Aprovado em 12° lugar no TJ-AP para a Residência Jurídica
Concursos Públicos
“Faça uma preparação multifacetada, é necessário um preparo teórico para ser aprovado? Sem sombras de dúvidas, sim. Mas não deixe de lado os cuidados com a saúde física, mental e espiritual […]”
Confira nossa entrevista com Jonathan Lacerda, aprovado em 12° lugar no TJ-AP para a Residência Jurídica:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Há quanto tempo se formou em Direito?
Jonathan Lacerda: Me formei há quatro anos, atualmente tenho 26 anos e sou natural de Macapá, capital do estado do Amapá.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jonathan: Pelo fato de meu genitor ser servidor público. Sem sombra de dúvidas escolhi cursar Direito já pensando em prestar concurso público, não cheguei a advogar, mas fui aprovado na primeira tentativa no XXXII Exame da Ordem dos Advogados no Brasil menos de 6 meses após minha formatura.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Jonathan: Não. Antes de concluir minha graduação fiz concursos na área administrativa com exigência nível médio de escolaridade apenas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Jonathan: Sim. Estagiei nos últimos quatro semestres da faculdade: um ano no Núcleo de Prática Jurídica da minha faculdade e um ano no Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP). Ambos os estágios foram majoritariamente no turno da manhã. À tarde, assistia às aulas na faculdade e, à noite, dedicava-se aos estudos, assim como nos finais de semana e feriados, estudando pela manhã e à tarde.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Jonathan: Já fui aprovado e chamado nos concursos de Soldado do Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes da Polícia Militar do Estado do Amapá (SD QPPMC) e Soldado do Quadro de Praças Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (Soldado – QPCBM) em ambos foi aprovado no ano de 2022 é chamado no ano de 2023. Também conseguiu aprovações nos cargos de Analista Judiciário Área Judiciária – Direito e Técnico Judiciário Área Judiciária/Administrativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) no ano de 2024. Indubitavelmente pretendo continuar estudando, e neste momento focando mais em cargos da área jurídica.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Jonathan: Dois anos de preparação para o concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP). O que me fez manter a disciplina foi, e ainda é, a vontade de mudar de vida por meio dos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jonathan: Quase integralmente por meio de arquivos PDFs para estudar a teoria e a lei seca, utilizando cursinhos preparatórios online e sites especializados na resolução de questões. A principal vantagem é a possibilidade de avançar no conteúdo no próprio ritmo, sem depender do andamento do professor ou da turma, como acontece em cursos presenciais. Além disso, evita-se o uso de materiais físicos, reduzindo gastos com papel. A principal desvantagem é a dependência do acesso à internet e o uso excessivo de telas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jonathan: Por meio de materiais gratuitos disponibilizados na internet para alguns concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Jonathan: Sim, cheguei a utilizar materiais de outros cursos. No meu caso, como utilizava muitos PDFs, me incomodavam os erros de grafia e formatação, além do fato de o conteúdo ser mais denso e menos direcionado.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Jonathan: Não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Jonathan: Sim, a qualidade do material digital é muito elevada com boa formatação e conteúdo atualizado e direcionado. O aplicativo para smartphone ajuda muito no que tange a revisões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jonathan: Anteriormente, montava meu plano de estudos em uma planilha básica. Atualmente, utilizo uma plataforma específica para esse fim. Estudo várias matérias ao mesmo tempo, no máximo três, e, em regra, dedicava três horas líquidas por dia aos estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jonathan: Utilizava muito resumos pessoais, fazia simulados todos os sábados e resolvia muitas questões tanto no telefone quanto no computador.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Jonathan: Teve elevadíssima importância para o aprendizado no início e, posteriormente, para revisão. Não lembro o total de questões que resolvi, pois inicialmente tinha uma conta compartilhada no site de resolução de questões. Só recentemente passei a ter uma conta particular.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jonathan: Na semana que antecedeu a prova, o foco foi totalmente na revisão de conteúdo, pois nesse momento é mais eficaz revisar o que já foi aprendido do que tentar aprender novos conteúdos. No dia anterior à prova, procurei dormir cedo, manter uma alimentação leve e preparar documentos, canetas, roupas e lanches para o dia da prova.
Estratégia: Concursos para carreira jurídica são compostos por várias fases. Como foi sua preparação para a prova discursiva?
Jonathan:No caso do concurso para a residência jurídica do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), em relação à prova discursiva, resolvi casos concretos de concursos jurídicos anteriores. Isso porque esse concurso para residência era o primeiro do TJAP, e, portanto, não havia provas anteriores específicas para simular.ar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jonathan: Os erros foram muitos, mas destaco dois principais. O primeiro foi montar um ciclo de estudos muito pesado, tanto em termos de matéria quanto de carga horária. O segundo erro foi não revisar os conteúdos estudados com a frequência necessária. Em relação aos acertos, também destaco dois pontos importantes. O primeiro foi a digitalização dos meus materiais, o que facilitou o acesso e organização. O segundo acerto foi a realização de revisões por meio de questões e resumos digitais, o que contribuiu significativamente para consolidar o aprendizado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jonathan: Faça uma preparação multifacetada, é necessário um preparo teórico para ser aprovado? Sem sombras de dúvidas, sim. Mas não deixe de lado os cuidados com a saúde física, mental e espiritual. Pois para chegar no seu mais alto desempenho deve-se buscar todas as vantagens possíveis não somente aquelas relacionadas aos estudos. Agora em se tratado de estudo propriamente dito, não há uma receita pronto, todo concurseiro deve procurar prestar atenção na maneira como se aprende melhor (lendo, ouvindo, assistindo, falando, escrevendo), isso é algo particular, e adequar o ritmo de estudar a sua rotina e não querer aplicar o ritmo de outras pessoas a você. E por fim lembre-se do que move você todos os dias a estudar, no meu caso é a assistência futura aos meus pais, sempre tenha isso em mente e não desista, tive inúmeras reprovações antes da primeira aprovação.