Aprovado em 1° lugar no concurso MP PR para o cargo de Administrador
Concursos Públicos
“Acredito que escolher uma área e bons materiais é fundamental. Cuidar da mente é indispensável nesse processo. Ter a consciência de que o processo é longo e árduo também evita algumas expectativas e frustrações […]”
Confira nossa entrevista com Gustavo Tomaz, aprovado em 1° lugar no concurso MP PR para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gustavo Tomaz: Sou natural de Florianópolis. Tenho 40 anos e formado em Administração com mestrado e doutorado em Gestão do Conhecimento.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gustavo: Decidi estudar para concursos pela estabilidade que o serviço público oferece.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Gustavo: Sempre trabalhei e estudei. Comecei minha graduação tarde, com 26 anos. Por isso, desde sempre precisei trabalhar e estudar. Antes, sem filhos era mais fácil conciliar. Agora com um filho pequeno a rotina é mais pesada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Gustavo: Já fui aprovado duas vezes na Universidade Federal de Santa Catarina. Primeiro para o cargo de Assistente em Administração em 24º lugar e depois para Administrador, meu cargo atual, que passei em 3º lugar. Fiquei bastante tempo sem estudar para concursos e agora que retornei fui aprovado para Analista Administrativo no TJ/SC, mas sem expectativa de nomeação. Também fui aprovado para Administrador na AGU – Bloco 7 do CNU em 4º lugar e em 1º Lugar para o cargo de Administrador no Ministério Público do Paraná. Apesar dessas conquistas pretendo manter o ritmo de estudos almejando objetivos maiores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gustavo: Minha vida social atualmente tem sido um pouco mais restrita em função dos cuidados com o filho pequeno. Mas aos finais de semana buscamos ficar juntos em família e eventualmente sair com amigos que também possuem filhos pequenos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Gustavo: Sou casado e tenho um filho de 3 anos e 10 meses. Acredito que o apoio da família acontece por meio da compreensão de que na hora que preciso estudar eu não posso estar disponível, especialmente quando o pequeno dorme que é o momento no qual mais me dedico.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Gustavo: Venho estudando de forma regular há 1 ano e 11 meses. Para o concurso do MP PR estudei especificamente no pós-edital. Como eu tenho uma trajetória no esporte de alto rendimento, a disciplina para mim é algo inerente. Apesar das dificuldades diárias eu busco cumprir minhas metas. Por isso a importância de estabelecer metas realistas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gustavo: Para o concurso do MPPR utilizei basicamente PDFs, principalmente as legislações internas, e o sistema de questões. Os PDFs dessas legislações me facilitaram o aprendizado específico que eu precisava enquanto que o sistema de questões me proporcionava revisões das demais matérias.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gustavo: Conheci o Estratégia por meio de um amigo aprovado no concurso da Polícia Federal.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Gustavo: Já utilizei outros materiais, mas senti que o Estratégia proporciona uma base bastante sólida.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Gustavo: Utilizei para o concurso da Universidade Federal de Santa Catarina para o cargo de Administrador no qual fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Gustavo: Quando comecei a utilizar os materiais do Estratégia inicialmente eu fiquei um pouco ansioso com o volume de materiais disponibilizados, mas ao começar os estudos fui percebendo a didática que os PDFs têm e com isso senti uma evolução bastante grande no aproveitamento de questões. Acredito que os PDFs me deram uma base bastante sólida das matérias que estudo em meus ciclos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gustavo: Minha rotina de estudos é composta por ciclos. Estudo em média 4 horas por dia. Não sou apegado a ficar registrando minuto a minuto. Dessa forma, por dia estudo de 2 a 3 matérias dependendo do tempo que aloco para cada uma em cada ciclo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gustavo: Minhas revisões são feitas basicamente por questões. Eventualmente leio algum resumo, alguns grifos nos PDFs e faço alguns simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Gustavo: Acredito que resolver muitas questões é ponto obrigatório na preparação. Nesse tempo que venho estudando resolvi aproximadamente 30 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Gustavo: Recentemente senti um pouco de dificuldade em Auditoria Governamental, pois são muitas normas e precisa de tempo para assimilar. Para isso tenho alocado mais tempo para essa disciplina, resolvendo muitas questões e relendo os pontos grifados dos PDFs.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gustavo: Mantive minha rotina normal de estudos e no dia pré-prova apenas revisei alguns pontos das legislações específicas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gustavo: Na prova do MP PR teve prova discursiva com três questões. Foram questões bem específicas de Administração que era necessário ter conhecimento da matéria. Por ter uma trajetória acadêmica não considero que tenho dificuldade para escrever, por isso no caso dessa prova acredito que a maior dificuldade foi saber o conteúdo cobrado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gustavo: Acredito que meu principal erro foi não ter dedicado um tempo no início dos estudos para aprender a estudar, planejar os ciclos, etc. Meu maior acerto acredito que foi não perder o foco e ter aprendido a estudar de uma forma que funcionasse para mim, adaptando as “receitas de bolo” para a minha realidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gustavo: A vida de concurseiro não é fácil. Não tem como não pensar em desistir. Minha rotina de trabalho e filho pequeno é bastante exaustiva, mas apesar disso meu filho é o meu combustível para seguir em frente e atingir objetivos maiores.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gustavo: Acredito que escolher uma área e bons materiais é fundamental. Cuidar da mente é indispensável nesse processo. Ter a consciência de que o processo é longo e árduo também evita algumas expectativas e frustrações. Além disso, precisamos confiar que é um processo e que um dia chega nossa hora. A tentação de desistir muitas vezes é grande, mas isso não é uma opção.