Aprovado em 1° lugar no concurso ANP para Atividades de Regulação de Novas Atribuições V – Rio de Janeiro
Agência Reguladora“Confiem no processo, abracem as suas motivações e valorizem aqueles que te apoiam.”
Confira nossa entrevista com Philipe Willian Netto Brasil, aprovado em 1° lugar no concurso ANP para Atividades de Regulação de Novas Atribuições V – Rio de Janeiro:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Philipe Willian Netto Brasil: Tenho 24 anos, nasci na cidade do Rio de Janeiro e me formei em Ciências Contábeis na UFRJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Philipe: Meu primeiro estágio foi na área de auditoria em um escritório pequeno, desde então soube que era a área que gostaria de seguir para a minha carreira. Infelizmente a empresa faliu e passei então a procurar uma vaga de trainee em auditoria em big4. Já estava tentando há 1 ano e meio quando na aula de auditoria da faculdade o professor comentou que era possível trabalhar para o governo como auditor ganhando mais de 20mil. Pensei: Por que ninguém nunca me disse isso antes? Dei um google e comecei a estudar alguns dias depois.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Philipe: Nos primeiros três meses sim, era home office então facilitava. Sempre que ficava sem tarefa abria um PDF e começava a estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Philipe: Fui aprovado no CRMV-RJ (Cadastro de Reserva), em 14º lugar para o cargo de Agente de Fiscalização; e no da ANP (Atividade 8), em 1º Lugar .
Vou continuar estudando, eu quero ser aprovado na Receita. Fiquei surpreso com essas aprovações, pois fiz as provas apenas como teste.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Philipe: Coloquei uma regra pessoal de somente ter momentos de lazer após completar a meta de estudos do dia. Saía, e ainda saio, com amigos e família, mas com bem menos frequência que antes.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Philipe: Solteiro. Tenho 1 filho chamado Bernardo de 7 meses. Meus amigos e família sempre me apoiaram, apesar de não entenderem muitos dos sacrifícios que a vida de concurseiro requer. Meus pais tentam ao máximo me deixar com o maior tempo disponível para estudo e meus amigos respeitam o tempo que preciso para me dedicar aos meus objetivos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Philipe: Eu fiz apenas como teste. Meu foco quando comecei a estudar para concursos, há 1 ano e meio, foi a Receita e vai continuar sendo até a prova. Foram muitas coisas que fiz para manter a disciplina, sendo algumas delas: aprender a gostar de estudar, me apaixonar pelo processo, pensar em como seria depois da aprovação, amar a competição, colocar pequenas metas ao longo do clico de estudos, entre outras.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Philipe: As principais ferramentas foram PDFs, mapas mentais, resumos, o Passo Estratégico de revisão e a Trilha Estratégica.
Descobri ao longo da minha preparação que prefiro muito mais estudar lendo os PDFs. Posso ler no meu ritmo, mais devagar ou mais rápido dependendo da situação. Sempre tive dificuldade para acompanhar aulas presenciais ou videoaulas. Com certeza sem os PDFs e os materiais de revisão eu não conseguiria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Philipe: Assim que soube da existência do cargo de AFRFB procurei no Google para saber mais sobre, achei muito interessante o cargo e decidi começar a estudar. Procurei no Google sobre cursos e o Estratégia me chamou a atenção por ter a Trilha e como nunca havia estudado para concursos, soube que era o que eu precisava.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Philipe: Eu basicamente segui a Trilha Estratégica Regular e Avançada para AFRFB. Somente comecei a fazer adaptações com 11 meses de estudo, após fazer o concurso do TCU (como teste), pois só depois deste descobri o que era estudar para um concurso público de alto nível. Comecei com 4 horas líquidas e fui aumentando gradativamente aos poucos, hoje faço 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Philipe: PDFs grifados, resumos, mapas mentais, slides, lei seca e questões. Simulados somente quando eram recomendados pela Trilha.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Philipe: Não lembro quantas questões cheguei a fazer até hoje, mas sem dúvidas as questões são muito importantes. Ao final de todo tópico faço, no mínimo, 20 questões do que acabei de estudar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Philipe: Revisões + Questões. Não tem segredo, é bombardear o cérebro com as matérias que tem mais dificuldade até sua mente entender ou gravar o conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Philipe: Continuei com a rotina de antes. Como fiz como teste nem cheguei a mudar nada na minha rotina.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Philipe: Meus principais erros foram não revisar e não mapear meu número de acertos. Já os principais acertos acredito que foram, além de não parar por nada a minha trajetória, consertar meus erros, incluindo as revisões e mapeando no excel onde estavam as minhas vulnerabilidades.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Philipe: Sim, muitas vezes. São três coisas que me fazem continuar: o que eu quero ser e fazer no futuro; não decepcionar as pessoas que torcem por mim; e não deixar que as coisas que eu já desisti para poder perseguir esse meu sonho tenham sido deixadas de lado em vão.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Philipe: Confiem no processo, abracem as suas motivações e valorizem aqueles que te apoiam.