Declaração dos Direitos Humanos faz 73 anos
Celebrado em 10 de dezembro, o Dia dos Direitos Humanos, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), visou estabelecer normas e valores civilizatórios a serem seguidos por países democráticos comprometidos em promover a liberdade, igualdade, dignidade, paz e justiça para todos os seus cidadãos.
Em 1948, um documento foi elaborado por uma comissão especial formada por diversos agentes para transferir essa mobilização para o papel.
Assim nasceu a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que marcou a primeira vez que se reuniu valores e princípios fundamentais para alcançar a garantia dos direitos humanos em todos os países.
O que são os direitos humanos?
Segundo a ONU, direitos humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana“.
Quais são?
Ao todo, são 30 os pontos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cada um representa algo fundamental para que todo e qualquer ser humano tenha uma vida digna, priorizando o bem-estar social, a fraternidade, o respeito mútuo e a segurança de que todos, independentemente de raça, classe social, gênero ou orientação sexual devem possuir os mesmos direitos e deveres.
Quer estudar para Concursos de Direito?
O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.