“Este será apenas o primeiro passo de uma carreira brilhante. Aproveite a jornada, todo conhecimento adquirido te ajudará a chegar mais perto do seu objetivo, então, torne esse momento o mais prazeroso possível […]”
Confira nossa entrevista com Thaís Teixeira da Silva, aprovada no XXXIX Exame de Ordem:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Thaís Teixeira da Silva: Tenho 22 anos, moro em Itaquaquecetuba/SP e ainda não concluí o curso de Direito, estou no 10º semestre.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Thaís: Durante a preparação para o exame da OAB, eu fazia faculdade no período manhã e estagiava no período da tarde, possuía apenas de 2 a 4 horas a noite para estudar para OAB. Aos finais de semana, às vezes, conseguia estudar de 4 a 6 horas.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Thaís: Sim, foi a primeira vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Thaís: Indescritível, apesar de estar confiante com o resultado, foi emocionante sentir que fui capaz de passar em uma prova tão complexa.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Thaís: Apenas duas colegas de sala conseguiam ser aprovadas também.
Creio que meu diferencial, principalmente na 2ª fase, tenha sido a prática do estágio, poder estudar exclusivamente durante as férias para OAB e o ter escolhido estudar com o Estratégia, pois é um curso objetivo e a didática dos professores é excelente e instigante.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Thaís: Minha vida social sempre foi tranquila, consegui conciliar bem o lazer com estudos. Aos domingos, deixava o dia disponível para dar atenção a família, amigos e namorado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Thaís: Estudei por vídeoaulas, e-books, resolução de questões e provas anteriores.
O que melhor funcionou para mim foi estudar por provas anteriores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Thaís: Através de aulas da professora Priscila Silveira, no YouTube.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thaís: Os cursos em LDI (Livro Digital Interativo), pois são dinâmicos e a explicação em texto complementa as videoaulas.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Thaís: Sim, sem dúvidas!
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Thaís: Foquei em resolução de provas anteriores e resumos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Thaís: Minha maior dificuldade sempre foram as matérias de Direito e Processo do Trabalho, Direito Administrativo e Tributário.
A didática dos professores do Estratégia e resolução de questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Thaís: Na reta final foquei em aulas de revisão e fiz alguns simulados.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Thaís: Aconselho, tanto na 1ª e 2ª fase, praticar questões, verificar qual assunto possui maior dificuldade e realizar a revisão apenas desse assunto.
Na 2ª fase, aconselho praticar a escrita e organização das peças, pois, quanto mais clara e especificar estiver sua prova, mais fácil será a compreensão do examinador.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Thaís: Optei em prestar a 2ª fase em Direito Civil. Decidi Direito Civil pois na faculdade tive aula com um professor incrível, o qual me fez admirar o a matéria, acabei criando certa afinidade e, também levei em conta a experiência no estágio.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Thaís: Meu maior erro foi não evitar distrações, como as redes sociais e não cumprir com a rotina de estudos.
Meu maior acerto foi escolher para a 2ª fase uma matéria que tenho afinidade, estudar por provas anteriores, praticar questões e incluir na rotina a prática de exercícios físicos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Thaís: Ter foco para estudar várias matérias e evitar distrações.
A minha maior motivação foi o desejo de não querer passar por essa jornada de estudos outra vez.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thaís: Este será apenas o primeiro passo de uma carreira brilhante. Aproveite a jornada, todo conhecimento adquirido te ajudará a chegar mais perto do seu objetivo, então, torne esse momento o mais prazeroso possível. Não seja tão rígido, não esqueça dos seus hobbies e, principalmente, não se compare com ninguém, mas aprenda admirar os demais.