Os representantes da Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) assinaram, nesta segunda-feira, 13 de dezembro, o contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para realização do próximo concurso Defensor TO para provimento de 3 vagas mais cadastro para o cargo de Defensor Público, com remuneração inicial de R$ 30 mil.
A assinatura do contrato por parte da Defensoria Pública foi realizada na tarde desta segunda-feira, 13, na sede da Instituição, em Palmas. Segundo a notícia, divulgada no Portal Oficial do órgão, o extrato do contrato será publicado na edição de hoje do Diário Oficial Eletrônico da DPE TO. O edital do concurso será publicado nos próximos dias.
Para concorrer ao cargo, é necessário apenas possuir diploma de bacharel em Direito, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Não há previsão legal para a exigência de comprovação de exercício de atividade jurídica no concurso Defensor TO.
De acordo com a fala da Defensora Pública-Geral, Estellamaris Postal, “o concurso público é um dos nossos compromissos na Administração Superior a fim de atender as necessidades diante da vacância proveniente da aposentadoria de alguns membros. Com isso, garantimos o cumprimento da Emenda Constitucional 80 e fortalecemos a atuação da Defensoria Pública em todo o Estado.
O concurso Defensor TO mais recente foi realizado em 2013. Segundo o Subdefensor Público-Geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalvez, “é um passo importante para a Instituição e para o melhor atendimento às pessoas que mais precisam. A realização do concurso é um dos nossos compromissos com a Defensoria“.
Em janeiro deste ano, o órgão já havia dado uma nova composição à comissão organizadora do concurso, cujo planejamento foi recentemente retomado. O regulamento do IV Concurso Público para o ingresso na carreira de Defensor Público já aprovado pelo Conselho Superior, publicado e retificado. Existem 20 cargos vagos na classe inicial da carreira, sendo 3 vagas para preenchimento imediato.
De acordo com uma recente decisão do Conselho Superior da DPE TO, inclusive, será obrigatória a inclusão do tema do racismo estrutural e relações de gênero no edital do concurso Defensor TO e também no curso oficial de preparação à carreira dos membros.
Dentre os concursos atualmente em andamento, o Cebraspe é responsável pela organização de seis para Defensorias Públicas: do Distrito Federal e dos Estados do Piauí; Bahia; Rio Grande do Sul; Pará e Rondônia.
Mais informações: Concurso DPE TO Defensor
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…
Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…