“Optei por alternar os assuntos e focava nos resumos do próprio Estratégia, pois produzir resumos demora muito, e tempo era um recurso do qual eu não dispunha“.
Confira nossa entrevista com Cleidson César, aprovado em 1° lugar em sua microrregião do concurso BB para o cargo de Escriturário – Agente Comercial:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Cleidson César: Sou formado em Engenharia Elétrica, tenho 31 anos e sou de Goiânia – Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cleidson: Sou imensamente interessado no Mercado Financeiro e de Capitais e entendo que no BB poderei alcançar os objetivos a que aspiro.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Cleidson: Durante o período de preparação para a prova, eu trabalhava em tempo integral, cursava uma graduação no período noturno, bem como uma especialização em Mercados Financeiro e de Capitais. Em parte, os conteúdos da prova do BB e os da especialização são afins, o que compensou a falta de tempo de que eu dispunha para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Cleidson: Este é o primeiro concurso a que me apliquei.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Cleidson: De dever comprido.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Cleidson: Tentei manter o equilíbrio, embora tivesse tido de reduzir o tempo que dedicava a outras atividades.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Cleidson: Moro sozinho. Tive apoio da minha família e de amigos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Cleidson: Entendo que é interessante se aplicar a uma vaga diversa da pretendida apenas e, tão somente, se os conteúdos das provas forem afins.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Cleidson: Três meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Cleidson: Estudei no pós-edital. Eu já tenho uma rotina de estudos há anos, então isso não é um problema para mim.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cleidson: Conheci o Estratégia por meio do conteúdo gratuito disponibilizado no YouTube, são materiais muito bons.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Cleidson: Como eu dispunha de pouco tempo: banco de questões e resumos em PDF.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Cleidson: Optei por alternar os assuntos e focava nos resumos do próprio Estratégia, pois produzir resumos demora muito, e tempo era um recurso do qual eu não dispunha.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Cleidson: Sim, em Direito do Consumidor, que acho maçante e desestimulante. Apesar disso, entendia a necessidade do conteúdo, então, estudava como quem come algo por ser saudável, não necessariamente por ser gostoso.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Cleidson: Não fiz alterações significativas de estudo na reta final, eu mudei o foco – dedicando-me mais à resolução de questões -, mas a rotina de estudos não. Na véspera, revisei a matéria por meio das lives do Estratégia no YouTube.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Cleidson: Eu segui as recomendações do professor de redação: produzi uma redação por semana e submeti 3 delas (as últimas) à correção dos professores do Estratégia. Eu gosto de questões discursivas, então elas não são um problema, entretanto, aos que têm dificuldades, aconselho a contratação de uma tutoria.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Cleidson: Decidi estudar para a prova muito tardiamente, não recomendo. Os acertos foram os clássicos: disciplina, consistência e foco.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Cleidson: O mais difícil foi lidar com a sensação de que não haveria tempo de cobrir todo o conteúdo do edital, pensei em desistir em alguns momentos, pensava: “é muito conteúdo para pouco tempo, estaria eu desperdiçando o meu tempo?”.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Cleidson: Entendi que o concurso é um processo seletivo isento, passa quem acerta mais e ponto. Questiona grande parte dos processos seletivos da iniciativa privada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cleidson: Aconselho o estudo antecipado, a criação e a manutenção de uma rotina de estudos e a fé em si mesmo.