Aprovado em 2° lugar no concurso ALE-TO para o cargo de Técnico Legislativo - Assistência Administrativa
Legislativo“Eu acredito que meus principais acertos foram ter distribuído bem as minhas horas de estudo e as disciplinas estudadas, reconhecendo as que tinha mais dificuldade e as matérias mais importantes para a prova […]”
Confira nossa entrevista com Rian Stanley Macedo Araújo, aprovado em 2° lugar no concurso ALE-TO para o cargo de Técnico Legislativo – Assistência Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rian Stanley Macedo Araújo: Eu me chamo Rian Stanley, tenho 19 anos e nasci em Palmas-TO. Atualmente estou cursando o 4° período de Direito, na Universidade Federal do Tocantins, e sou formado em Tecnologia em Investigação e Perícia Criminal, pela Faculdade Ampli Anhanguera.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rian: O fato de eu buscar, desde jovem, uma estabilidade financeira, que eu sabia que os concursos públicos me trariam. Além disso, meu pai que também é servidor público me influenciou bastante nessa decisão.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rian: Eu não trabalhava, mas estudava tanto para os concursos quanto para a faculdade. Para conciliar os estudos, buscava aproveitar os conteúdos ministrados nas aulas da faculdade com os ensinados pelos professores do Estratégia (e vice-versa), pois dessa forma conseguia otimizar meu tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rian: Também fui aprovado no concurso do Ministério Público do Tocantins, para o cargo de Técnico Ministerial, em 3° lugar.
Sim, pretendo continuar estudando para concursos de nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rian: Minha vida social permaneceu quase a mesma: continuei saindo com minha família e amigos nos finais de semana e fazendo outras atividades, como atividades físicas; mas me abdiquei de algumas horas nas redes sociais e nos videogames.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rian: Sim, eles compreenderam, me apoiaram e contribuíram para esse resultado. Minha família sempre me incentivou a estudar e a garantir uma estabilidade financeira logo no início da minha vida adulta, por meio dos concursos públicos. Além disso, durante a minha preparação para o concurso da ALETO, meus pais me ajudaram com algumas atividades rotineiras, para que eu pudesse ter mais horas de estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rian: Foram mais ou menos 6 meses de estudo direcionado ao concurso da ALETO. Para manter a disciplina, busquei estudar todos os dias, mesmo nos finais de semana, férias ou quando estive viajando, para que eu pudesse me acostumar com o estudo diário, tornando-se algo internalizado na minha rotina. Para mim isso não foi uma tarefa muito, pois já era habituado a estudar diariamente, desde quando entrei na escola, graças a minha mãe que sempre me auxiliou.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rian: Eu usei videoaulas, PDFs e o Caderno de Questões, mas priorizei o estudo pelos materiais em PDF, porque percebi que conseguia aprender mais em menos tempo, o que seria uma grande vantagem já que tive apenas 6 meses de estudos para a prova. Em relação às questões, uma vantagem delas é a possibilidade de se consolidar o conteúdo estudado, mas iniciar um conteúdo por elas não me pareceu produtivo. Já sobre as videoaulas, uma vantagem delas, na minha opinião, é esclarecer as dúvidas restantes após o estudo do PDF, ou para facilitar o entendimento de matérias mais visuais, como informática.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rian: Eu conheci o Estratégia após fazer algumas pesquisas na internet e verificar muitas opiniões positivas sobre os materiais de estudo e a plataforma, o que me fez escolhê-lo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rian: Eu me senti bem mais preparado para responder às questões da prova, mais confiante e certo de que havia construído uma base sólida dos conteúdos estudados. Para mim, o diferencial dos materiais do Estratégia é a forma didática e assertiva de como o conteúdo é explicado, principalmente pelos PDFs e videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rian: Como meu tempo de preparação até o dia da prova foi relativamente curto, busquei estudar 2 matérias por dia, mais ou menos 3 horas para cada, principalmente se fossem matérias de conteúdo mais similar (como Direito Constitucional e Administrativo). Estudava em torno de 6 horas por dia, geralmente pela manhã.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rian: Minhas revisões consistiram, em algumas semanas antes da prova, resolver alguns simulados e provas passadas da mesma banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rian: Eu considero essencial a resolução de questões, pois além de consolidarem o conteúdo estudado, deixam o candidato mais confiante no dia da prova, pois já não será uma experiência completamente “nova”. Durante os meus 6 meses de preparação, resolvi em torno de 2.500 questões de múltipla escolha, que não considero um número muito elevado, mas foi eficaz.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rian: No início, como eu vinha direto do 2° ano do Ensino Médio, todas as disciplinas, com exceção de português, eram novas para mim, então tive dificuldade em todas elas.
Para superar as dificuldades, busquei concentrar meus esforços em aprender os conteúdos basilares das matérias, avançando de tópico em tópico e fazendo questões. Depois de uns 3 meses eu já sentia ter um bom domínio dessas novas disciplinas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rian: Na semana anterior à prova eu revisei alguns conteúdos que demandam mais memorização, como a história e geografia do estado, e resolvi um simulado. Já no dia pré-prova eu decidi não estudar e saí com minha família, para descansar a mente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rian: Eu acredito que meus principais acertos foram ter distribuído bem as minhas horas de estudo e as disciplinas estudadas, reconhecendo as que tinha mais dificuldade e as matérias mais importantes para a prova. Além disso, ter estudado todos os dias, a fim de construir um hábito na rotina, também foi muito importante.
Em relação aos erros, acho que ter dormido e acordado mais tarde foram situações que me impediram de ter sido ainda melhor, de ter tido mais horas de estudos e um melhor rendimento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rian: Sim, no início da minha preparação eu pensei em desistir, pois não acertava quase nenhuma questão e não conseguia entender muitos conteúdos; a aprovação parecia muito distante, senão impossível naquele momento. Entretanto, Deus e a palavra Dele me confortaram e motivaram a persistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rian: Para todos que estão trilhando esses novos caminhos dos concursos, eu deixo o versículo bíblico de Isaías 41:10, em que Deus diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”