
“Bunda na cadeira, cabeça leve e se não der na primeira, vai dar certo se você não desistir.”
Confira nossa entrevista com Daniel Soubhia, aprovado no 42º Exame de Ordem Unificado (Penal):
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Daniel Soubhia: Olá, eu sou o Daniel Nobalbos Soubhia e tenho 50 anos. Sim já concluí a graduação há oito anos.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Daniel: Quando resolvi prestar o Exame de Ordem, eu já trabalhava e tive que acompanhar os estudos a uma rotina que quase me enlouqueceu.
Eu era professor de ensino médio e jornalista, duas carreiras antagônicas e queria poder começar a advogar.
Os estudos se encaixavam nos meus horários de folga.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Daniel: Não, eu comecei a tentar no Exame 37, foram dois anos e dois meses e seis Exames para ser aprovado.
Enlouquecedor. Mas, eu sou teimoso (Kalakaka).
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Daniel: Sensação de “valeu a pena não ter desistido”.
Uma sensação de que você é forte e que nada, nenhuma prova ou dificuldade será capaz de me vencer.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Daniel: (Kakakaka) Os meus colegas de faculdade agora têm uma dívida impagável comigo, me devem muita cerveja. Do meu grupo de convívio, os garotos já estão na carreira, o que é bom, assim vou poder escolher em qual escritório vou trabalhar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Daniel: Sem vida social, eu entendi que se eu não focasse no estudo e como entender o sistema que a prova era realizada, eu não seria aprovado. A família foi a base de tudo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Daniel: Desde do início sempre com o Estratégia OAB. As aulas de preparação da primeira fase, a teoria da coxinha do Paulo Souza, a Tortuguita em trabalho e processo do trabalho, o Diego, mas os meus preferidos o Woody, a Gabi e o Anjinho Mau Sapão me davam alegria de assistir as aulas e entender os assuntos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Daniel: Procurando material para começar a estudar, cai em alguns vídeos do Estratégia. Daí foi buscar como contratar e segui com a plataforma até hoje.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Daniel: Encontrei clareza, objetividade, praticidade e boas condições para absorção do conhecimento oferecido pelo Estratégia OAB.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Daniel: Recomendo, claro, de preferência o plano “Até a aprovação”.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Daniel: Na primeira fase escolhi estudar as matérias que davam mais pontos, como: constitucional, ética, trabalho e processo do trabalho, penal e processo penal civil, processo civil, empresarial, administrativo, e por aí.
Sim, fazia resumos, reescrevia os conteúdos apresentados pela plataforma, fazia leitura periódica dos assuntos e treinava com questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Daniel: Constitucional, essa dói.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Daniel: Para essa prova segui todas as dicas da professora Gabi, fazia ioga, academia, distraía a cabeça com o pet, ou alguma atividade que não tivesse nada haver com o Direito.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Daniel: Eu, pelo contrário, na semana da prova tirei o pé, dormia muito.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Daniel: O comendador que me desculpe, mas a área mais legal, empolgante e crucial é Penal, que é mais legal!
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Daniel: Deveria ter parado mais cedo e focado só em estudar.
O acerto, ter o Estratégia como parceiro do meus estudos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Daniel: O mais difícil foi enfrentar a derrotas e continuar. A cada derrota a mola comprimida mais e mais e me empurrava pra frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniel: Bunda na cadeira, cabeça leve e se não der na primeira, vai dar certo se você não desistir.