“A caminhada é árdua, poucos irão entender, muitos no final esquecerão tudo que você passou para chegar na linha de chegada. Não desistam!”
Confira nossa entrevista com Ingryd Mary Pereira da Silva, aprovada em 01º lugar no concurso BANRISUL para QUALITY ASSURANCE (QA) E TESTE:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ingryd Mary Pereira da Silva: Sou formada em Logística a maior da minha carreira profissional estabelecida nesta área. Em 2020, decidi fazer outra graduação em Big Data e Inteligência Analítica e fazer transição de carreira. Tenho 30 anos, sou natural de São Paulo, mas moro em Recife há muitos anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ingryd: Incialmente era sair da vida privada, pois estava cansada de trabalhar com logística e ter um pouco mais de segurança financeira para meu futuro e minha família. Após ter contato com área de TI, hoje trabalho com isso, foi também para ganhar um pouco mais de experiência na área e atingir minha meta de passar em um concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ingryd: Meus estudos sempre foram “quebrados” em períodos, pois a vida vai acontecendo. A maior parte deles consegui me dedicar aos estudos, com o apoio do meu marido. Outros já de volta a rotina de trabalho e estudos juntos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Ingryd: Já fiz bastante provas, o que me recordo no momento são: TRE PE, TRE BA, TCE PE, STM, TRF 5, TJ SP, TRF 3 e TCE MA. A maioria dos concursos sempre fui aprovada, mas em classificações um pouco distante e/ou fora do cadastro reserva. No Banrisul, primeira prova para banco, para área de TI. A banca foi Cespe (uma errada anula uma certa), então pra essa prova fui bem sangue frio kkk . A prova tinha 120 questões, deixei 30 em Branco, acertei 72 e errei 18, ficando em 1° Lugar no meu cargo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Ingryd: No início dos meus estudos eu encarava como trabalho mesmo, tinha horas, metas e percentuais que queria atingir. Por muito tempo estudei errado, e isso deixa qualquer um cansado. Aos poucos fui encontrando o que me melhor se encaixava no meu perfil e pude assim ter tempo para sair um pouco mais, ver família e isso ajuda muito a parte mental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ingryd: Sou casada, estamos juntos há 13 anos. Não temos filhos. Minha família pai, mãe e irmão sei que no fundo sempre acreditaram em mim. Mas meu maior apoiador em tudo foi meu marido, me acompanhou e ajudou a fazer as provas, que me deu o ombro para chorar nas provas que não ia muito bem e o ombro que chorei quando vi o resultado de 1° Lugar quando foi divulgado. Amigos, muitos não entendem essa caminhada, então acabei fazendo alguns na área de concursos públicos mesmo. Em especial gostaria de agradecer ao grupo “Concurseiros Megazordes NE” que estou com eles desde o início dessa escolha na minha vida.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ingryd: O tempo foi entre o lançamento do edital e a prova: um pouco mais de 2 meses. Este concurso foi uma grande coincidência. Estava estagiando exatamente no cargo de QA e Analista de testes e vi em um grupo de concurso o lançamento de desse edital e fui lá ver o edital e tinha o cargo que queria! Me inscrevi, mas ainda muito em dúvida se iria fazer a prova, pois seria minha experiência em concurso para área de TI.
Então como tinha que estudar algumas coisas para o estágio, decidi conciliar o estudo da parte específica e otimizar o tempo. Inicialmente o Estratégia não tinha o curso lançado para o cargo, pedi ajuda da equipe, e em mais ou menos uns 10 dias colocaram o curso em disponibilidade. Então usei os PDFs simplicados e questões, imprimia e depois do trabalho ficava estudando. Para a parte de conhecimentos básicos, confiei na minha base que construí ao longo dos anos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ingryd: Já frequentei cursinho presencial (pouco tempo). Mas me adaptei melhor ao estudo em casa mesmo. Então usei bastante PDFs, videoaulas sempre gostei de assistir às aulas ao vivo no YouYube e usei livros também.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ingryd: Através de recomendações de colegas de estudo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu diferença na sua preparação?
Ingryd: Senti bastante diferença quando vocês começaram a disponibilizar resumos, pois eu perdia muito tempo fazendo os meus. Gostei de usar também o Estratégia Cast. Além disso, recomendo também o uso do Bizu Estratégico.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ingryd: O maior orientador foi sempre “fechar” o edital. Controlava horas, mais para ver o tempo de dedicação, geralmente não estudava mais que três matérias ao dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ingryd: Minhas revisões eram através dos meus resumos e os abastecia muito com questões. Sempre gostei de fazer todas as questões dos PDFs e usava também uma ferramenta de questões. Simulados também fez parte da minha preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ingryd: Fundamental. Além das questões dos PDFs que sempre fazia, na minha ferramenta de questões quase 20 mil questões resolvidas ao longo da minha trajetória em concurso público.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ingryd: Quando tive que estudar contabilidade para fazer provas da área de controle. Simplesmente não superei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ingryd: Foi o período de estudos mais leve que tive. Não contei para quase ninguém que faria essa prova. Fiz meus estudos tranquilamente sem muita neura. E no dia anterior, estava na casa da minha tia em São Paulo e ainda tomei umas taças de vinho antes de ir para o hotel dormir. No domingo estava indo para Porto Alegre pela manhã, agradecendo a Deus pela oportunidade e que a vontade dele seja feita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ingryd: O maior erro foi o nível de cobrança e pressão que coloquei em mim mesma, aos poucos fui entendendo que concurso é algo pra resistentes, persistente e pacientes. Acertos foi fazer muitas questões, compartilhar experiências com colegas que estejam estudando.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Ingryd: Todos os dias. A motivação é algo que ficou no início dos estudos, aos poucos o que sobrou foi a disciplina mesmo, e nisso eu sou boa. O que me fez manter foi o motivo de ter iniciado os estudos, por mim e minha família. Não poderia parar até conseguir a minha aprovação. Quando começo algo sempre gosto de concluir. E não ter feito isso ainda, me deixava muito inquieta. Por isso decidi a voltar a fazer provas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ingryd: Colegas, a regra do concurso público é não passar. Para nos tornamos a exceção é necessária muita dedicação. A caminhada é árdua, poucos irão entender, muitos no final esquecerão tudo que você passou para chegar na linha de chegada. Não desistam! Lembre-se sempre que onde você nasceu, estudou, não irão definir aonde você chegará. Faça por você e por sua família. Desejo uma excelente caminhada para os que iniciam e força pra os que continuam, valerá a pena.