Aprovado em 2° lugar no concurso ALMG para o cargo de Analista Legislativo - Especialidade: Consultor de Processo Legislativo
Legislativo“Estudo exige esforço. Saiba bem que, ao iniciar uma preparação para concurso público, você precisará ter disciplina, persistência e garra, mas isso não significa que você precisa ser infeliz e abrir mão de tudo pelo seu sonho […]”
Confira nossa entrevista com Celso Bitar Júnior, aprovado em 2° lugar no concurso ALMG para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade: Consultor de Processo Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Celso Bitar Júnior: Meu nome é Celso Bitar Junior, tenho 37 anos, sou graduado em Direito e natural de Belo Horizonte/MG.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Celso: Assim que me graduei em Direito, tive que escolher qual caminho trilhar. Como tive a oportunidade de estagiar em escritórios de advocacia/consultoria e em órgãos públicos, logo escolhi o último caminho como o que eu seguiria. Eu sempre desejei ser servidor público, pois queria fazer a diferença na vida das pessoas e mudar esta impressão geral existente de que o serviço público não funciona. Além do mais, nunca gostei de depender das pessoas e desejava estabilidade, portanto o concurso foi o caminho ideal para que tudo isso se realizasse.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Celso: Conheci o material do Estratégia quando comecei a estudar para Delegado de Polícia. Eu já era servidor do TJMG, quando decidi me dedicar ao estudo para a polícia. Nessa época, foi lançado um edital para a PCMS, quando comprei o material do Estratégia e com aproximadamente 3 meses de estudo consegui ser aprovado para a segunda fase. Não passei na segunda, porque eu ainda estava muito “cru” e precisava fortalecer matérias-base do concurso. Mas, posteriormente, utilizei a base adquirida para a aprovação em 2 concursos posteriores de Delegado de Polícia – em Minas Gerais, meu estado, e no Rio Grande do Sul. Recentemente, fui aprovado no concurso de Consultor do Processo Legislativo da ALMG, quando também utilizei o material do Estratégia para a primeira etapa do certame.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Celso: Eu nunca medi horas líquidas de estudo. Penso que não há fórmula matemática para passar em concurso, pois cada pessoa deve adequar o estudo à sua realidade. Neste concurso de Consultor – o último em que fui aprovado – eu precisei adequar a minha rotina de Delegado de Polícia, pai de um bebê recém-nascido, obra de apartamento e diversas outras atividades da vida adulta aos estudos. Como eu era plantonista, nos dias em que eu estava de plantão, era impossível estudar, já que trabalhava 12 horas por dia e precisava ser pai nos momentos em que eu estava em casa. Nos dias de descanso, precisava aliar a paternidade aos estudos. Então, precisei do apoio da minha esposa e da babá para conseguir sair de casa durante umas 3 horas por dia e estudar em um ambiente tranquilo. Escolhi uma salinha de estudos e aproveitei o máximo o meu tempo, já que era escasso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Celso: Sim, eu sempre estudei enquanto trabalhava. Quando fui aprovado no TJMG, eu trabalhava no Governo de Minas como Diretor do Protagonismo Juvenil, na Secretaria de Esportes e Juventude; quando passei para delegado, eu era servidor do TJMG e trabalhava 6 horas por dia; quando tive a minha última aprovação, para Consultor da ALMG, eu ocupava o cargo de Delegado de Polícia (imaginem a reponsabilidade… rs).
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Celso: Eu sempre me preparei por leitura de PDF aliada à resolução de questões e acho a melhor maneira de estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Celso: O concurso durou 2 anos, com pausas imensas entre uma fase e outra. Posso dizer que estudei aproximadamente 1 ano líquido.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Celso: Foi uma mudança de perspectiva voltar a estudar português e matérias do tipo após fazer provas para Delegado, em que o conteúdo era mais denso. Precisei mudar de estratégia. O português foi o meu maior desafio, mas me saí bem ao final.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Celso: Para a primeira fase, eu sempre revi a matéria lendo os grifos mais importantes e fazendo muitas questões. Nas fases seguintes, a preparação é diferente, sendo necessário praticar a escrita e a fala – em caso de prova oral – além da leitura dos grifos. Importante também que, durante os treinos de segunda fase, as respostas sejam corrigidas por alguém e que, nos treinos para a prova oral, pratiquemos com algum colega ou professor.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Celso: Sim, foram duas fases discursivas. Eu me preparei treinando o máximo possível para não errar português (já que tinha desconto no caso de erro) e aprimorar o conteúdo.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Celso: Sou casado e tenho um filho de 1 ano. Enfrentei algumas dificuldades ao longo do caminho, mas fui apoiado pela minha família.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Celso: Posso dizer que tive muito mais acerto do que erros, já que tinha uma boa experiência em estudo para concursos e adquiri maturidade ao longo da minha caminhada. Enfrentei desafios, mas procurei amenizá-los para não atrapalhar no meu estudo.
Como principal acerto, posso mencionar que consegui manter a tranquilidade durante todo o longo processo do certame. Acho que isso foi fundamental para a aprovação, pois vi alguns colegas concorrentes não suportarem a pressão do estudo ao longo dos 2 anos do concurso. O erro mais relevante foi ter me dedicado menos do que eu poderia ao português na primeira fase. Precisei correr atrás nas fases discursivas para conseguir alcançar as pessoas que tiveram notas melhores na prova objetiva.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Celso: Em nenhum momento. Eu entrei neste concurso muito maduro e conhecedor dos meus desejos. Faço terapia há algum tempo e acho que me conheço bastante. Na verdade, há 5 anos atrás eu estava sendo aprovado para os concursos de Delegado. Então, a única coisa que eu diria seria: “Busque se conhecer cada vez mais”.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Celso: Foi com imensa alegria que recebi o convite. Representa a certeza de que tudo deu certo e valeu a pena.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Celso: Sinceramente, não sabia do evento. No entanto, assim que fui aprovado, um grande amigo, que também foi convidado, me mostrou o baile no Youtube e fiquei absolutamente impressionado com a estrutura.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Celso: Estudo exige esforço. Saiba bem que, ao iniciar uma preparação para concurso público, você precisará ter disciplina, persistência e garra, mas isso não significa que você precisa ser infeliz e abrir mão de tudo pelo seu sonho. A sua vida pessoal também é muito importante! Entenda também que é normal não ser aprovado. Faz parte do processo de amadurecimento. Se você persistir e atacar as suas deficiências, chegará ao seu objetivo. Estude muito, saiba aonde quer chegar e não se esqueça de ser feliz.