Se você quer garantir a sua vaga no concurso da Secretaria de Fazendo do Estado do Acre, precisa encarar um extenso edital, com a cobrança de inúmeras matérias. Isso inclui a matéria de contabilidade geral, em que é exigido o conhecimento de diversas demonstrações contábeis (DCs), por isso reunimos aqui as principais informações sobre o assunto, neste estudo avançado das DCs para a SEFAZ AC.
O concurso da SEFAZ AC reserva aos candidatos o total de 164 vagas, sendo 48 vagas para o cargo de Auditor da Receita Estadual.
Para esse cargo, no núcleo de conhecimentos específicos, será cobrado o conhecimento de contabilidade geral e contabilidade de custos, em que consta a exigência do estudo das demonstrações contábeis.
Serão cobradas as seguintes demonstrações nesse concurso:
-Balanço patrimonial (BP)
-Demonstração do resultado do exercício (DRE)
-Demonstração dos fluxos de caixa (DFC)
-Demonstração do valor adicionado (DVA)
-Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
-Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
-Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)
Como preparamos um estudo avançado, não vamos tratar aqui das demonstrações que usualmente são mais estudadas pelos concurseiros, como o BP e a DRE.
Iremos além, e vamos abordar as demonstrações que geralmente ficam de lado na preparação, muitas vezes em função do tempo, em detrimento de outros assuntos.
Assim, iremos abordar aqui a DRA, a DMPL e a DVA.
Vamos começar!
Iniciamos o estudo das demonstrações contábeis para a SEFAZ AC pela Demonstração do Resultado Abrangente, que não é o assunto preferido das bancas nos concursos, mas quando é cobrada derruba muitos candidatos.
Para isso não acontecer com você, vamos abordar as principais informações.
A DRA, além de constar o resultado apresentado na Demonstração do Resultado do Exercício, evidencia também as alterações realizadas diretamente no patrimônio da entidade, que não tenham passado pelas contas de resultado.
Em outras palavras, existem valores que são reconhecidos diretamente no Patrimônio Líquido das entidades, sendo evidenciados como resultado abrangente.
Assim, o resultado abrangente do período apresentado nessa demonstração engloba o resultado do exercício somado ao resultado abrangente.
Como exemplo de resultado abrangente, a norma do Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC 26 cita as alterações ocorridas de conversão de demonstrações contábeis do exterior, bem como alterações na reserva de reavaliação.
Partindo para a próxima demonstração contábil a ser estudada nesta nossa análise avançada das DCs para a SEFAZ AC, vamos analisar agora a importância da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
Como o próprio nome já determina, a DMPL é responsável por evidenciar as alterações realizadas no Patrimônio Líquido da entidade em determinado período.
As mutações totais sofridas pelo patrimônio são impactadas pelo resultado do período, pelo resultado abrangente (conforme evidenciado na DRA analisada acima) e também pelas transações realizadas com os sócios.
As transações realizadas com os sócios são, por exemplo, aumento de capital social, quando os proprietários da entidade irão investir mais valores na empresa.
A norma CPC 26 determina que o patrimônio líquido deve ser composto das seguintes contas, sendo sua alteração evidenciada na DMPL:
-capital social;
-as reservas de capital;
-os ajustes de avaliação patrimonial;
-as reservas de lucros;
-as ações ou quotas em tesouraria;
-os prejuízos acumulados, se legalmente admitidos os lucros acumulados;
-demais contas exigidas pelos Pronunciamentos Técnicos.
A próxima e última demonstração a ser analisada neste estudo avançado das DCs para a SEFAZ AC é a DVA.
Essa demonstração tem norma própria (CPC 09) e é fundamentada em conceitos macroeconômicos, evidenciando a parcela que a entidade contribuiu para a formação do PIB.
A Demonstração do Valor Adicionado é responsável por evidenciar o quanto a organização agrega de valor nas suas atividades.
A agregação do valor ocorre, de forma resumida, pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos de terceiros.
Adicionalmente, deve ser evidenciado como a entidade irá distribuir a riqueza gerada pela entidade, como com pessoal e encargos, impostos e taxas, juros e aluguéis.
Os dados aqui utilizados são extraídos, em sua maioria, da Demonstração do Resultado do Exercício.
Finalizamos nosso estudo avançado das DCs para o concurso da SEFAZ AC.
É preciso muito treino para conseguir aprofundar o conhecimento das demonstrações contábeis até a data da prova que já se aproxima, pois existem muitos detalhes, além de muitas semelhanças e diferenças entre cada demonstração.
Por isso, você precisa fazer muitas questões focando principalmente na banca Cebraspe.
Não se esqueça que esse concurso é uma chance única de mudar de vida, então acelere sua preparação, com muito foco e concentração a cada dia de estudo.
Confie no seu potencial, concurseiro.
Bons estudos!
Confira aqui o curso que preparamos para você garantir a sua vaga no concurso da SEFAZ AC.
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Link do concurso:
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi escolhida como banca organizadora do concurso MP RJ (Ministério…
Foi publicado o extrato com a banca Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do concurso do…
Após as eleições municipais, novos concursos públicos para Prefeituras devem ser anunciados ou seguem em…
Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Nova Brasilândia,…
O resultado final do concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) se aproxima…
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – RJ teve a convocação…