 1° lugar no concurso Câmara de Betim para o cargo de Analista Legislativo - Arquivista
Legislativo.
“[…] Haverá momentos de cansaço, dúvidas e questionamentos, mas é exatamente nesses momentos que você deve se lembrar do seu objetivo e da razão pela qual começou. Acredite em si mesmo e na sua capacidade de superação […]”
Confira nossa entrevista com Wellington de Oliveira Vieira, aprovado em 1° lugar no concurso Câmara de Betim para o cargo de Analista Legislativo – Arquivista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wellington de Oliveira Vieira: Sou Wellington Vieira, 39 anos, casado, tenho 2 filhos (com 6 e 15 anos), resido em Belo Horizonte. Possuo a seguinte formação acadêmica: Graduação em Biblioteconomia, concluída em 2010, na UFMG; Graduação em Arquivologia, concluída em 2014, na UFMG; Pós Graduação MBA em Gestão de Recursos Humanos, concluída em 2016, na UNINTER.
Possuo cerca de 15 anos de experiência profissional na área de gestão de unidades de informação: Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documentação. Nos últimos 6 anos atuei em um órgão do Governo Federal (contrato temporário), nas funções de Chefe de Secretaria, Protocolo e Arquivo, exercendo dentre as principais atividades a gestão da informação desde a produção, tramitação, recuperação, avaliação, arquivamento e preservação das informações.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wellington: Trabalhei muito tempo de minha vida em grandes organizações do mercado privado, sujeito a instabilidades do mercado (Pandemia, Operação Lava Jato, etc). Nos últimos 6 anos tive uma excelente oportunidade no âmbito público, no qual me inspirou a seguir neste ramo e almejar um cargo efetivo que me proporcionasse estabilidade e segurança econômica.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wellington: Sempre trabalhei e estudei! Não é uma tarefa fácil, tendo ainda que também precisava dar atenção a minha família! Tive muita disciplina em estudar reservando tempos de estudos durante a semana e finais de semana, estudava também durante a ida e volta do trabalho, horário de almoço.
Contei também com excelente material didático, graças a assinatura vitalícia do Estratégia Concursos, aproveitando ao máximo todas as ferramentas que a instituição me proporcionava: PDFs, videoaulas, Sistema de Questões, livro digital simplificado, resumos e mapas mentais, Trilha e Passo Estratégico, além das aulas de reta final, Hora da Verdade e Revisões de Véspera.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wellington:
- Câmara de Betim-MG (Fundep)- 1° lugar – Analista Legislativo – Arquivista,
- Crefito-4 (Consulplan) – 1°lugar – Técnico de Arquivo,
- SEE-MG (FGV) – 2°lugar – Analista Educacional – Biblioteconomia,
- Ebserh (IBFC) – 2°lugar – Analista Administrativo – Biblioteconomia,
- UFOP (Fundep) – 4°lugar – Arquivista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wellington: Conforme disse anteriormente, tive muita disciplina em conciliar trabalho, estudos e família! Reservava tempos de estudos durante a semana e finais de semana. Foram diversos finais de semana sacrificados ( lazer com a família) em prol deste sonho. Tive muita determinação, nos dois últimos anos (2022 e 2023) fiz diversas provas a cerca de 15 certames:
2022 UFMG-Bibliotecário |
2022 PBH- Bibliotecário |
2022 TRT-MG-Arquivista |
2022 SENADO- Arquivista |
2022 TRT-ES- Arquivista |
2023 SEGER-ES- Arquivista |
2023 ALMG- Arquivista |
2023 IFMG- Bibliotecário |
2023 UFSJ- Bibliotecário |
2023 SEE-MG- Bibliotecário |
2023 ITABIRITO- Bibliotecário |
2023 CREFITO4-Técnico de Arquivo |
2023 EBSERH- Bibliotecário |
2024 Câmara de Betim- Arquivista |
2024 UFOP- Arquivista |
CNU – a fazer |
TSE – a fazer |
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wellington: Sim, com certeza. Minha esposa também estava estudando comigo, por coincidência na data desta entrevista (03/07) ela está tomando posse na Guarda Municipal de Belo Horizonte.
Em relação aos amigos, vale a teoria do escritor americano Jim Rohn, que diz que nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos. Neste sentido, grande parte de nosso ciclo de amizade também estava nesse “mundo” de estudos para concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wellington: No momento inicial estava estudando errado, digo desfocado, “fazendo provas” em todas as áreas (prefeituras, estados, tribunais, fiscal, militar, bancária, etc). Contudo, com a maturidade, decidi focar na minha área de formação “Arquivologia e Biblioteconomia” em cargos do executivo federal, legislativo e judiciário, no qual tinham matéria de base: Português, RLM, Direito, etc.
Neste sentido, já tinha uma bagagem de conhecimento que lapidei conforme o conteúdo programático do edital da Câmara de Betim, que possuía um prazo interessante: cerca de 120 dias entre edital (19/09) e prova (28/01).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wellington: Conforme dito, contei com excelente material didático graças à assinatura vitalícia do Estratégia Concursos, aproveitando ao máximo todas as ferramentas que a instituição me proporcionava: PDFs, videoaulas, Sistema de Questões, livro digital simplificado, resumos e mapa mentais, Trilha e Passo Estratégico. Destaco ainda as aulas de reta final, Hora da Verdade e Revisões de Véspera.
A principal vantagem foi a economia de tempo, pois não precisava ficar garimpando material na internet ou adquirindo vários cursos fracionados.
A principal desvantagem é a quantidade de recursos e materiais a explorar, diversas vezes estudava pelo PDF e recorria as videoaulas somente para os conteúdos mais complicados. Cada pessoa tem um perfil de aprendizado, comigo foi desta forma.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wellington: Estratégia foi uma indicação de amigos que já estavam estudando para concursos há mais tempo. Também havia assistido algumas aulas gratuitamente no Youtube, no qual me despertou muito interesse.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wellington: Sim. O material é de excelente qualidade é realmente focado no que caia na prova!
Conforme dito, aproveito ao máximo todas as ferramentas que a instituição me proporcionava: PDFs, videoaulas, Sistema de Questões, livro digital simplificado, resumos e mapa mentais, Trilha e Passo Estratégico, destaco ainda as aulas de reta final, Hora da Verdade e Revisões de Véspera.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wellington: Estudava por ciclo de estudos, rodando as disciplinas com cargas horárias variadas: 60, 90 e 120 min, em média, 3 a 4 disciplinas por dia. Similar ao horário da escola tradicional.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wellington: Revisava, principalmente, as disciplinas com questões, em média 20 questões por assunto. Tinha também os PDFs marcados por outros alunos e meus resumos. Destaco também as Revisões de Véspera que refinavam a preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wellington: Extremamente importante para a fixação de conteúdo, como também conhecer o perfil da banca examinadora, monitoramento da minha performance de erros e acertos e insight nos comentários.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wellington: Com certeza RLM. Repetição, repetição, repetição das vídeo aulas e exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wellington: Questões e videoaulas: reta final, Hora da Verdade e Revisão de Véspera. Estudando até o último momento de entrada no local de provas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Wellington: Sim. A prova discursiva além de ter conteúdo, é prática.
Redigia, ao menos, 2 questões discursivas por semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wellington: Erro foi ter começado tarde e “atirando” para todas as áreas.
Os grandes acertos foram adquirir um material de qualidade, o foco nos concursos de minha área de atuação e fortalecer a base de conhecimento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wellington: Pensei diversas vezes! Foram 2 anos de dedicação, abdicação em uma maratona de 15 provas.
Buscava fortalecer minha mente com vídeos motivacionais de aprovados, conversas com amigos, grupo WhatsApp de concursos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wellington: A jornada de preparação para concursos públicos é uma verdadeira guerra com muitas batalhas! Vários testes de disciplina, determinação e resistência. Cada página estudada, cada hora dedicada e cada questão resolvida são passos importantes rumo ao seu sonho. O sucesso não vem da noite para o dia, mas é construído com esforço contínuo e persistência. Estudar para concursos é um investimento a longo prazo!
Haverá momentos de cansaço, dúvidas e questionamentos, mas é exatamente nesses momentos que você deve se lembrar do seu objetivo e da razão pela qual começou. Acredite em si mesmo e na sua capacidade de superação. Cada prova enfrentada é uma oportunidade de crescimento e um passo a mais na direção certa… sua aprovação!
Nunca desista. Os frutos do seu trabalho árduo serão recompensados. Continue firme, batalhando e persistindo, a realização dos seus sonhos pode estar bem próxima! Tenha fé no processo e siga em frente com coragem, determinação e Deus no Coração!
Em suma, algumas portas se fecham e outras se abrem. É acreditar em você, ter fé em Deus e desistir não é opção!