Aprovada em 4° lugar para Agente Comercial - Microrregião 034 no concurso Banco do Brasil
Bancária (BB, CEF e Bancos Estaduais)“Os anos vão passar e vai chegar o momento de colher tudo aquilo que estão plantando agora.”
Confira nossa entrevista com Raquel Silva Moreira, aprovada em 4° lugar no concurso Banco do Brasil para o cargo de Agente Comercial – GO – Microrregião 034:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raquel Silva Moreira: Tenho 26 anos, nasci e cresci no interior de Goiás numa cidade chamada Itapuranga. Sou formada em licenciatura em matemática, tenho especialização em planejamento tributário e já lecionei por alguns anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raquel: O que mais me atraiu no mundo dos concursos sem dúvida foi a ideia da tão desejada estabilidade. Por sempre ter trabalhado em empresas privadas, aquele sentimento de insegurança sempre se fez muito presente. Eu tinha aquela vontade de começar a estudar, mas não sabia por onde começar, até que saiu o edital de um concurso com algumas disciplinas com as quais eu me identificava e resolvi começar por ali.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Raquel: De início eu resolvi parar de lecionar em colégios por um tempo pra me dedicar mais aos estudos, mas continuei dando aulas para alunos particulares em casa. No início de 2023, tomei posse como executora administrativa na prefeitura da minha cidade natal e trabalhava no departamento de licitações. Assim, quando o edital do Banco do Brasil, eu trabalhava durante o dia e quando chegava em casa a noite, estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada Em qual cargo e em que colocação?
Raquel: Fui aprovada em uns concursos bem aleatórios na verdade rsrs.
Agente de Operação da Saneago (14° lugar); Executora Administrativa da Prefeitura de Itapuranga (1° lugar); Escrivão PCDF (fora das vagas – cheguei a realizar todas as fases, mas fiquei fora na chamada para o CFP); Agente PCDF (CR – finalizei o CFP em agosto/2023); Polícia Penal de MG (nas vagas, mas abri mão no andamento do concurso); e por último e atual, o Banco do Brasil (BB) (4° lugar). Ainda pretendo continuar estudando e ver onde consigo chegar a partir daí.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Raquel: Em relação a minha vida social, sempre fui uma pessoa mais caseira e como comecei a estudar durante a pandemia, não senti tanta mudança na minha rotina. É claro que se abre mão de diversos momentos e coisas quando se decide se dedicar aos estudos, mas nunca deixei de estar presente para a minha família ou de sair com os amigos de vez em quando. Acredito que tudo seja uma questão de equilíbrio.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Raquel: Algumas pessoas sim, outras não. Já ouvi aquela famosa frase de que concurso é só “carta marcada” ou depois de alguma reprovação acabarem perdendo um pouco da fé em você. Mas, das pessoas que realmente importavam, meus pais, meu irmão – que também estuda – muitas das vezes em que eu pensava em desistir, eles foram essenciais pra eu continuar a estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Raquel: Para o concurso do BB eu estabelecia a meta diária de 2 horas líquidas, até porque eu trabalhava o dia todo e acaba sendo corrido. Pra manter a disciplina mesmo cansada eu simplesmente chegava do trabalho, comia alguma coisa e já ia direto estudar pra não ter nem chance da minha cabeça criar várias desculpas pra eu não fazer o que precisava ser feito. Eu sempre me lembrava do porquê de eu estar fazendo aquilo e sacrificando tantas outras coisas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raquel: Quando eu comecei a estuda para concursos, eu gostava mais de assistir videoaulas e fazer meus resumos, mesmo não sendo a melhor maneira de se estudar, porque demanda um tempo muito grande. Com o tempo, fui me adaptando. Nesse último concurso, estudei basicamente pelos PDFs, destacando as partes importantes e relendo sempre. Também utilizei bastante os bizus estratégicos e os resumos que sempre vêm no final de cada aula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raquel: Como não conhecer o Estratégia Concursos? Acredito que nem lembro como foi, só sabia que eram o número 1 nessa área e que eu queria estudar com os melhores.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Raquel: O que mais me agrada no Estratégia é a completude do curso, porque além dos PDFs extremamente bem elaborados, que suprem praticamente todo tipo de dúvida, também há as videoaulas com professores mais que capacitados e carismáticos. Os mapas mentais, o sistema de questões, os resumos, os aulões (Hora da Verdade, Sprints..), tudo isso me proporcionava uma dinâmica que me permitia diversificar as formas de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raquel: No meu período inicial de estudos, como estava começando do zero, resolvi começar com algumas matérias mais gerais e estudava cerca de umas 3h ao dia, variando entre elas. Conforme foi passando o tempo e eu me via melhor em algumas disciplinas que em outras, fui dividindo meu tempo de acordo com as minhas necessidades. Assim, quando comecei a estudar para o BB no início desse ano, já tinha uma base bastante sólida em algumas das matérias, então pude focar mais nas que eu ainda não conhecia e revisar as que eu já havia estudado.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raquel: Minhas revisões giram em torno de reler meus resumos ou destaques nos PDFs e também em realizar algumas questões e simulados e estudar meus erros depois. Separei um caderno específico pra isso, para anotar os pontos que eu sabia que tinha chance de eu me confundir, esquecer e errar pra poder estar sempre relendo e fixando os assuntos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Raquel: A resolução de exercícios é parte importante do ciclo de estudos, pois é a partir dela que você realmente percebe os seus pontos fracos. Mas acredito que quantidade não signifique qualidade, então sempre busquei fazer menos exercícios, porém mais focados naquilo que eu buscava no momento e através dessa aprendizagem mais ativa, aprender com os meus erros.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Raquel: Das disciplinas que estudei até hoje, acredito que contabilidade e conhecimentos bancários foram as quais eu mais tive dificuldade. Pra superar, eu sempre buscava ler os pdfs juntamento das videoaulas, pois com o professor explicando eu sentia uma maior facilidade pra entender determinados assuntos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raquel: Nos dias antecedentes à prova eu foquei em revisões. Em reler meu caderno de erros, alguns resumos e também em assistir alguns aulões de revisão. Sou daquelas que fica lendo as próprias anotações até o último segundo antes de entrar no local de prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Raquel: Em relação a minha preparação para a prova discursiva, eu realizava ao menos uma dissertação por semana. Lia sobre o tema um dia antes geralmente e depois escrevia sobre o assunto. Sempre gostei de estudar sobre os temas antes de fazer a discursiva por que dessa maneira eu estaria estudando pra um eventual possível tema do dia da prova, além de me sentir mais preparada pra realizar a minha redação, mesmo que em casa.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raquel: Acredito que um dos meus principais erros foi, por vezes, pensar que eu não seria capaz de ser aprovada. Esse sentimento de incapacidade leva à procrastinação e desmotivação, sendo assim bastante prejudicial a todo o processo. Meus acertos foram escolher persistir, saber escolher o material com o qual estudar e também em saber selecionar qual seria o melhor método de estudo pra mim.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raquel: Acredito que toda pessoa que decidiu se dedicar aos estudos para concursos em pelo menos algum momento já pensou em desistir. Mas aquele sentimento de que vai valer a pena, de pensar e lembrar de tudo que eu posso conquistar, das mudanças que vou poder proporcionar na vida daqueles que eu amo, me fazia persistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raquel: E pra todos vocês que estão começando agora ou que já se dedicam há um tempo a esse mundo dos concursos, não desistam. Os anos vão passar e vai chegar o momento de colher tudo aquilo que estão plantando agora. Mesmo que vários empecilhos surjam no caminho, estudar e investir no seu futuro nunca será tempo perdido. Sempre que se vir desanimado pense “Qual o mínimo que posso fazer agora mesmo para me preparar?”. No fim, é tudo sobre progresso e os pequenos passos que damos todos os dias até chegarmos no lugar que sempre sonhamos em ocupar.