Aprovado em 8° lugar no concurso CAIXA para o cargo de Técnico Bancário Novo - Macropolo: BA - Polo: Itabuna
Bancária (BB, CEF e Bancos Estaduais)“Não ache que está tarde para começar a estudar para concursos, o melhor dia para começar sempre será o dia de hoje. […]”
Confira nossa entrevista com Caio Vinicius Almeida Damasceno, aprovado em 8° lugar no concurso CAIXA para o cargo de Técnico Bancário Novo – Macropolo: BA – Polo: Itabuna:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caio Vinicius Almeida Damasceno: Olá, meu nome é Caio Vinicius, tenho 28 anos e estou graduando em Engenharia Mecânica e em Logística (Tecnólogo). Sou natural de Itamaraju-Bahia e atualmente resido em Ilhéus-Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio Vinicius: A busca pela tão sonhada estabilidade profissional e a possiblidade de melhorar a minha vida e das pessoas ao meu redor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caio Vinicius: Sim, eu já exercia uma função pública à época do concurso da CEF, como Agente de Pesquisa e Mapeamento no IBGE. A conciliação do trabalho com os estudos nunca é fácil, o tempo se torna escasso e, por essa razão, buscava estudar antes de ir para o trabalho e também assim que o expediente acabava. Além disso, tentava compensar nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caio Vinicius: A primeira prova de concurso que realizei foi a de Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE, certame organizado pela CESBRASPE em 2021, no qual fui aprovado em 2° lugar. Ademais, fui aprovado em 8° lugar no concurso do CRO-BA em 2023 para o cargo de Técnico Administrativo; também em 8° lugar no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Itabuna-BA para o cargo de Assistente Administrativo (Cargo que exerço atualmente); 7° lugar no concurso do SAC-SAEB para Técnico Administrativo; 7° lugar no cargo de Apoio Administrativo no Concurso da Companhia de Docas do Estado da Bahia (CODEBA); e 1° lugar no Concurso do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB) para o cargo de Técnico de Atividade de Suporte. Por fim, a aprovação mais recente é a de Técnico Bancário Novo da Caixa Econômica Federal.
E sim, pretendo continuar estudando, para tentar obter voos ainda maiores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caio Vinicius: Sim, era possível sair com amigos/família. Entretanto, eu sempre buscava estudar antes e depois das saídas para não quebrar a rotina de estudos. Nos finais de semana, dediquei-me a acordar sempre cedo para estudar, almejando poder dar atenção também para a minha família e colegas no resto do dia. Sempre acreditei que com uma boa organização e equilíbrio seria possível conciliar tudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Caio Vinicius: Sim, todos apoiaram, principalmente porque viram a minha dedicação desde o início da minha trajetória nos estudos para concursos. O apoio familiar e também da minha namorada foi, indubitavelmente, fundamental.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caio Vinicius: O estudo para o concurso da CEF foi complexo, uma vez que eu tive três provas de ramos totalmente distintos no mês de Maio. Redirecionar o foco do estudo a cada semana foi, sem dúvidas, o maior dos obstáculos. Contudo, por ter prestado o Concurso do Banco do Brasil em 2023, obtive uma considerável base para concursos bancários, o que facilitou a assimilação dos conteúdos e pude me aprimorar nos conteúdos que tinha estudado de forma não tão aprofundada no último concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caio Vinicius: Utilizei principalmente videoaulas e cursos em PDF. Estudar por videoaula é excelente, contudo, não apoio apenas o ato de “assistir”. Ao ver videoaulas, sempre anoto à caneta os pontos mais importantes, para que eu possa estar sempre revisando.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio Vinicius: Conheci por divulgações na Internet e perguntando a colegas mais experientes sobre a plataforma.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Caio Vinicius: Sim, utilizei outros materiais de outras plataformas. Contudo, há matérias específicas nas quais acredito que o Estratégia possui os melhores professores e a melhor plataforma para poder, de fato, dominar o assunto.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Caio Vinicius: Sim, contudo, o Estratégia foi sem dúvidas fundamental para a assimilação total dos conteúdos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caio Vinicius: Sim, sem dúvidas. Acredito que os PDF’s do Estratégia são os melhores do mercado, e no que se refere às videoaulas, eles possuem professores espetaculares em diversas disciplinas que ajudam o aluno a compreender totalmente o assunto abordado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caio Vinicius: Eu buscava estudar apenas uma disciplina por dia, uma vez que por conta do trabalho o tempo era reduzido. Contudo, sempre busquei atrelar o estudo teórico à resolução de questões, para que os assuntos ficassem bem fixados na minha cabeça. Sou um fiel defensor do estudo ativo e sempre busco escrever à caneta os pontos mais importantes de cada conteúdo estudado. Além de melhorar a fixação, facilitava muito nos momentos de revisão.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caio Vinicius: Sempre busquei revisar estudando os resumos feitos por mim no momento do estudo teórico da disciplina, e depois por questões. Sem dúvidas, resolver muita questão é imprescindível na hora da preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caio Vinicius: Nossa, fiz muitas questões, muitas (rs). Não lembro exatamente quantas, contudo, buscava inicialmente esgotar questões anteriores da banca do certame. Ao finalizá-las, buscava questões de outras bancas também, para poder contemplar todo o conteúdo e as possibilidades de cobrança. Mais uma vez, resolver questões é essencial, uma vez que com elas você se desafia, aprende e revisa.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caio Vinicius: Sem dúvidas, Noções de Informática. Sempre costumo dizer que Informática é o Universo em expansão (rs). Brincadeiras à parte, o fato da disciplina poder ser cobrada das mais diversas maneiras sempre me causou uma certa apreensão no momento de estudá-la. Contudo, busquei aprofundar-me cada vez na parte teórica, contemplando a maior quantidade possível de assuntos da mesma, e resolvi bastante questão. Assim, a matéria deixou de assustar (um pouquinho kkk).
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caio Vinicius: Na semana da prova tive pouco tempo para estudar, por conta de ter viajado a trabalho na segunda-feira e ter voltado apenas na quarta-feira. Assim, busquei focar na revisão, porque para mim não tem nada mais desesperador do que você não conseguir lembrar de um assunto que estudou na hora de responder uma questão na prova (kkk). Dessa forma, priorizei revisar os resumos que fiz, oriundos das videoaulas assistidas.
No dia pré-prova também revisei, contudo, por um tempo bem menor, para poder descansar o corpo e a mente para a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caio Vinicius: Treinar redação é essencial, para que no momento da prova você consiga concatenar as ideias e não perder tanto tempo na prova discursiva. Um dos grandes vilões em provas que têm etapa discursiva é esse, você “travar” e acabar perdendo minutos preciosos do tempo de prova. Por essa razão, treinar redação é muito importante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caio Vinicius: Acredito que minha forma de estudo é um ponto positivo, pois ao produzir meus próprios resumos manuscritos, consigo fixar o conteúdo de forma que apenas assistindo às videoaulas não seria possível. Contudo, acredito que se eu organizasse melhor os dias dedicados para cada disciplina, meus resultados seriam ainda melhores. Por isso, dica: Organize seus dias de estudo e seja fiel a eles.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caio Vinicius: Sim, diversas vezes. Estudar não é fácil, é cansativo, nem todo mundo entende o porquê de você não estar mais comparecendo aos lugares com frequência, ou o porquê de você estar sempre com sono (kkk). Mas, no final, vale muito a pena. Estudar transforma vidas, faz com que você possa realizar sonhos e melhorar a vida de pessoas especiais para você. Sem dúvidas, tudo isso me incentivou a continuar e não desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio Vinicius: Não ache que está tarde para começar a estudar para concursos, o melhor dia para começar sempre será o dia de hoje. Não se deixe abater com reprovações, elas virão, são inevitáveis. O importante é perceber que você estará sempre melhor e mais preparado do que no concurso anterior que você fez. Por essa razão, não desanime, persista, que muito em breve todos os seus sonhos serão realizados.