Aprovado em 1° lugar no Correios para o cargo de Carteiro - São Luís (MA)
Concursos PúblicosAprovado em 1º lugar no concurso dos Correios para Carteiro em São Luís (MA)

“Não desista de você! O caminho é doloroso mesmo. Faz parte do processo… Siga estudando, lutando para manter a constância diária, ainda que tenha pouco tempo disponível. A aprovação chega!”
Confira nossa entrevista com David Haony do Nascimento Fernandes, aprovado em 1° lugar no Concurso Correios para o cargo de Carteiro – São Luís (MA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
David Haony do Nascimento Fernandes: Olá, me chamo David. Tenho 32 anos, sou natural de Miranda do Norte, município do interior do Maranhão, mas resido desde a infância em São Luís, capital do meu estado. Sou formado em Gestão Portuária.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
David: Sempre trabalhei na iniciativa privada e foram entraves vivenciados nesse ambiente corporativo, seguidos de frustrações profissionais que me motivaram a enveredar pelo caminho dos concursos. A busca por estabilidade e, principalmente, por tempo de qualidade foi o que mais me fez sair da inércia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
David: Sim. Uma grande bagunça, no início. Aos domingos, bolava um plano para a semana. Muitas das vezes, o cronograma não era seguido por conta das demandas imprevisíveis do meu trabalho, porém aos poucos fui flexibilizando esses cronogramas e encaixando os estudos onde via brechas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
David: Essa foi a minha primeira aprovação. Felizmente, consegui conquistar essa excelente colocação.
E, sim, a pretensão é seguir estudando já visando outros certames.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
David: Eu não deixei de sair, apenas diminuí a frequência, tendo em vista a pouca carga horária que eu tinha disponível para estudos. Mas é importante ter um momento para desopilar durante a caminhada.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
David: Com certeza. Sempre tive muito apoio nesse sentido. Sempre entenderam minhas ausências em alguns encontros/reuniões. Esse apoio também é fundamental para a constância nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
David: Olha, direcionado para esse concurso em específico, foram 4 meses e meio. Porém, eu já vinha estudando para outra prova da prefeitura da minha cidade, na qual muitos conteúdos eram afins.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
David: A minha preparação foi totalmente focada no curso em PDF e seguindo a Trilha Estratégica para o certame dos Correios. A grande vantagem é que, para quem tem pouco tempo disponível, todo o caminho já é pensado apenas para ser seguido, abrangendo teoria completa, exercícios para fixação com foco na banca e revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
David: Em um grupo de estudos o pessoal sempre comenta indicações de cursos e professores. É meio difícil não conhecer o Estratégia, todo concurseiro conhece; e, se não conhecer, é só jogar em qualquer buscador de pesquisas.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
David: Sim, antes do concurso dos Correios estudei para um certame menor na cidade em que moro. Por ser um concurso menor e mais específico, decidi me matricular em um preparatório da cidade. Havia professores relativamente bons, entretanto, os materiais eram bem limitados, tanto na teoria como em questões, então eu precisei buscar outros meios para complementar os estudos e revisões. Era preocupante o tempo que perdia com isso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
David: Cheguei a me inscrever no concurso da prefeitura para o qual vinha estudando, entretanto não fiz a prova. Com isso, iniciei os estudos para o certame dos Correios.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
David: Com certeza. Além da completude dos materiais em PDF, para mim, as Trilhas Estratégicas e o Passo Estratégico foram um super achado. O direcionamento dado e as dicas disponíveis, aliados às questões comentadas focadas na banca, elevam absurdamente o nível da preparação. Não posso negar!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
David: Eu segui o ciclo de estudos, conforme orientação do mentor da Trilha. Pelo pouco tempo que tive disponível, distribuí duas tarefas por dia – uma de cada disciplina – e tentei estudá-las usando as três horas líquidas por dia que normalmente tinha.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
David: Durante os estudos para esse certame, as revisões eram pelas marcações do PDF e por questões. Não fiz resumos, nem simulados. Mas resolvi muitas questões da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
David: O diagnóstico por questões sempre esteve presente no processo. Resolvi as questões do material teórico, usei as questões comentadas após o término da teoria e durante as revisões.
Não consigo estimar quantas questões fiz, pois não fazia esse controle. Mas foram muitas!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
David: Eu me considero um concurseiro iniciante, então nos assuntos e disciplinas que tive dificuldade, eu verifiquei no Passo Estratégico se era de incidência alta e se realmente valia a pena bater a cabeça com a matéria; se sim, recorria às videoaulas para tentar absorver melhor e, depois retornava às questões daquela área.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
David: Na semana pré-prova, eu dei uma diminuída na rotina e foquei nos Bizus, nas lives de revisão e em reler as marcações. Na véspera da prova, dei uma lida rápida em alguns resumos e marcações e descansei o resto do dia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
David: Confesso que foram mais erros do que acertos. Quando a gente cai de paraquedas na área de concursos, a gente começa fazendo do jeito que acha e pode, sem muita disciplina e constância.
O maior acerto foi conhecer estudantes e mentores profissionais que passaram pelo caminho das pedras e facilitam esse caminho para a gente com suas dicas e experiências.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
David: Com certeza. É muito difícil conciliar rotina de estudos com outros afazeres, se não temos perspectiva alguma de quando a aprovação virá. Eu desisti daquele primeiro certame, então briguei internamente comigo para que não desistisse deste.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
David: Não desista de você! O caminho é doloroso mesmo. Faz parte do processo… Siga estudando, lutando para manter a constância diária, ainda que tenha pouco tempo disponível. A aprovação chega!