Aprovado em 1° lugar no concurso do Banco do Brasil para o cargo de Escriturário - Microrregião 104
Bancária (BB, CEF e Bancos Estaduais)“Continuem cumprindo o planejamento, o estudo pra concurso é desgastante, mas está desgastando todos os candidatos e é nessa hora que você se diferencia, pague o preço necessário e aproveite o fruto do seu esforço, dedicação e trabalho duro.”
Confira nossa entrevista com Caio Costa Alves – Aprovado em 1° lugar no concurso do Banco do Brasil para o cargo de Escriturário – Microrregião 104:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caio Costa Alves: Estou no ensino médio, tenho 20 anos, e sou natural de Volta Redonda/RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio: A vontade de mudar de vida, garantir um bom futuro unicamente através da minha entrega, dedicação e trabalho duro.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caio: Não, apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caio: Fui aprovado na EsPCEx para ser cadete do Exército brasileiro, em que pedi desligamento por uma lesão, e agora aprovado no Banco do Brasil, em primeiro lugar na microrregião 104 para Agente Comercial, ambos usando o Estratégia.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caio: Sim, era uma necessidade para manter a alta performance, me encontrava com a namorada 2x por semana e com amigos quando surgia algo, mas obviamente à noite, depois de cumprir minha meta de estudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Caio: Sim, achavam que estava me sacrificando demais, mas é normal pois eles não estão inseridos no ambiente de estudo pra concurso
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caio: Um dia após sair o edital, 4 meses até a prova. Usar técnicas de estudo, mesclar disciplinas e modos de estudar( exercícios, vídeo aulas, flash carda) e visualizar que, se eu fizesse uma excelente preparação, provavelmente eu nunca mais teria que prestar outro concurso e passar por aquele processo desgastante novamente, pois ficaria no cargo e buscaria subir dentro da instituição
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caio: PDFs na maioria das vezes e videoaulas como complemento nas matérias de direito, que senti bastante dificuldade, e por flashcards. Estudar por PDFs me deu muitas vantagens por economizar tempo, fixar melhor o conteúdo e possuir um material de revisão, pois eu grifava enquanto lia, e a desvantagem é por ser um estudo pouco empolgante
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio: Procurando depoimento de aprovados no YouTube, e a maioria esmagadora era do Estratégia, sem contar os vários primeiros colocados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caio: Muitas questões e conteúdo completo, eu sabia desde o começo que poderia me dedicar unicamente ao material do Estratégia e que a minha prova estaria contida ali, isso sem duvidas trás uma tranquilidade enorme pra quem estuda.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caio: 3 matérias por dia + revisão por flashcards, 05h30 min líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caio: Flashcards foram o grande diferencial da minha preparação, fiz todos os simulados e provas anteriores, e fazia uma revisão do dia anterior lendo meus grifos
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caio: Impossível contar. Resolver questões são uma forma de estudo ativo, é primordial para melhorar seu tempo de prova, fixar o conteúdo, testar conhecimentos, identificar lacunas em alguma parte do conteúdo, e entender o padrão de cobrança daquele conteúdo
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caio: Código de defesa do consumidor e Estatuto da Pessoa com deficiência , eram matérias de direito e eu nunca havia estudado esse tipo de conteúdo, lia o PDF, grifava para ter um material mais resumido na hora da leitura no dia posterior, e usava videoaulas após isso para complementar, pois havia muitas partes que não entendia
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caio: Mantive o mesmo ritmo, já comecei a revisão geral 1 mês antes e calculei para terminar poucos dias antes da prova então só segui o previsto. No dia antes da prova estava hospedado na cidade que iria realizar a prova, e a mudança de ambiente e o cansaço de estudar para concurso intensamente nos últimos 4 meses me fizeram não conseguir estudar nada no dia, mas confiei na minha preparação e deu tudo certo no final.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caio: Fazia redações nos dias do simulado, aconselho sempre fazer dessa forma para simular o cansaço mental após resolver várias questões, e dessa forma testar o seu tempo de escrita em condições parecidas com a prova
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caio: Acertos: PDF, flashcards, simulados, revisões constantes desde o começo da preparação e escolher um bom material
Erros: (Considero naturais do ser humano) procrastinação, deixar de estudar por cansaço, comparecer em compromissos que poderiam ser evitados
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caio: Na metade do meu caminho, pensava em desistir praticamente todos os dias, o cansaço mental estava batendo na porta, recusar compromissos ou atividades que me fariam feliz naquele momento era cada vez mais difícil, mas perseverei e sempre pensava: Não existe 10 pessoas que vão fazer a prova na minha região fazendo o que eu faço (usando técnicas de estudo ativo, fazendo 5-6 horas líquidas por dia com qualidade, revisando), então as minhas chances de passar são altíssimas, vou pagar o preço e vou até o final
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio: Assitir vídeos de técnicas de estudo para ir sempre aprimorando o seu método: qual o melhor modo de estudar (PDF ou videoaulas), como e quando revisar, usar flashcards, cronometrar suas horas líquidas, ver depoimentos de aprovados.
Continuem cumprindo o planejamento, o estudo pra concurso é desgastante, mas está desgastando todos os candidatos e é nessa hora que você se diferencia, pague o preço necessário e aproveite o fruto do seu esforço, dedicação e trabalho duro.