“[…] Acredito que a pessoa, como ser holístico, precisa desenvolver bem o tripé da educação: educação mental, espiritual e física. Desenvolva-se por completo! […]”
Confira nossa entrevista com Douglas Medeiros do Nascimento, aprovado em 2° lugar no concurso CFP para o cargo de Analista Técnico/Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo.
Douglas Medeiros do Nascimento: Olá, nasci em Brasília e tenho 38 anos de idade. Atualmente trabalho em Campinas-SP. Sou formado em Física, Gestão Pública, Administração e Ciências Contábeis.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Douglas: Como um bom brasiliense, resolvi ser mais um concorrente para uma vaga no serviço público. Desde os 18 anos faço provas para concursos, mas somente com 23 anos após estudar com mais afinco é que conquistei minha primeira nomeação. Sempre sonhei em trazer o melhor para a minha família e graças a Deus tive essa recompensa
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Douglas: Sempre trabalhei e estudei desde meus 19 anos. Para o concurso do CFP tentava sempre estudar um pouco ao longo do dia nas horas vagas (intervalos, ônibus, almoço)
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Douglas:
Aprovações | ||
Órgão | Cargo | Posição |
Companhia Energética de Brasília – CEB / 2009 | Eletricista | 2 |
Companhia Energética de Brasília – CEB / 2009 | Eletrotécnico | 2 |
Petrobrás Distribuidora / 2009 | Técnico em Operações | 3 |
Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito federal – CAESB / 2012 | Técnico em Eletricidade | 4 |
Furnas / 2009 | Eletrotécnico | 1 |
CREA DF / 2010 | Assistente Técnico | 2 |
EBSERH – SEDE / 2019 | Analista Administrativo | 9 |
Polícia Federal / 2021 | Papiloscopista | 3° PCD |
PGDF | Técnico Jurídico – Eletricidade e Comunicação | 5 |
PGDF | Analista Jurídico – Administração | 2° PCD |
Secretaria do Tesouro Nacional – STN / 2024 | Auditor Federal de Finanças e Controle | 7° PCD |
Advocacia Geral da União – CNU / 2024 | Analista Administração | 4° PCD |
Conselho Federal de Psicologia – CFP / 2024 | Analista técnico – Administração | 2 |
Se for da vontade de Deus, pretendo fazer o concurso da CLDF ou outro órgão do poder legislativo. Não obtive sucesso no Senado e na Câmara federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Douglas: Não deixei de sair com a família, com amigos, nem deixei de frequentar a igreja. Acredito que durante o período de estudos devemos ter esses momentos de descontração e recreação. A mente precisa oxigenar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Douglas: Sempre tive apoio da parte de minha família. Eles respeitam os meus hobbies e as minhas expectativas profissionais. Cada um exerce seu papel na parte do meu progresso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Douglas: Eu funciono muito bem com estudos de curto tempo(Aprendiz de 100m). Tive cerca de 3 meses e meio para estudar para o certame do CFP. Para me manter focado, segui o meu cronograma e fiz o possível para não perder qualquer matéria estipulada no meu programa.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Douglas: Videoaulas para matérias que tinha dúvidas
PDF resumidos e sintéticos para resumo de matérias já estudadas
Confecção de questões pelo FORMS para as leis secas
Estudo mais direcionado da matéria de português para aumentar o poder de interpretação e diminuir os erros gramaticais nas redações.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Douglas: Já conheço há anos. Sempre admirei muito a metodologia e o material em PDF. Estratégia é sem dúvidas o cursinho líder na produção de PDF’s de qualidade.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Douglas: Creio que os outros cursos perdem quando produzem PDF’s sem uma formatação adequada e sem poder lúdico.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Douglas: Já fui aprovado utilizando outros materiais, mas com certeza com uma gestão de estudos bem mais dispendiosa e cansativa. Acredito que um material mais direcionado facilita, por demais, resultados positivos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Douglas: Como havia citado, o PDF é o grande carro chefe do Estratégia, mas o Grupo possui uma quantidade imensa de professores qualificados. Essa junção é perfeita para aprender e tirar dúvidas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Douglas: Fiz meu cronograma baseado em 2 matérias por dia, porém fazia uma avaliação de cada matéria do conteúdo programático, separando-as em fácil, regular e difícil. Como tinha cerca de 3 meses e meio para realizar o certame, separei da seguinte forma: uma matéria difícil junto com uma matéria fácil ou regular. As matérias difíceis eu estudava por duas semanas, as regulares e fáceis durante uma semana. Depois que fechava o ciclo mensal eu voltava e reiniciava o ciclo. Assim foram os três meses e meio. Durante uma parte do dia eu lia a lei seca e produzia questões das leis no google forms. No total, estudava cerca de 3,5 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Douglas: Não fiz resumos, nem simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Douglas: Fiz algumas questões por volta de umas 80 questões no total. Foco maior no conteúdo teórico. A banca era a Quadrix então espera-se bastante decoreba.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Douglas: Creio que as matérias de informática e matemática foram as mais difíceis, pois apresentavam uma ampla gama de possibilidades. Apesar de gostar das duas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Douglas: Manter a tranquilidade, pegar alguma revisão de véspera com conteúdos semelhantes e fazer algumas revisões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Douglas: Para espanto geral de todos, eu não me preparo para discursivas, pelo menos não de maneira tradicional. Teve redação sim! Rsrsrs. E o assunto foi sobre o paradigma do cliente na administração gerencial. Eu procuro internalizar o conteúdo e, às vezes, conversar com minha esposa, pai, filhos, mãe, quem estiver disposto a ouvir o chato, sobre o assunto que eu aprendi. Odeio ficar escrevendo vários tipos de redação. O assunto nunca vai repetir, no máximo, ser parecido.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Douglas: Errei estudando AFO, precisava ter lido um pouco mais sobre os assuntos discriminados no edital. A importância de seguir o edital verticalizado. Meu acerto foi criar as perguntas pelo Forms.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Douglas: Não pensei em desistir, acreditava em Deus e que se fosse da vontade dEle eu iria obter um bom resultado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Douglas: Não poderia deixar de falar que a minha jornada, ao longo de toda aprovação e progresso que tive, deve-se a minha fé em Deus e no que ele pode fazer por aqueles que se colocam à sua disposição. Acredito que a pessoa, como ser holístico, precisa desenvolver bem o tripé da educação: educação mental, espiritual e física. Desenvolva-se por completo!
Estude o máximo de matéria que o edital propõe. Encare as matérias chatas como se fossem o seu diferencial. Organize-se, prepare o seu cronograma e entenda qual a sua melhor forma de aprender, pois cada um tem uma maneira de adquirir conhecimento com mais facilidade. Observe se você é um aluno visual, se você é mais auditivo, ou, de repente, um ótimo leitor. Nunca se esqueça que a sua saúde é mais importante, um corpo saudável trará uma mente sã.
Por último, a fila parece ser grande, mas a sua hora vai chegar e, se seguir os passos anteriores, poderá evitar a massa e pegar um “atalho”.