“Continuem estudando e persistindo mesmo que não dê certo na primeira tentativa, tudo tem o seu tempo. Às vezes o tempo de alguém é diferente do seu, e está tudo bem! Tirem lições dos seus erros e acertos pós prova, que um dia toda essa experiência será útil naquela em que finalmente você será aprovado”
.
Confira nossa entrevista com a Sabrina Santana de Figueiredo, aprovada no concurso ALCE no cargo de Analista Legislativo – Área Direito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Sabrina Santana de Figueiredo: Tenho 26 anos, sou formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e sou de Fortaleza-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sabrina: Desde a faculdade já pensava em fazer concurso, em razão da estabilidade financeira que este tipo de vínculo proporciona, além de sempre ter me identificado mais com as matérias afins ao grande ramo do Direito Público em comparação com o ramo do Direito Privado.
Estratégia: Por que a área legislativa? Você tinha alguém na família que o inspirou, gostava de processo legislativo, o que te fez estudar para concursos do legislativo?
Sabrina: Eu sempre gostei de Ciência Política, Direito Eleitoral, Constitucional…São matérias que despertam muito o meu interesse e que são vivenciadas de perto nas Casas Legislativas. Costumo acompanhar as principais pautas de discussão no Congresso Nacional e ver frequentemente notícias sobre as votações e decisões acerca destes pontos mais em evidência. Veio a calhar que abriu concurso para a Assembleia do meu estado e então aproveitei a chance de ser concursada e ainda trabalhar com algo que eu gosto e que desperta o meu interesse no lugar onde já moro.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Sabrina: Durante os meus primeiros anos de formada (2019 – junho de 2021), trabalhei em como estagiária de pós-graduação no fórum de Fortaleza, assessorando juízes na elaboração de minutas de sentenças, decisões e despachos. Conciliava com os estudos, mas nos últimos seis meses, a partir de quando meu vínculo com o TJCE expirou, passei a me dedicar inteiramente apenas a estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Sabrina: O concurso da ALCE foi o primeiro em que eu fui aprovada efetivamente dentro das vagas. Em 17º lugar de 22 vagas para o cargo de Analista Legislativo (Direito) da Assembleia Legislativa do Ceará.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Sabrina: Nunca abdiquei completamente do meu convívio social durante a preparação. Inclusive acho que tem que haver um certo equilíbrio entre estudos e demais atividades da vida social para o bem da saúde mental dos concurseiros. Mas claro que, na reta final, faltando mais ou menos um mês para a prova, eu evitei sair, fiquei um pouco mais reclusa em casa porque estudava até mais tarde todos os dias.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Sabrina: Atualmente estou solteira e moro com meus pais. Eles sempre me apoiaram na minha decisão de fazer concurso, principalmente minha mãe que nunca deixa eu me esquecer do meu potencial, o quanto eu posso conquistar se continuar me dedicando e persistindo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Sabrina: Na verdade, o edital do concurso da ALCE foi lançado em 2020, logo no comecinho da pandemia. Logo depois, quando as coisas começaram a se agravar, a prova foi suspensa indefinidamente, mas o conteúdo programático já tinha sido divulgado. Aproveitei para consolidar a base das disciplinas que tinha menos familiaridade, como Direito Financeiro por exemplo. Quando o concurso foi retomado em 2021, comecei a revisar o que eu já tinha estudado, principalmente fazendo questões e lendo resumos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sabrina: Desde a faculdade que conheço o Estratégia. Acho que o meu primeiro contato foi a partir de anúncios nas redes sociais. O marketing do curso é bem expressivo na internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Sabrina: Com certeza. O Estratégia possui muitas ferramentas importantíssimas que me ajudaram bastante na minha preparação. As questões separadas por assunto na trilha estratégica, os resumos dos PDFs e os slides utilizados nas videoaulas pelos professores disponibilizados em forma de arquivo na área do aluno, são fundamentais nos momentos de revisão da matéria, ajudando a direcionar para os pontos mais cobrados nos certames. O material como um todo é bem completo, possui recursos para todos os gostos: quem prefere assistir videoaulas, quem prefere ler detalhadamente os PDFs completos, quem gosta de recursos de aprendizagem mais enxutos (como mapas mentais) etc.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Sabrina: Os recursos que utilizei foram as videoaulas do Estratégia para consolidar a base das matérias, os resumos dos PDFs e questões do Sistema de Questões do Estratégia para revisar, quando chegou mais perto da data da prova. Além disso, fiz um intensivo de leitura de lei seca comentada (mas o material era de outra empresa especializada nisso).
As videoaulas às vezes demandam um tempo demasiado para assistir, mesmo com o recurso de aceleração de velocidade. Na minha opinião, elas são mais indicadas nos momentos pré-edital, ou quando ainda há um tempo significativamente longo até a prova. São importantíssimas para consolidar a base das matérias para quem prefere assistir vídeos a ler muitas e muitas páginas dos PDFs em sua completude.
Já os resumos dos PDFs, as questões indicadas na Trilha Estratégica por assunto e os slides usados pelos professores nas videoaulas e disponibilizados em forma de arquivo são ferramentas vantajosas para revisar porque são mais direcionadas e apontam o caminho para fixar os pontos mais cobrados e que demandam mais atenção para serem memorizados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Sabrina: Depois que passei a estudar integralmente, comecei a estudar umas cinco ou seis horas líquidas por dia, numa base de duas matérias por dia. Mas às vezes, quando sentia que estava precisando, dedicava um dia inteiro apenas para uma matéria.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Sabrina: Minhas revisões consistiam basicamente em ler repetidas vezes os resumos das matérias disponibilizados na área do aluno do Estratégia e fazer as questões separadas por assunto indicadas na trilha estratégica.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sabrina: A resolução de exercícios é uma parte indispensável da preparação de um aprovado. Perdi as contas de quantas questões fiz ao todo, foram muitas!
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sabrina: Senti uma certa dificuldade em Direito Financeiro por não ter tido muito contato com a matéria tanto na minha vida acadêmica, quanto profissional. Tentei me basear pelas questões para extrair os pontos mais cobrados nas provas e focar neles na hora de estudar.
Estratégia: Você fez alguma tabelinha com prazos, datas, quóruns, para auxiliar na memorização de tanta informação? Pregou post it no quarto, algo do tipo?
Sabrina: Não, mas bem que poderia ter feito, ajudaria bastante.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sabrina: Na reta final foi o período em que meu estudo foi mais intenso. Antes, eu costumava estudar um pouco menos nos fins de semana, mas a partir de quando começou a reta final de uns quarenta, trinta dias para a prova, comecei a estudar até mais tarde em todos os dias, incluindo sábado e domingo. Porém, no dia pré-prova eu só estudei pela manhã e descansei durante o resto do dia para estar 100% no dia seguinte.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Sabrina: Eu sempre gostei de ler desde muito nova, então consequentemente isso me ajuda bastante na escrita também. Outra dica importante é ler sites de notícias conceituados diariamente para se manter informado acerca das atualidades e assim formar uma gama de repertório argumentativo para enriquecer os textos dissertativos que integram as provas discursivas dos certames.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Sabrina: Acertos: Revisar as matérias estudadas por resumos e questões.
Erros: Talvez não ter dado a atenção que deveria a algumas matérias que eu costumo ter mais facilidade e que têm um peso significativo na prova (como Direito Constitucional e Administrativo). Mesmo tendo facilidade, alguns detalhes acabam escapando se você não se debruçar sobre eles assim como faz com as matérias que têm mais dificuldade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sabrina: Minha principal motivação para seguir é a fé, em Deus e em mim mesma, acreditar que eu posso e sou capaz. Quando o desânimo bate, a gente tem que se lembrar de que podemos mais do que imaginamos!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sabrina: Meu principal conselho é não desistam! Continuem estudando e persistindo mesmo que não dê certo na primeira tentativa, tudo tem o seu tempo. Às vezes o tempo de alguém é diferente do seu, e está tudo bem! Tirem lições dos seus erros e acertos pós prova, que um dia toda essa experiência será útil naquela em que finalmente você será aprovado.