
“Acredito que o principal conselho que poderia deixar é de simplesmente respeitar o processo que está vivendo […]”
Confira nossa entrevista com Guylherme Pereira Carrilho, aprovado no 42º Exame de Ordem Unificado:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Guylherme Pereira Carrilho: Tenho 22 anos, sou de Suzano/SP e estou no 9º semestre da faculdade
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Guylherme: Durante o período de estudos para o exame 42, tinha que conciliar os estudos com a faculdade, e trabalhando das 08:00 às 17:00 na prefeitura da minha cidade, abrindo mão de algumas horas de sono e dos finais de semana para estudar.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Guylherme: Sim, com a ajuda do Estratégia consegui ser aprovado na minha primeira tentativa.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Guylherme: Sensação única, algo muito difícil de explicar. Ver o sorriso no rosto dos meus pais e todo reconhecimento do período de dedicação e estudos serem recompensados, algo que não tem preço
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Guylherme: Dos mais de 20 alunos da minha sala, somente 1 amigo, além de mim, conseguiu a aprovação, também utilizando os materiais do Estratégia. Acredito que o diferencial para a aprovação tenha sido entender o processo que estava passando, pois o mesmo exige dedicação e comprometimento total, além de abrir mão de coisas momentâneas e focar somente no que importa, que era a minha aprovação no Exame. Respeitei o período de estudos acima de tudo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Guylherme: Nos meses de estudo, abri mão de muitos momentos com amigos e familiares. Foquei totalmente nos estudos e me dediquei para alcançar a tão sonhada aprovação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Guylherme: Na minha preparação para o Exame, assisti por completo as vídeoaulas da Professora Priscila Ferreira, junto com os materiais na plataformas, participando das mentorias e estudando os arquivos em PDF enviados pela minha mentora, Professora Mirella Franchini, além das videoaulas pelo Youtube do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Guylherme: Conheci o Estratégia através do meu professor de Direito/processo do trabalho da faculdade, ao questioná-lo sobre o melhor curso para o Exame da Ordem.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Guylherme: Além dos excelentes professores, com uma didática impressionante, achei a plataforma de estudos e do App do Estratégia fantástico, sendo muito moderno e fácil de pesquisar os conteúdos e retirar as dúvidas na plataforma.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Guylherme: Não só indicaria como já indiquei, aos meus amigos que não conseguiram a aprovação, tendo alguns deles já iniciado na plataforma.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Guylherme: Meu cronograma de estudos foi alinhado junto com a minha mentora, sendo ele completo, conseguindo estudar todos os conteúdos, enquanto fazia resumos e mapas mentais, além dos exercícios fornecidos pela plataforma semanalmente.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Guylherme: Sim, tive dificuldades com algumas matérias, como processo/direito penal, dando para o mesmo um foco a mais comparado as matérias que tinha mais facilidade.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Guylherme: Na reta final precisei controlar bem a ansiedade, dando um foco em especial a execução de exercícios constantemente, e revisão de temas mais cobrados.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Guylherme: Eu aconselho a desacelerar um pouco, ver alguns resumos e descansar a mente, para chegar calmo na prova.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Guylherme: Escolhi Direito do trabalho, pois sempre foi a matéria que mais gostei e tive mais facilidade na graduação. E também por trabalhar em um setor que vejo bastante processo trabalhista.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Guylherme: Acredito que poderia ter me desligado um pouco mais do mundo externo no meu período de estudos, principalmente das redes sociais. E meu maior acerto foi a vontade de vencer, ter colocado como foco principal da minha vida naquele período de estudos, ter construído uma mentalidade vencedora.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Guylherme: O mais difícil, no começo, foi realmente abrir mão de lugares e momentos que gostaria de estar. Fui motivado pela minha família e principalmente por trazer o orgulho para dentro de casa e me tornar o primeiro Advogado da família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Guylherme: Acredito que o principal conselho que poderia deixar, é de simplesmente respeitar o processo que está vivendo, abrir mão de coisas momentâneas para focar no seu objetivo principal, cumprir suas metas de estudo com muita positividade, deixando de lado todo pensamento negativo, para que no dia da prova, consiga transcrever todo o seu aprendizado, e conseguir realmente dar tudo de si, se preparar de uma maneira completa e alcançar a tão sonhada aprovação.