“A jornada não é fácil, mas se você estudar, se dedicar e ter compromisso com os estudos não tem como a vitória não chegar. Só não pode desistir no meio do caminho, pois as quedas (reprovações) fazem parte da jornada”.
Confira nossa entrevista com Aderlio Ferreira, aprovado em 1° lugar em sua microrregião do concurso BB para o cargo de Escriturário – Agente Comercial:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Aderlio Ferreira: Sou da área de exatas. Possuo graduação em matemática e mestrado também em matemática pelo IFPI Campus Floriano. Sou de Floriano-PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Aderlio: Aqui na minha região a maioria do pessoal foca em concurso público devido a falta de oportunidade na iniciativa privada e, além disso, o concurso público nos proporcionará uma certa estabilidade. Isso foi um dos motivos de ter tomado essa decisão.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Aderlio: Durante essa jornada, eu me dedicava integralmente aos estudos para concurso público.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Aderlio: Esse concurso do BB foi minha aprovação, embora tenha batido na trave em outros concursos.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Aderlio: Quando vi meu nome na lista de aprovados, a sensação foi sensacional, indescritível e muita felicidade. E logo que descobri minha aprovação, compartilhei minha felicidade com meus familiares e alguns amigos que torcem muito por mim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Aderlio: Eu raramente saía com amigos, família….Para começar não tinha grana para sair, pois sou dependente totalmente de minha mãe. Então, durante minha preparação, e ainda hoje, continuo tendo uma postura totalmente radical, focando somente nos estudos e me preparando para o meu objetivo final.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Aderlio: Sou solteiro, moro apenas com meu irmão. Porém, minha família sempre me apoiou e continua apoiando a minha jornada de concurseiro. Minha mãe, minha principal fonte de inspiração nos estudos, sempre me deu apoio, desde o início dos meus estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Aderlio: Sim. Tem-se como exemplo esse concurso do BB, que vi como uma oportunidade de mudar de vida, pois sou totalmente dependente dos meus pais. Agora essa aprovação vai me proporcionar uma independência financeira e servir de concurso escada para meu objetivo final. Meu objetivo final (e sonho) é a PF. Nesse último bati na trave, mas vou continuar estudando até obter êxito.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Aderlio: Para o concurso do BB, estudei focado por apenas 25 dias, pois analisei o edital direitinho e vi que dava pra aproveitar algumas disciplinas que já tinha estudado e possuía uma base forte.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Aderlio: Comecei a estudar para concurso quando veio os rumores que o concurso da PF ia ser autorizado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aderlio: Conheci por meio das redes sociais (YouTube).
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Aderlio: Eu uso nos meus estudos PDFs e videoaulas. No concurso para o BB, usei bastante videoaulas, pois tinha algumas matérias que nunca tinha visto e o professor explicando era melhor para assimilar e conhecer os pontos chaves da disciplina. Utilizei também, os resumos no final dos PDFs para revisão, que me ajudaram muito.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Aderlio: Estudava 4 a 5 disciplinas por dias em blocos de 1 a 2 horas cada. Sim, construía algumas anotações estratégicas de algumas disciplinas como, por exemplo, C. bancários e inglês. Resolvia muitos exercícios e fazia muita revisão (o segredo é revisar). Meu plano de estudos tinha de 4 a 5 disciplinas por dia e estudava de 5 a 7 horas por dia nessa reta final para o BB.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Aderlio: Minha maior dificuldade foi a disciplina de inglês, fui para fazer uma 1 questão na prova para não ser eliminado do concurso, mas depois que conferi o gabarito tinha acertado 2 questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Aderlio: Fiz muita revisão e resolução de questões na reta final. Estudei até um dia antes da prova, focando naqueles assuntos estratégicos e relevantes.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Aderlio: A prova discursiva você tem que saber a estrutura base de como montar o seu texto, estudar temas relevantes que possam cair e praticar muito. Para o concurso do BB, não fiz nenhuma redação específica, pois já tinha uma boa base dos concursos anteriores. Foquei apenas em estudar alguns temas que eram relevantes para a área bancária.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Aderlio: Os principais erros que cometi foram no início dos estudos para concursos. Alguns foram: queria copiar tudo dos PDFs e não fazia revisões. Já em relação aos acertos, posso citar que foram as revisões periódicas e a resolução de muitas questões que transformaram meus estudos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Aderlio: O mais difícil é a vida solitária que a pessoa tem, pois precisa abdicar de muitas coisas para seguir firme no seu objetivo. Jamais pensei em desistir, pois sabia que minha aprovação uma dia iria chegar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Aderlio: Minha principal motivação é minha mãe. Quero retribuir tudo o que ela fez e continua fazendo por mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aderlio: Quero dizer que a jornada não é fácil, mas se você estudar, se dedicar e ter compromisso com os estudos não tem como a vitória não chegar. Só não pode desistir no meio do caminho, pois as quedas (reprovações) fazem parte da jornada. Abraço a todos os guerreiros concurseiros! Obrigado!