Olá, pessoal.
Hoje vou contar como foi a minha trajetória de estudos até alcançar a aprovação no concurso da Procuradoria do Estado do Paraná – PGE/PR.
Comecei a estudar para concurso público no meu terceiro ano de faculdade. Queria diminui o meu tempo de estudos para concurso após a minha formatura, esse era o objetivo. A minha primeira atitude foi me matricular em um cursinho intensivo para começar a preparar o meu material de aprovação (o famoso caderno do concurseiro). Passei um ano acompanhando as aulas do cursinho, anotando os apontamentos dos professores, estudando por livros específicos para concursos (livros esquematizados) e grifando as partes mais importantes e os principais conceitos.
Depois de um ano de estudos e já no último ano de faculdade, decidi me inscrever para fazer provas de concursos. O meu sonho era Advocacia pública. Porém, enquanto o concurso não saía, me inscrevi no concurso da Defensoria Pública do Amazonas. Fui aprovada na primeira fase e iniciei a minha estratégia de estudos para a etapa seguinte.
Ocorre que, nesse meio tempo, o concurso foi anulado por suspeita de fraude. Fiquei bem triste, mas não tinha tempo para lamentações, já que a prova da Procuradoria do Estado do Mato Grosso se aproximava e eu não tinha focado nesse edital por conta dos estudos para a prova subjetiva da DPE/AM.
Resultado: não passei na primeira fase da PGE/MT. A nota de corte da primeira fase foi 73 pontos e eu havia feito 71. Dessa vez eu não fiquei triste, mas sim arrasada com o resultado e com o meu desempenho, afinal, o meu sonho era a carreira da Advocacia Pública. Entre lágrimas e lamentações, cheguei a uma importante conclusão: o edital de um concurso precisa ser analisado e estudado pelo aluno. Não subestime o poder do estudo da legislação específica estadual. O estudo dessas leis não deve ser prioridade, mas também não deve ser deixado de lado. Você pode garantir preciosos pontos para chegar na segunda fase.
Pois bem, três dias após a divulgação do resultado da primeira fase da PGE/MT, foi publicado o edital da PGE/PR. Imprimi o edital, analisei o conteúdo programático e tomei a seguinte decisão: esse vai ser o último concurso que irei fazer! Depois desse comprometimento pessoal, iniciei uma estratégia de estudos de guerrilha, como estudo da lei seca à exaustão, jurisprudência, resolução de questões (INFINITAS) e o estudo dos grifos dos meus livros esquematizados (lembram que estudava grifando os livros no meu primeiro ano de estudos?). Além disso, analisei a vida acadêmica e profissional de todos os membros da banca examinadora – já que a primeira fase do concurso seria no mesmo dia da segunda fase – e estudei os artigos por ele publicados, os livros e as causas em que eles estavam atuando na Procuradoria (notem que, realmente, a estratégia de estudos foi de guerrilha rsrs).
Resultado: fui aprovada na PGE/PR aos 22 anos, ou seja, no meu último ano de faculdade, mas ainda não havia formado. Para conseguir tomar posse no cargo, solicitei o adiantamento da colação de grau, o que foi deferido pela Coordenação do Curso de Direito. Viva. Estava feliz da vida. Realizei o meu sonho.
Essa foi a minha trajetória de estudos para concurso, pessoal. As principais lições que aprendi nesse caminho – e que quero passar para vocês como forma de incentivo – são:
1- O sucesso não é sobre ter sorte, mas sim sobre seguir um bom plano.
2- A estratégia de estudos é o que diferencia os sortudos daqueles comprometidos, focados.
3- Decida qual o concurso você quer passar e elabore uma estratégia de estudos, um plano de ação, desenvolva técnicas de produtividade e eliminação das intercorrências. A melhor maneira de se manter motivado e focado durante a preparação é ter uma razão forte suficiente, por isso a importância da decisão e do comprometimento com a pessoa mas importante da sua vida: VOCÊ.
4- A excelência é alcançada com prática.
5- A prioridade é manter as prioridades em primeiro lugar.
6- Existem fatores que fazem a diferença para ter sucesso a longo prazo.
Espero que essas lições possam ajudá-los a alcançar mais rápido o SONHO da aprovação.
Desejo-lhes um estudo de alta performance e uma vida extraordinária, tanto no percurso, quanto após a aprovação.
Contem comigo para o que precisarem!
Abraços.
Juliana Lira
Coach do Estratégia
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…