“Para quem está iniciando nesse mundo, meu primeiro conselho é buscar pelo melhor curso do mercado, que te ofereça toda a preparação e englobe todas as disciplinas, como é o Estratégia Concursos, pois o principal erro de iniciantes é pela busca do material.”
Confira nossa entrevista com Jaqueline Freire dos Santos, aprovada em 1° lugar no concurso ALESP para Técnico Legislativo com Especialidade em Técnico em Enfermagem:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la.
Jaqueline Freire dos Santos: Oi! Meu nome é Jaqueline, tenho 24 anos, sou enfermeira e moro em São Paulo, apesar de ter nascido e passado a infância na Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jaqueline: Alguns fatores, tais como o desejo de atuar na área assim que finalizasse a graduação, a estabilidade que o concurso proporciona e, também, a remuneração digna.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jaqueline: Sempre estudei e trabalhei. Para esse concurso específico, em decorrência do nascimento da minha filha, fiz tripla jornada: trabalhava, cuidava da família e estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jaqueline: Já fui aprovada nos seguintes concursos:
Prefeitura de Itaquaquecetuba/SP (2019), para o cargo de enfermeira, tomei posse e trabalhei por 1 anos.
Prefeitura de Itapevi/SP (2019), para o cargo de enfermeira da ESF, fui nomeada, mas não tomei posse.
Prefeitura de Guarulhos/SP (2019), para o cargo de enfermeira da ESF, onde atuo atualmente.
Processo seletivo para enfermeira da SPDM (2021), fui convocada, mas não assumi.
Confesso que, com essa aprovação na ALESP, a vontade é de encerrar os estudos, abraçar a carreira e perseguir novos desafios. Penso, por exemplo, em lecionar, já que identifico nessa atividade a possibilidade de repassar o conhecimento adquirido e auxiliar pessoas que, assim como eu, reconhecem nos estudos uma oportunidade para melhorar de vida.
Contudo, confesso que o concurso do Senado Federal se aproxima e me parece uma excelente oportunidade, razão pela qual não descarto totalmente a ideia de continuar estudando por mais um tempo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Jaqueline: Minha rotina sempre foi muito intensa, porém, sempre cuidei de separar pelo menos um tempinho para aproveitar a família e os amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Jaqueline: Sou casada, tenho uma filha linda de 1 ano. Minha família sempre me apoiou em todas decisões e etapas. Meu esposo é concurseiro nato, foi ele que me incentivou a iniciar nesse mundo e, por entender o drama do concurseiro, sempre me deu apoio.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jaqueline: Para esse concurso, desde a abertura do edital. Evidentemente, eu já tinha uma bagagem de estudos, de modo que pude intensificar minha preparação priorizando a realização de questões e revisitando pontos importantes da teoria, no que o material do Estratégia Concursos foi muito útil.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jaqueline: Utilizei plataforma de questões, apostilas do ministério da saúde, bem como os PDFs e videoaulas do Estratégia Concursos de temas específicos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jaqueline: Pelo meu esposo, que também usou o material e foi recentemente aprovado no concurso da CGU.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jaqueline: O grande diferencial do material do Estratégia é que há um importante equilíbrio entre a teoria e a prática. Desse modo, o aluno consegue instrumentalizar o conhecimento adquirido por meio das questões disponíveis nos PDFs e na plataforma.
Utilizei bastante os PDFs de resumo e mapas mentais para revisões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jaqueline: Para o concurso atual, estudei em média 3 horas liquidas diárias. Aproveitava os tempos “mortos” (transporte, almoço) para revisar assuntos e fazer questões.
Estudava, no máximo, duas matérias por dia, com ênfase nas que valiam mais pontos no edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jaqueline: Questões e videoaulas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jaqueline: Na minha trajetória, por volta de quatro mil questões. As questões são imprescindíveis para a consolidação do conteúdo e conhecimento da banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jaqueline: Português. Estudei pelas videoaulas da fantástica professora Adriana Figueiredo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jaqueline: Resolução de questões de provas anteriores da banca.
Revisão de assuntos que ainda tinha dúvidas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jaqueline: Realizei muito treino de redações dos principais temas da atualidade. Realizava, pelo menos, 2 redações na semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jaqueline: É nítido que a resolução de questões durante a minha preparação foi um grande diferencial, principalmente as questões da banca do certame. Outro ponto que acertei precisamente nessa preparação foi otimizar meu tempo e focar onde valia mais, como na redação e nos conhecimentos específicos, assim como utilizar de revisões e mapa mentais.
Nós concurseiros sempre iremos acreditar que erramos na preparação, que poderia ter feito melhor, porém, para esse concurso, acredito que pela minha bagagem anterior, não vejo que errei em nenhum ponto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jaqueline: Sim, por ser um concurso de grande alcance e concorrência, acreditava que com o tempo que eu tinha disponível não seria possível me preparar, pois era um concurso que tinha muitas matérias para estudar e ainda tinha a redação, porém, meu foco sempre foi passar em carreiras jurídicas/legislativas e esses concursos para minha área são raros, então não tinha como desistir, tive que vencer o cansaço e estudar!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso?
Jaqueline: Para quem está iniciando nesse mundo, meu primeiro conselho é buscar pelo melhor curso do mercado, que te ofereça toda a preparação e englobe todas as disciplinas, como é o Estratégia Concursos, pois o principal erro de iniciantes é pela busca do material. Outros pontos são: disciplina, planejamento e foco! Saiba qual é seu objetivo, memorize ele diariamente. Planeje seu estudo, faça questões, resumos e revisões.