Os concursos da Polícia Civil (PC RJ) e da Polícia Militar (PMERJ) do estado do Rio de Janeiro devem ter seus editais publicados em breve. Isso porque o governo estadual editou o Decreto 47.585 que autoriza o provimento de 400 oportunidades para a Polícia Civil e 700 vagas para a Polícia Militar.
De acordo com o texto, a distribuição das oportunidades do concurso PC RJ fica da seguinte forma: 200 vagas para Investigador, 100 para Inspetor, 50 para Delegado, 25 para Perito Legista, 10 para Auxiliar Policial de Necropsia, 10 para Técnico Policial de Necropsia e 5 para Perito Criminal.
O governador em exercício, Cláudio Castro, afirmou que os editais já foram aprovados pela Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) e que a aplicação das provas deve ocorrer no segundo semestre de 2021.
Embora membros do governo tenham declarado que os editais serão divulgados, gradativamente, até o mês de junho, a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra do Rio de Janeiro (Acadepol) trabalha para viabilizar a publicação do documento do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro ainda neste primeiro semestre.
De acordo com informações obtidas pela equipe de jornalismo do Estratégia, as empresas FGV, IDECAN, Cebraspe, Instituto AOCP, Instituto Selecon, IBFC e IBGP Concursos foram contatadas, pela Secretaria de Polícia Civil, para organizar o concurso.
De acordo com informações difundidas na internet, o Instituto Acesso pode ser o organizador da primeira fase do concurso para Delegado e o Instituto AOCP pode organizar os editais para os demais cargos.
Já em relação ao concurso da PMERJ, o decreto determinou o total de 700 vagas, distribuídas em 600 para Soldado e 100 para Oficial. É provável que a seleção para Oficiais seja realizada em breve. Isso porque o certame já foi aprovado pelo governo do estado e, atualmente, não há aprovados no último concurso na fila de convocação.
Além disso, o processo de definição da Fundação Getúlio Vargas (FGV) como banca organizadora do concurso já foi finalizado, o que reforça ainda mais a possibilidade de publicação do edital nos próximos meses.
O concurso para Soldado tem menor possibilidade de acontecer no curto prazo, visto que o governador em exercício planeja contratar os aprovados no certame ocorrido em 2014. Em fevereiro deste ano, 339 aprovados para Soldado foram convocados para o Curso de Formação Profissional (CFP).
Embora a probabilidade seja baixa, o governo do Rio de Janeiro já manifestou interesse em realizar o concurso para Soldado. O Coronel Rogério Figueiredo, secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, declarou que o governo poderá efetuar concursos anuais com 2 mil vagas.
O governador afastado, Wilson Witzel, declarou publicamente, em 2019, que um edital com 2 mil vagas para Soldado já havia sido aprovado pelo Cel. Márcio Basílio, subsecretário-geral da Polícia Militar, e que o documento seria publicado em 2020.
Concurso PC RJ | Concurso PMERJ
Com a aproximação das provas objetivas do concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nós,…
De acordo com Informações extraoficiais apuradas pelo Estratégia, o IBFC será a banca organizadora do…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
O concurso público BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) teve seu resultado preliminar…
Está na praça o concurso público da Prefeitura de Caraíbas, município da Bahia. O edital…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…