
“Eu tenho 37 anos, eu tomei decisões difíceis, eu encarei situações duras e agora estou aqui feliz, sorrindo e dizendo a cada um de vocês: a mudança que você deseja para sua vida, para você para seus familiares depende apenas de você, somente de você!”
Confira nossa entrevista com Leandro da Silva Santana, aprovado em 60° lugar no concurso BRB para Escriturário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leandro da Silva Santana: Tenho 37 anos, natural de Andaraí-BA, radicado em Ruy Barbosa-BA, residente atualmente em Santo Estevão-BA tendo as três cidades espaços iguais em meu coração. Sou licenciado em Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, mas não sou um expert na área, lecionei a mesma para o ensino fundamental municipal há mais de 11 anos, então posso afirmar que nesse contexto domínio, nos demais tive que reaprender para as questões mais difíceis das provas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leandro: Na “primeira fase da vida” foi um processo natural, pois iniciei dando aulas como contratado como professor primário na prefeitura de Andaraí-BA, logo veio o primeiro concurso para professor.
Na “segunda fase da vida” foi uma decisão de vida, para mudar de vida, estava insatisfeito com a situação daquele momento e estudar era a opção viável e certeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leandro: Eu trabalhava na empresa de saneamento aqui da Bahia, em Embasa. Em 2021 em estava extremamente infeliz e insatisfeito no emprego, veio o concurso do Banco do Brasil e eu resolvi fazer, saindo do zero, fiz a prova e me encantei pela área bancária. Em 2022 veio o concurso do Basa, fiz a inscrição, treze dias após a abertura do edital, tomei uma decisão extremamente difícil, após quase 10 anos de concursado na Embasa pedi demissão para focar apenas nos estudos. Então passei somente a estudar. Para o BRB eu apenas estudava, já não estava mais trabalhando. Pedir demissão foi um passo arriscado, porém os resultados vieram e estou muito feliz.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Leandro: Em 2006 foi aprovado em terceiro lugar para o concurso de professor primário na prefeitura de Andaraí-BA.
Em 2011 fui aprovado novamente em terceiro lugar para mais 20h como professor primário na prefeitura de Andaraí-BA.
Em 2010 fui aprovado no concurso da Embasa para Assistente Administrativo, fiquei na posição 24º.
Em 2011 fui aprovado em terceiro lugar para atendente dos Correios.
Em 2012 entrei na embasa e parei de fazer provas. Com a insatisfação chegando ao ápice em 2021 fiz a prova do Banco do Brasil para Agente Comercial, ficando na posição 55 na micro 13 da Bahia, acertei 70% da prova, mas não fiquei dentro do número de vagas.
Em 2022 fiz o Concurso para Escriturário do Basa, acertei 85% da prova, ficando na posição 172, dentro do CR.
Em 2022 fiz o Concurso para Escriturário do BRB ficando na posição 60, sendo aprovado dentro do número de vagas imediatas.
Estou estudando firme para o concurso de Escriturário do Banco do Brasil, quero ser aprovado neste concurso também. Pretendo também avançar um pouco mais, tentar Bacen e CVM.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Leandro: Era bastante reduzida, mantive um encontro mensal que fazemos aqui, nos reunimos uma vez no mês para conversamos, comermos, bebermos, entre muitos amigos destaco o Fernando Venas e o José Machado, meus irmão do peito, esse encontro eu fui nos três que houve durante a preparação, também saí uma vez com meus filhos para um clube, tivemos um dia somente nosso, foi muito bom. No mais mantive-me totalmente focado, estudada o máximo que podia. Ah! Confesso que parei durante duas horas todos os dias que tinha jogo do palmeiras, assistir às partidas me fazia muito bem. Terminamos o ano satisfeitos né? Eu aprovado no BRB e o Palmeiras campeão Brasileiro, foi um ano muito feliz.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Leandro: Eu sou divorciado. Tenha uma namorada, a Elba, maravilhosa e dois filhos também maravilhosos, de “contrapeso” tem a filha da minha namorada, uma “molecota” de 20 anos. Enfim, minha namorada é um poço de equilíbrio e serenidade, apoiou incondicionalmente em todos os instantes, em todas as decisões, meus filhos Lara Luiza e Pedro Léo também apoiaram muito, tinham cuidado para não fazerem muito barulho quando estavam comigo e pararam de pedir para sairmos e tal. A Lara Abdon (veja, fui arranjar uma namorada com uma filha de mesmo nome da minha) é super divertida, ajudou-me muito, inclusive com dicas preciosas para os estudos.
Evidentemente, minha mãe, Sandra, foi e sempre será fundamental, apoio incondicional em todas as decisões tomadas, sempre esteve firme e incentivando.
Minha irmã, Mariene Santana, foi minha mentora, aquela que acreditou e apoiou totalmente, minha irmã foi e é fantástica.
Também tive o Daniel Chechella, meu irmão amigo gaúcho lindo que amo muito. Ele mora em outra cidade, mas nos falamos todos os dias e ele foi fundamental nessa caminhada. O Daniel sempre tem as palavras certas para cada momento.
Então, foi um momento bastante difícil, eu estava desempregado, por mais que eu tenha me preparado para isso, por mais que tenha sido uma decisão pensada e projetada foi um momento difícil, onde todos tivemos que ceder, reduzimos o consumo, o padrão de vida e eles estiveram e estão todos aqui, firmes, juntos.
Eu sou privilegiado, estou rodeado das melhores pessoas do mundo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Leandro: Para o BRB foram exatamente quatro meses. Naturalmente sou disciplinado, não tive dificuldades com isso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leandro: Basicamente utilizei os PDFs do Estratégia que são maravilhosos, em 95% do estudo foram os PDFs, só olhava as vídeo aulas quando ficava uma dúvida muito grande ou as lives ao vivo, eu gosto da interação ao vivo.
A meu ver, os PDFs têm a grande vantagem de prender sua atenção, não existe distração quando se estar lendo, pois quando você se distrai no exato momento percebe isso, já com as vídeo aulas as distrações passam despercebidas. Por exemplo: se está lendo e uma cadeira cai e você olha para trás quando voltar a ler retornará onde parou, pois o PDF estará lá bonitinho te esperando, já estiver em um vídeo e você não pausar ele vai, vai, vai… e você vendo, vendo, vendo… sem entender, muitas vezes sem nem perceber que está distraído.
Dificuldade, neste caso, acho que matérias como Matemática sejam mais difíceis para assimilar por PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Quando decidi fazer o concurso BB 2021 pesquisei sobre cursos preparatórios on line, e o Estratégia era melhor conceituado em todos os aspectos, comprei de cara. Dei sorte né?
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Leandro: Eu iniciei minha nova jornada como aluno do Estratégia, então tudo sempre foi muito bom, como disse eu tive sorte.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leandro: Minha maneira de estudar é muito peculiar. Os PDFs do Estratégia têm uma estrutura muito boa. Então, eu estuda por PDF por aula composta no PDF. Priorizei as Disciplinas de maior peso e dediquei mais tempo a elas. Iniciava uma aula no PDF e só partia para outra quando concluía essa aula, lendo os resumos e respondendo aos exercícios, daí fazia um rodízio com as disciplinas e segui assim. No inicio da preparação ficava um, dois dias na mesma disciplina, pois era o tempo necessário para cumprir a aula. No final da preparação, quando estava fazendo apenas questões as vezes estudada duas, três até quatro disciplinas por dia. Todo em processo em média de 9h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leandro: Eu fiz 22 simulados na preparação para o BRB. Não fiz resumos, não precisei, o Estratégia me poupou disso, cada PDF tem um resumo maravilhoso no final e eu revisava por eles. Antes de iniciar uma nova aula eu lia todos os resumos das aulas anteriores daquela disciplina e foi assim durante toda a preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leandro: São fundamentais, indispensáveis. Impossível assimilar o conteúdo sem a resolução de questões. Eu não fiz um acompanhamento de quantas questões fiz, mas se só nos simulados em fiz 1320 questões, seguramente durante os quatro meses de preparação fiz acima de 8 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leandro: Para o BRB as Disciplinas específicas, regionais até como LODF, Conhecimentos Históricos sobre o DF e a RIDE e PDPM foram as que mais assustaram, eu nunca tinha visto nada sobre isso nada. Assisti filmes sobre Brasília, li artigos e “enterrei” minha cara nas leituras das Leis Secas, deu certo das 10 questões envolvendo essas Disciplinas acertei 9.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leandro: Na semana anterior e fiz só exercícios e lia sobre o tema da Redação (eu tive uma inspiração divina e em meados de outubro foquei no tema que acreditei que iria cair e veio o tema que eu estava crendo). No dia pré-prova assistir a revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leandro: Eu li o PDF do Estratégia e também assistir as vídeo aulas. Logo no início, observando o perfil da banca, decidi que faria uma Redação do tipo “Roteiro”. Eu escrevi 10 textos (o professor do Estratégia disse que dever ser 30) treinando. E tive o privilégio de pessoas ao meu redor poderem avaliar os textos: O Daniel é muito sábio, o maior leitor com quem convivo então ele avaliava a parte crítica, a Lara Abdon, a filha da minha namorada, é um geniozinho estuda Engenharia na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e puxava minha orelha na coerência e coesão (Ainda escuto ela falando “Leandro, o olha o conectivo”! Menina chata, rssss) e a minha irmã Mariene é Formada em Letras, mesmo não atuando na área ela avaliava o texto como um todo. Como disse antes eu estou rodeado das melhores pessoas do mundo.
Em meados de outubro tive uma luz sobre o tema, assistindo uma reportagem sobre o endividamento da população veio o estalo que esse seria o tema, até publiquei nos grupos de estudo que participava sobre isso, e comecei a estudar mais a fundo o CDC e a lei 14181/2021 (Fui apelidado de Russomano Jr) e o tema foi esse mesmo. Graças a Deus o tema foi esse mesmo, tirei 9 (e tirei nota máxima em coerência e coesão. Eu fiz a redação ouvindo a Lara gritando no meu ouvido) na soma dos pontos, mas tenho uma caligrafia ruim, fui apenado por letras que o examinador não identificou e por ter esquecido um acento (eu nem esqueci, ele que não entendeu que era um acento aquele pingo, rssss) fiquei com nota final 8,6, foi muito bom. A redação fez com que eu ganhasse 37 posições.
Penso que não há segredos para a prova discursiva, devemos estudar como escrever um bom texto, olhar o perfil da banca, escolher um tipo de redação que atenda ao seu edital e ao perfil da banca e praticar, praticar, praticar. Evidentemente que boas leituras, bons documentários irá lhe conceder poder de escrita e argumentação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leandro: O importante em um concurso é a aprovação dentro do número de vagas ou mesmo no CR, eu consegui estar dentro do número de vagas, então acabo não observando o lado negativo, penso que acertei na maneira de estudar, pois o resultado veio. Talvez eu tenha errado no dia da prova, deixei Matemática por último por ser o que eu julgava saber mais, não geri bem o tempo e não tive tempo de responder duas questões, chutei no gabarito com a fiscal já pegando da minha mão, errei as duas e eram cálculos simples, eu acertaria caso tivesse feito antes. Mas será que teria feito uma Redação legal caso mudasse o momento de fazê-la (fiz antes da prova de Matemática)? Não sei.
O grande acerto certamente foi ter aprofundado nos conteúdos, ter estudado as resoluções, as leis de forma mais dedicada, a prova veio muita densa, difícil, na fala muitos professores foi a prova mais difícil para escriturário em muitos anos e eu estava preparado, eu passei e agora estou aqui contando essa história para vocês.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leandro: Em nenhum momento pensei em desistir, nem por um segundo. Como já dito antes, estou rodeado das melhores pessoas do mundo, alguém assim não costuma pensar em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: O seu momento vai chegar! Não importa se você tem 18, 36 ou 54 anos, o seu momento vai chegar e o seu momento é agora. A decisão de estudar é a mais acertada da vida, se 18 anos e esse é o seu momento maravilha terás uma vida tranquila e estável financeiramente. Se tens 36 ótimo, sua vida irá mudar muito a partir da sua decisão de estudar e da sua aprovação no concurso público. Se tens 54 que benção, os próximos anos serão os melhores de sua vida pois o seu empenho te trará muitas conquistas. Hão de haver dificuldades na trajetória, no caminhar, são justamente nessas dificuldades que iremos crescer, aprendermos mais, superarmos e continuaremos caminhando rumo ao nosso objetivo à nossa vitória. Se necessário for tome decisões difíceis, abdique que coisas e momentos que poderão ser adquiridas ou vividas posteriormente com qualidade e quantidades bem maiores. Eu tenho 37 anos, eu tomei decisões difíceis, eu encarei situações e duras e agora estou aqui feliz, sorrindo e dizendo a cada um de vocês: a mudança que você deseja para sua vida, para você para seus familiares depende apenas de você, somente de você! Vamos, vamos firmes que a vitória e sucesso, frutos do seu esforço de do seu trabalho está logo ali.