
“[…] Temos que ter em mente que o estudo transforma! Não só pela qualidade de vida que você provavelmente terá, mas certamente o estudo transforma você como ser humano!”
Confira nossa entrevista com Rafaela de Souza Pinto, aprovada em 2° lugar no concurso TCDF para o cargo de Auditor de Controle Externo – Área Especializada – Especialidade Arquivologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rafaela de Souza Pinto: Meu nome é Rafaela, tenho 30 anos, nasci em Brasília e sempre morei por aqui. Sou formada em Arquivologia pela UnB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafaela: Eu sempre gostei muito do serviço público, mas minha trajetória no mundo dos concursos começou mesmo na pandemia. À época eu trabalhava como comissionada no Ministério da Fazenda, e logo percebi que poderia ser mandada embora a qualquer momento. Era um cenário de muita instabilidade e isso me deixava desconfortável, embora eu tenha demorado a perceber isso. Além disso, minha formação em Arquivologia contribuía muito para o universo dos concursos. Foi assim que, no final de 2020, decidi me dedicar aos estudos para concursos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rafaela: Eu sempre trabalhei e estudei. Durante a semana eu estudava umas 3h pela manhã, trabalhava de 12h às 19h, e deixava para fazer as outras atividades de casa e academia no período da noite. Sempre dediquei as primeiras horas do dia aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rafaela: Fui aprovada em 1º lugar para Analista de Apoio à Assistência Judiciária, na Defensoria Pública do DF; 1º lugar no concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, cargo de Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis; e agora 2º lugar no concurso de Auditor de Controle Externo do TCDF. Todos os cargos foram para formação específica em Arquivologia.
Agora com o concurso do TCDF finalmente aposentei a caneta preta!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rafaela: Eu nunca achei certo parar totalmente a vida social para estudar. Entendo quem faz isso, mas acho muito importante o equilíbrio. Geralmente aos sábados eu estudava umas 2h pela manhã e curtia o restante do dia com meu marido, minha família e amigos. Gostava de sair pra almoçar, ir ao cinema, passear… O domingo eu deixava totalmente livre pra descansar e fazer outras atividades de casa.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Rafaela: Todos entendiam e me apoiavam bastante, em especial meu marido, que respeitava muito os momentos em que eu estava estudando. O apoio de cada um foi muito importante, seja respeitando meu tempo, seja com uma palavra motivadora, mas os principais apoios foram com as orações, principalmente da minha mãe e minha avó!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rafaela: Especificamente para o concurso do TCDF eu comecei a estudar em junho de 2024. Para manter a disciplina, eu gostava de intercalar as matérias e colocar como prioridade ao menos 1h por dia, no mínimo. Quando o edital saiu, não tinha para onde correr. Tinha que estudar de qualquer forma!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rafaela: Para o TCDF especificamente, eu utilizei todos os materiais possíveis do Estratégia. Utilizei muito PDF, videoaula para algumas disciplinas mais difíceis, Passo Estratégico e muitas questões.
Não vejo nenhuma desvantagem de cada método, apenas saber a hora certa para utilizar e como utilizar cada ferramenta. Acredito que um método complementa o outro.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafaela: Conhecei o Estratégia por indicação de amigos e pela admiração de vários professores que trabalham na empresa.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rafaela: Senti uma boa diferença. Sem dúvida, os PDFs do Estratégia são os mais completos e organizados! Eu gostava muito do Passo Estratégico e também utilizei muito alguns resumos que ficavam no próprio PDF, mas o que mais fez diferença foi a resolução de muitas questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rafaela: Montei meu plano de estudos por ciclos. Estudava entre 1h/1h30 de cada disciplina, mas incluía Arquivologia praticamente todos os dias. Quando o edital saiu, todas as disciplinas foram para o ciclo, com exceção de estatística.
Geralmente eu estudava entre 4 e 5 horas líquidas, alguns dias eu consegui caprichar e chegar a mais ou menos umas 6h, mas também tiveram dias em que não estudei nem 3h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rafaela: Não fazia resumos. Eu utilizei os próprios resumos do Estratégia, mapas mentais e também resolução de questões como forma de revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rafaela: Fazer questões eu acredito que seja a etapa mais importante de toda a preparação! Eu gostava de fazer as questões do final do PDF, acho que os professores escolhem cuidadosamente cada questão e colocam comentários excelentes. Na disciplina de arquivologia, eu recorria aos sites de questões para fazer muitas questões específicas da banca. Eu gostava de anotar tudo em uma planilha, no total foram aproximadamente 8.600 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rafaela: Português, raciocínio lógico, análise de dados e estatística. Português só com a Adriana Figueiredo mesmo pra tentar superar ao menos um pouco a frustação! No caso da disciplina estatística, eu acabei optando por não estudá-la, sei que não é a melhor estratégia e não recomendo isso, mas era uma disciplina extensa e eu sempre tive extrema dificuldade. Análise de dados e raciocínio lógico eu estudei praticamente por videoaulas. Os professores são fantásticos e deixam tudo mais fácil de entender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafaela: Durante a última semana eu só foquei em revisões, não peguei nenhum assunto novo. No dia pré-prova eu confesso que foi um dia extremamente cheio, parece que os familiares/amigos colocaram todos os eventos da vida nesse dia! Tive aniversário, primeira comunhão, almoço de casamento… tudo num dia só. Eu acabei acompanhando só um pouco a revisão de véspera do Estratégia, pela manhã.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rafaela: A discursiva foi uma etapa fundamental nesse concurso. Certamente eu só fui aprovada por conta da diferença que a redação fez. Eu confesso que não treinava redação em casa, o que não recomendo jamais, mas eu estudava bastante sobre os temas possíveis, que no caso eram temas relacionados à minha área de formação. Também assisti aulas sobre como realizar uma peça técnica voltada para o TCDF.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rafaela: Meu principal erro foi ter deixado a disciplina de estatística de lado. Sem dúvidas ela faria uma baita diferença na minha nota.
Como acerto eu colocaria a resolução de questões. Nós, concurseiros, nunca iremos nos arrepender por termos feito muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafaela: Com certeza já pensei em desistir, principalmente quando eu vi aquele tanto de matéria e a grande dificuldade que tive com várias delas. Sem dúvidas o que me manteve no caminho foi Deus, foi confiar Nele, confiar também no meu marido, que sempre motivou para que eu jamais parasse até alcançar meu objetivo. O que também fez com que eu não desistisse foi pensar na vida que eu gostaria de ter, no que eu gostaria de proporcionar aos meus familiares e naquilo que eu quero me tornar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafaela: Entreguem sempre seus planos a Deus. Mantenham a constância, o importante é fazer um pouquinho todos os dias! Não podemos nos assustar com quantidade de matérias, concorrência, essas coisas. Temos que ter em mente que o estudo transforma! Não só pela qualidade de vida que você provavelmente terá, mas certamente o estudo transforma você como ser humano!