“Vai dar certo e valerá a pena, o sentimento da aprovação é incomparável.”
Confira nossa entrevista com Anna Júlia de Souto Goulart Fernandes, aprovada no XXXIX Exame de Ordem:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Anna Júlia de Souto Goulart Fernandes: Tenho 23 anos, sou de Florianópolis/SC. Sim, já conclui minha graduação.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Anna Júlia: Durante meus estudos para o Exame de Ordem, eu continuei trabalhando no escritório de advocacia em que ainda permaneço. Quando comecei a estudar, trabalhava durante todo o dia e no período noturno me dedicava aos estudos. Contudo, uma semana antes da prova tive a oportunidade de me dedicar exclusivamente para as aulas, revisões etc.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Anna Júlia: Segunda vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Anna Júlia: Uma mistura de alívio, felicidade e até mesmo de responsabilidade, a partir de agora tudo mudará.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Anna Júlia: Alguns sim e outros, infelizmente, não foram aprovados. Acredito que nesta segunda vez, além de me cobrar menos e tentar permanecer o mais confiante possível, entendi que precisava de auxílio qualificado, motivo que procurei o Estratégia OAB.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Anna Júlia: Quanto mais perto da prova, mais me abdicava. Nos meses iniciais de estudos, você possui um pouco mais de flexibilidade e consegue ter momentos (claro que com consciência e foco) com a família e amigos, contudo, ao chegar mais próximo do Exame, naturalmente sua gama de estudos, conteúdos e atividades aumentam, consequentemente você se abdica mais. Vale lembrar que é apenas uma fase e após a aprovação valerá muito a pena.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Anna Júlia: Eu estudei através das videoaulas ao vivo e gravadas, materiais em PDF, simulados, questões e mentoria do Estratégia OAB. As aulas em vídeo e as questões foram essenciais para mim.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Anna Júlia: Eu conhecia diversos cursinhos preparatórios para OAB, mas tinha grande dúvida através de qual estudaria, até que minhas tias, ambas auditoras fiscais e que estudaram para este concurso através do Estratégia, me indicaram e eu fiquei extremamente feliz com a escolha.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Anna Júlia: O Estratégia possui alguns diferenciais, seja os professores, os materiais de ensino ou até a plataforma de acesso. Os conteúdos são extremamente completos e esmiuçados, a plataforma é de fácil acesso e uso, tudo feito para auxiliar o estudante da melhor forma possível.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Anna Júlia: Sem dúvidas! O Estratégia foi a minha melhor escolha.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Anna Júlia: Eu tenho uma grande necessidade de escrever para memorizar. Então, durante as aulas e leituras fazia resumos e mapas mentais, isso me ajudou muito, bem como os exercícios, pois me ajudavam a tornar palpável os assuntos estudados.
Quanto ao meu plano de estudos, eu adquiri a mentoria do Estratégia e com base nas minhas possibilidades, montamos o plano mais acessível ao meu dia a dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Anna Júlia: Sim, direito tributário e direito do trabalho eram meus grandes “calos”, acredito que por não ser tão familiarizada com os assuntos e não ter uma certa aptidão para ambos, então quando sentia um pouco mais de dificuldade focava nas videoaulas. A dinâmica dos professores me ajudava a clarear algumas dúvidas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Anna Júlia: Foquei muito em exercícios, principalmente para fixação do conteúdo. Não deixava de realizar as leituras e assistir as aulas, mas fazia muitas questões.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Anna Júlia: Acredito que cada candidato deva analisar, com muito cuidado, como melhor se sente. Na semana da prova, fui do grupo que se dedicou dia e noite aos estudos, isso me deixou mais tranquila e confiante.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Anna Júlia: Eu escolhi a área cível, sem dúvidas (hehe). Foi uma decisão natural, sempre tive mais “apego” e apreço com o cível, por vários motivos e tinha certo de que não queria me “aventurar” na segunda fase. Prontamente escolhi o que era mais familiar para mim.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Anna Júlia: Meu maior erro era duvidar de mim mesma e acabar me cobrando de forma excessiva.
Meu maior acerto, com toda certeza, foi focar no estudo. Não existe milagre e nem segredo, é cabeça no lugar e estudar muito.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Anna Júlia: O mais difícil, para mim, foi a insegurança, o medo da reprovação. Minha motivação era pensar “é apenas uma fase, vai valer a pena!”
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Anna Júlia: Parece clichê, mas é a realidade: não se cobre tanto e estude muito! Todo estudo é válido, não apenas para o Exame de Ordem. Vai dar certo e valerá a pena, o sentimento da aprovação é incomparável. E por fim, o mérito será seu, confie em você.