Artigo

Criação de Cargos na Justiça Eleitoral – Notícias

Queridos amigos,

Acabo de chegar de uma encontro de servidores e escrevo, rapidamente, para passar uma excelente informação para todos aqueles que desejam ingressar em algum dos Tribunais Regionais Eleitorais do nosso país.

A Presidente do TSE, Ministra Carmem Lúcia, enviou ao Conselho Nacional de Justiça, para posterior encaminhamento ao Congresso Nacional, Projeto de Lei criando vários cargos na Justiça Eleitoral. No total, são 166 cargos de analista Judiciário e 166 de Técnico Judiciário para as Zonas Eleitorais criadas após a Lei n.º 10.824/2004.

Para vocês terem uma idéia, serão 33 cargos de analistas e a mesma quantidade de Técnicos Judiciários para o TRE/SP e 14 cargos de analistas judiciários e igual quantidade de técnicos judiciários para o TRE/RJ.

Para terem acesso ao quadro total de cargos a serem criados e ao PL, acesse o link:

http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-criacao-de-cargos-efetivos-e-de-funcoes-comissionadas-para-zonas-eleitorais

Outra informação importante, é quanto a criação de novos cargos além dos já mencionados acima para atender ao crescente aumento de demanda da Justiça Eleitoral.

O TSE realiza, em âmbito nacional, um estudo para a adequação da quantidade de servidores ao crescente aumento da demanda dos serviços da Justiça Eleitoral. Nesse sentido e conforme informação repassada pelo Secretário de Gestão de Pessoas do TRE/BA no encontro de servidores realizado nos dias 11 e 12/06/12, foi proposto ao TSE a criação de 600 novos cargos para o TRE/BA entre técnicos e analistas. Foi citado, ainda, que, desses 600 cargos, cerca de 280 cargos seriam para a capital, dos quais cerca de 170 para técnicos e 110 para analistas das diversas áreas (judiciária, administrativa, contadores, médicos etc). Esse estudo do TSE ainda não está concluído, mas imaginem e façam uma projeção a nível nacional, principalmente considerando os maiores estados do país, de quantos cargos serão criados em outros Estados da federação.

Desse modo, não resta outra solução senão estudar desde já de modo a assegurar, de modo imediato, uma das 166 vagas de analistas e técnicos e, num segundo momento, continuar a marcha rumo às demais vagas eventualmente criadas. Acrescentem-se, ainda, os cargos decorrentes de aposentadorias e vacâncias.

Fiquem atentos, ainda, porque tramita no congresso o PL 6613/2009, que prevê remunerações iniciais em torno de R$ 7.000,00 para técnicos e em torno de R$ 10.200,00 para analistas judiciários (esses valores sem o auxílio-alimentação e sem o acréscimo decorrente de pós-graduação).

No momento, existem pelo menos dois concursos autorizados (TRE/MG e TRE/RJ). Caso esses cargos sejam criados no prazo de validade do concurso, certamente os TRE mencionados buscarão aproveitar os aprovados nos citados certames.

Com o objetivo de preparar os nossos alunos para o concurso do TRE/RJ, estou preparando um curso referente ao seu Regimento Interno.

Confiram no link abaixo a aula demonstrativa.

http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/641/regimento-interno-do-trerj.html

O segredo do sucesso no concurso está no estudo contínuo e perseverante, caindo, às vezes, mas levantando sempre e continuando firme rumo ao objetivo!

Forte abraço e bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.