Estamos aqui hoje para apresentar o nosso Curso Discursivas de Direito Eleitoral para o TRE-MG, para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, com foco na banca CONSUPLAN. Trata-se de um curso totalmente focado no edital nº 01/2014, divulgado em 18.11.2014 do DOU e voltado para as questões discursivas da prova.
Segundo o edital a prova discursiva abrangerá 2 questões. Cada uma delas será de 10 a 15 linhas cada uma delas valendo 5,00 pontos, num total de 10,00 pontos.
Os assuntos que poderão ser objeto de cobrança versarão sobre Direito Eleitoral, Direito Constitucional ou Direito Administrativo.
Com esta prova a banca pretende avaliar:
A) O conteúdo e conhecimento do tema;
B) A capacidade de expressão na modalidade escrita;
C) Uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
O nosso curso, embora seja voltado para a disciplina de Direito Eleitoral, abrangerá também assuntos de Direito Constitucional, notadamente aqueles relacionados com ramo eleitoral, tais como Direitos de Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos.
É importante, desde logo, deixar claro que nosso curso não se destina ao estudo teórico das disciplinas, mas ao desenvolvimento e aprimoramento da redação de discursivas, bem como, o trato de assuntos centrais da matéria, que poderão ser objeto de prova. Deste modo, vamos tratar sim de alguns pontos específicos de Direito Eleitoral, voltado para a redação de questões.
Em razão disso, nosso curso iniciará somente em meados de dezembro, justamente para que vocês já tenham estudado, ao menos, os tópicos iniciais de Direito Eleitoral.
LEMBRO A TODOS QUE O CURSO SERÁ LIMITADO A 30 VAGAS. É IMPORTANTE SE AGILIZAR, CASO HAJA INTERESSE.
Ao longo do curso faremos a correção individual e pessoal de 3 redações, oportunidade em que traremos uma sugestão de correção conforme critérios definidos no edital.
O edital do nosso concurso é claro quanto aos critérios de correção. São dois os aspectos mencionados pela banca:
(i) Aspectos macroestruturais.
Se o aluno observar todos os critérios macroestruturais previstos no edital acima de forma adequada somará 5,00 pontos, o máximo previsto por questão. Superados os aspectos macroestruturais, serão avaliados aspectos microestruturais.
(ii) Aspectos microestruturais. O edital elenca uma série de erros denominados de “microestruturais”. Cada vez que vocês incorrer em uma das hipóteses elencadas, haverá a subtração de 0,50 ponto.
Por exemplo, se você obtiver 4,00 nos aspectos macroestruturais e incorrer em duas das situações previstas quanto aos aspectos microestruturais terá descontado 1,00 ponto (2 x 0,50). Logo a sua nota final será 3,00 (4,00 – 1,00).
Deste modo, nosso curso adotará a premissa prevista em edital. As aulas serão estruturadas do seguinte modo: aspectos de conteúdo e aspectos de linguagem.
Em relação aos ASPECTOS DE CONTEÚDO, além das propostas traremos, algumas orientações em relação aos assuntos importantes do conteúdo da matéria e que podem ser alvo de questões no dia da prova.
Evidentemente que a pretensão deste curso não é o preparo teórico, muito menos fornecer substrato para as questões objetivas. Vamos prepará-los para, com o substrato teórico que vocês agregaram durantes seus estudos, responder com tranquilidade as questões discursivas.
De todo modo, trataremos de assuntos centrais da matéria, abordaremos os principais assuntos de conhecimentos específicos, especialmente de Direito Eleitoral, que servirão de substrato para a resolução das questões discursivas.
Quanto aos ASPECTOS DE LINGUAGEM vamos tecer algumas orientações de estrutura e de escrita, com o objetivo de facilitar o estudo de vocês.
As propostas serão apresentadas nas seguintes datas:
Módulo I – 15.12.2014
Módulo II – 05.01.2015
Módulo III – 19.01.2015.
Em cada módulo vocês receberam 4 propostas de questões discursivas. Nos três dias seguintes receberemos as questões para correção, que serão pessoalmente corrigidas (seja na parte do conteúdo teórico, seja na parte relativa à linguagem). Após a correção, aplicaremos os critérios de pontuação e lançaremos uma sugestão de nota.
Além disso, traremos pontualmente orientações pessoais quanto à escrita e quanto ao conteúdo, quando necessário.
Vocês encaminharão as respostas pelo sistema do site, devendo encaminhá-las exclusivamente no formato Microsoft Word (.doc e .docx), sob pena de não ter corrigida a redação.
No dia seguinte ao término do prazo para envio da dissertações publicaremos a aula propriamente, que observará as datas a seguir:
Aula 01 – 19.12.2014
Aula 02 – 09.01.2015
Aula 03 – 23.01.2015.
Essas aulas consistirão na análise de conteúdo das propostas apresentadas. Além de trazermos substrato teórico para a resolução das questões, nós disponibilizaremos uma sugestão de resposta para cada uma das quatro propostas apresentadas anteriormente.
Além disso, haverá, ainda, sugestões e orientações de escrita e de estruturação das questões discursivas.
Reitero novamente: por questões de organização e devido ao atendimento pessoalizado que esse tipo de Curso exige nossas VAGAS SÃO LIMITADAS A 30 ALUNOS. Portanto, se houver interesse inscreva-se no curso.
Caso se interesse veja nossa aula demonstrativa no link abaixo:
Um forte abraço e bons estudos a todos!
Ricardo Torques
Atenção, Coruja! A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) consta…
Iniciais de até R$ 12, 8 mil! Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU),…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…