A carreira militar é cobiçada pelos concurseiros. Quando pensamos no cargo de bombeiro, a intensidade é mais forte ainda. Normalmente, os meninos têm o sonho de ingressar na carreira, desde novinhos. Inspirados nessa paixão, hoje vamos falar sobre o curso de formação dos bombeiros.
O artigo de hoje é exclusivo e especial para quem sonha em seguir a carreira. Se você deseja se tornar policial ou ingressar nas Forças Armadas, pode aproveitar algumas das informações que vamos compartilhar aqui também. Veja o roteiro de hoje:
Não há pré-requisitos para a leitura do artigo. Assim, mesmo que você esteja começando agora os estudos, poderá lê-lo sem grandes dificuldades. Nós sempre “damos uma mãozinha” aos concurseiros.
Atendendo a pedidos, elaboramos mais um artigo em formato reduzido, a fim de que você tenha bastante informação em pouquíssimo tempo. Para quem vai ficar conosco, vamos começar agora.
Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos
O curso é um treinamento antes de os bombeiros iniciarem as suas atividades propriamente ditas. Geralmente, as aulas são ministradas em uma unidade de ensino vinculada à corporação.
Ex: Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (RJ), Academia de Bombeiro Militar (RS) etc.
Deverão ingressar no curso de formação dos bombeiros todos os candidatos aprovados e aptos no concurso público da carreira. Dessa forma, quem não passou no concurso não faz o treinamento.
Momento Curiosidade: Existem 2 categorias de bombeiros: civil e militar. Em todos os trechos deste artigo, estaremos falando do bombeiro militar. Como não queremos gastar muitas palavras com a diferença (afinal, a nossa publicação é reduzida), preparamos uma figurinha só para ilustrar.
Agora que você já mergulhou no universo dos bombeiros, vamos falar do que interessa: o curso de formação em si. Inicialmente, vale ressaltar que as informações são variáveis de acordo com as normas da corporação. Dessa forma, você terá diferentes visões a respeito do assunto.
O treinamento pode variar de 6 meses até 2 anos. Em alguns casos, a pessoa inicia a formação como soldado e depois realiza um novo curso com atividades específicas da rotina de bombeiro militar, como se fossem fases distintas.
Normalmente, o curso é realizado em tempo integral, já que as atividades da profissão de bombeiro militar requerem bastante atenção e foco. Diante da sua natureza, não há possibilidade de ser realizado de maneira remota.
Por outro lado, a quantidade de horas-aula é bem discrepante: pode variar de 1500 a quase 5000.
O treinamento é organizado em disciplinas teóricas e práticas, assim como uma mini faculdade, uma preparação para concursos etc. A maioria delas é focada nas possíveis áreas de atuação que a carreira exige. Há cursos de formação bem completos, que chegam a conter mais de 80 disciplinas.
Embora não haja uma uniformidade em suas nomenclaturas, os tópicos mais comuns cobertos pelas disciplinas são:
O curso de formação também possui avaliação, como em qualquer treinamento. Destaca-se que as pontuações obtidas em cada disciplina podem ser determinantes para decidir em qual área o futuro bombeiro militar deverá atuar.
Por exemplo, um aluno que tirou nota 10 na disciplina BREC e nota 8 na disciplina APH provavelmente irá integrar equipes que trabalham em grandes desastres.
As corporações possuem alto grau de organização, especialmente em relação a documentos. Normalmente, os cursos de formação contam com manuais de apoio para os futuros bombeiros militares. Só para ilustrar, seguem alguns exemplos:
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (CBMMS). Manual do Aluno Bombeiro Militar para os Cursos de Ingresso na Corporação. Campo Grande: Academia de Bombeiros Militar, 2021. Disponível em: https://www.bombeiros.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/MANUAL-DO-ALUNO-2021-ABM-CBMMS.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (CBMES). Normas Gerais de Ensino. Serra: Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros, 2018. Disponível em: https://cb.es.gov.br/Media/CBMES/PDF’s/Legislacao/475-R%20Anexo%20NGE.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.
Em suma, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais o curso de formação dos bombeiros no artigo de hoje. Se você tem o sonho de ingressar na carreira, não deixe de salvá-lo para rever futuramente.
Se você precisa de conteúdo, lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.
Por fim, não se esqueça também de fazer muitas questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.
Bons estudos e até a próxima!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.
O concurso público BANESE (Banco do Estado de Sergipe) teve seu edital publicado com 55 vagas…
Neste artigo você encontrará um resumo das modalidades de documentos psicológicos Relatórios Psicológico e Multiprofissional,…
A Prefeitura de Taubaté, em São Paulo, anunciou a suspensão das incrições do edital 4…
A Prefeitura de São João do Piauí reabriu as inscrições do edital de concurso público,…
Estão suspensas as atividades do concurso CISNORJE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Macro…
No estado de Piauí, a Prefeitura de São João do Piauí teve seu concurso público retomado.…