Olá concurseiros e concurseiras!
É um enorme prazer estar aqui. Meu nome é Herbert Almeida, sou Auditor de Controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e, como vocês, concurseiro também. Recebi o convite do professor Ricardo Vale para integrar esta seleta equipe de professores do Estratégia Concursos. Desempenho, ainda, atividade como professor das disciplinas de Administração Geral e Pública e Administração Financeira e Orçamentária do Tecconcursos.
Na busca pelo meu sonhado cargo público, passei por algumas reprovações, algo que me vez pensar um pouco a minha metodologia. Passei a buscar materiais com mais qualidade, específicos e totalmente direcionados para o cargo que eu desejava. Com isso, obtive dois grandes resultados: 1º lugar para Analista Judiciário do TRT/23ª Região/2011 e 1º lugar para Auditor de Controle Externo do TCE-ES/2013.
Ingressei na carreira pública como militar do Exército Brasileiro, desenvolvendo atividades de pregoeiro, gestor financeiro, responsável pela Conformidade de Registros de Gestão, entre outras funções que exigiram conhecimentos sobre Administração Geral e Público e Administração Financeira e Orçamentária.
Chega de papo, vamos ao nosso curso.
Já está no ar o Curso de Gestão das Organizações para o MPU – Cargo 7. Serão 5 (cinco) aulas, sendo uma demonstrativa. A última aula será postada até o dia 23 de setembro, deixando um bom tempo para você fazer as revisões finais. Ademais, resolveremos centenas de questões do Cespe/Unb, possibilitando que o aluno chegue bem familiarizado para o dia da prova. Por fim, lembro que esta disciplina pode ser objeto de questão discursiva. Com isso, pretendo passar o máximo de informações possíveis e apresentar alguns exemplos de questões discursivas, permitindo que você direcione a sua preparação para as situações mais difíceis que poderão vir no certame.
Na aula demonstrativa, que já está no ar, você encontrará questões resolvidas como estas:
(CESPE – Administrador/Correios/2011) – O PDCA é uma ferramenta de qualidade que representa um conjunto de ações de melhoria contínua nos processos organizacionais.
Comentário: o PDCA [Plan (planejamento), Do (execução), Check (verificação) e Act (agir corretivamente)], constitui um ciclo de contínuo aperfeiçoamento em busca da melhoria contínua, consolidando o aprimoramento e a padronização de práticas.
Gabarito: correta.
(CESPE – Analista/TRT-RJ/2008 – com adaptações) Julgue o item a seguir no que se refere à gestão de resultados na produção de serviços públicos:
Os indicadores utilizados na gestão pública por resultados têm como finalidade exclusiva o monitoramento do atingimento dos resultados propostos em seus objetivos.
Comentário: os indicadores podem ser utilizados para predizer o desempenho (indicadores de tendência) e para avaliar os resultados alcançados (indicadores de resultado). Além disso, Maria das Graças Rua cita as seguintes finalidades para os indicadores:
• internalizar na organização pública as necessidades e expectativas dos clientes;
• possibilitar o estabelecimento e desdobramento das metas de uma intervenção;
• embasar a análise crítica dos resultados da intervenção e do processo de tomada de decisão;
• contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais;
• facilitar o planejamento e o controle do desempenho, pelo estabelecimento de métricas-padrão e pela apuração dos desvios ocorridos com os indicadores; e
• viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização em intervenções diversificadas.
Logo, monitorar o atingimento de resultados propostos em seus objetivos não é a única finalidade dos indicadores utilizados na gestão por resultados.
Gabarito: errada.
(CESPE – Analista Judiciário/TRT 10/2013) Acerca de noções de administração, julgue o item a seguir.
As medidas objetivas, tais como índices de produtividade, questionários de percepção e indicadores referentes a resultados quantitativos, constituem as principais métricas de avaliação de desempenho nas organizações, pois eliminam a subjetividade.
Comentário: por mais bem elaborado que seja o instrumento de avaliação, jamais conseguiremos eliminar 100% a subjetividade. Com os mesmos indicadores e questionários, um sujeito pode entender que o desempenho foi satisfatório e o outro entender que foi insuficiente. A ideia dos indicadores é diminuir ao mínimo a subjetividade, mas não há como eliminá-la.
Gabarito: errada.
(CESPE – Analista/INSS/2008) De acordo com dados do IBGE, 6,4% da população tem, hoje, 65 anos de idade ou mais e, em 2050, essa parcela corresponderá a 18,8% da população. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.
Para se detectarem as causas do problema e se estabelecer uma relação de causa e efeito do desequilíbrio da previdência social, é recomendada a utilização da técnica GUT.
Comentário: a relação de causa e efeito pode ser expressa pelo diagrama de espinha de peixe. O método de GUT (gravidade, urgência e tendência) é uma ferramenta de auxílio na priorização de ações, utilizada especialmente quando elas não apresentam dados quantificáveis.
Gabarito: errada.
Aguardo vocês para nossa Aula 01, que será lançada segunda-feira (dia 26/08). Juntos, vamos firmar uma parceira que vai levá-lo à aprovação.
Abraços e bons estudos!
Prof. Herbert Almeida.
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…
Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…
Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…
Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…
Está oficialmente formada a comissão que comporá o novo certame para o concurso público do…