CPCs PARA CONCURSOS: COMO MELHORAR OS ESTUDOS?
CPCs para concursos! Olá, meus amigos concurseiros. Tudo bem com vocês? Aqui é professor Julio Cardozo, professor de Contabilidade do Estratégia Concursos e é uma grande satisfação poder escrever-lhes mais uma vez.O objetivo deste artigo é falar um pouco sobre Pronunciamentos Contábeis (CPCs), visando melhorar nossa preparação para concursos públicos. Se sua meta é ser aprovado em certames alto nível, como por exemplo, concursos das áreas Fiscal (AFRFB, ICMS, ISS), área de Controle e Gestão (TCU, Tribunais de Contas Estaduais, Municipais e dos Munícipios, Controladorias) e concursos para Contador, você precisar estudar com afinco os principais pronunciamentos contábeis.
Neste artigo, iremos apresentar dicas importantes, para que você possa ter um melhor rendimento nos estudos dos CPCs para concursos públicos e, por consequência, um melhor desempenho em provas. As dicas que serão apresentadas são úteis para estudantes de todos os níveis, ou seja, aqueles que ainda estão começando a ter contato com a Contabilidade, mas também para estudantes mais avançados.
Importância dos CPCs para concursos públicos
Amigos, os Pronunciamentos Técnicos têm se destacado em concursos públicos. Quando começaram a serem cobrados em provas, eram restritos a certames que exigiam a disciplina de Contabilidade Avançada. Hoje em dia, isso mudou radicalmente e há cobrança de CPCs em provas de Contabilidade Básica, Geral, Avançada e, até mesmo, em editais que não exigem explicitamente esse conteúdo. O nível e modo de cobrança, os pronunciamentos exigidos variam de acordo com o cargo, banca, mas é praticamente impossível encontrar uma prova de Contabilidade para concursos que não haja cobrança de CPCs. Desse modo, nossa primeira dica é:
NÃO DEIXE DE ESTUDAR CPCs PARA CONCURSOS PÚBLICOS
Quais CPCs são considerados mais importantes para concursos?
Atualmente, temos 47 Pronunciamentos Técnicos (CPCs) emitidos. Os temas são diversos e se fôssemos estudar diretamente todo esse conteúdo, teríamos mais de 2500 páginas que deveríamos examinar. Temos que estudar com eficiência, pensando na relação custo-benefício de cada conteúdo, visto que a quantidade de assuntos que precisam ser aprendidos é imensa. Aqui fica a nossa segunda dica:
NÃO ESTUDE TODOS OS CPCs
Separamos para vocês a lista de CPCs mais importantes para concursos, vejam:
- CPC 00-Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro: Amigos, o CPC 00 é pronunciamento mais cobrado, inclusive, dentro dos conteúdos básicos de Contabilidade. Vale lembrar que esse CPC ganha muita força com a revogação da Resolução CFC nº 750/93 que tratava dos Princípios de Contabilidade e deverá ser ainda mais cobrado.
- CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos
- CPC 02 – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis
- CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa
- CPC 04 – Ativo Intangível
- CPC 06 – Operações de Arrendamento Mercantil
- CPC 07 – Subvenção e Assistência Governamentais
- CPC 08 – Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários
- CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
- CPC 12-Ajuste a Valor Presente
- CPC 15 – Combinação de Negócios
- CPC 16 – Estoques
- CPC 18-Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto
- CPC 20 – Custos de Empréstimos
- CPC 23-Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erros
- CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
- CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis
- CPC 27 – Ativo Imobilizado
- CPC 28 – Propriedade para Investimento
- CPC 30 – Receitas
- CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada
- CPC 36 – Demonstrações Consolidadas
- CPC 38-Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração
Como estudar CPCs para concursos?
Para quem não sabe, todos os CPCs estão disponíveis para download na página do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Então é só ir lá baixar tudo e começar a leitura, não é mesmo? NÃO MESMO!
Amigos, não podemos iniciar o estudo dos CPCs para concursos lendo diretamente os pronunciamentos. Alguns são extensos demais, algumas traduções deixam um pouco a desejar e a leitura não é de simples compreensão. Ademais, grande parte dos CPCs representam conteúdos que não são relevantes PARA CONCURSOS PÚBLICOS.
Nesse ponto, gostaríamos de oferecer a nossa ajuda! Preparamos um Curso Regular somente sobre CPCs para concursos. O link para conhecê-lo está aqui, mas falaremos sobre isso com mais detalhes adiante.
A terceira dica é a seguinte:
NÃO INICIE O ESTUDO DOS CPCs PARA CONCURSOS PELA NORMA “SECA”
Importância da Matemática Financeira
Amigos, alguns tópicos da Matemática Financeira são de vital importância para entendimento de alguns CPCs para concursos, e, por consequência, para resolução de questões.
Em pronunciamentos como o CPC 01, CPC 06, CPC 08, CPC 12, CPC 38, você precisará ter o domínio dos seguintes conteúdos estudados em Matemática Financeira:
- Cálculo de Valor Presente e Valor Futuro;
- Taxa Interna de Retorno (TIR);
- Taxas Nominal e Efetiva de Juros;
- Valor presente de séries de pagamento;
Um dos CPCs que tem sido bastante cobrado em provas é o CPC 08 – Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários. Para resolução de questões sobre o tema, é fundamental que saibamos a diferença entre a taxa nominal e efetiva de juros em operações de empréstimos, além da apropriação periódica de juros.
Sempre respondemos dúvidas de alunos que têm dificuldades de entender algumas contabilizações e lançamentos apresentados nos CPCs por não entenderem os conceitos da Matemática Financeira, então a quarta dica é a seguinte:
ESTUDE MATEMÁTICA FINANCEIRA!
A contabilização inicial e subsequente de elementos patrimoniais
Amigos, esse é um tema chave e sempre está entre os assuntos mais cobrados. Temos CPCs que falam de Estoques, Ativo Imobilizado, Ativo Intangível, Ativo Não Circulante Mantido para venda, Arrendamento Mercantil, Empréstimos e Financiamentos, isto é, os mais diversos elementos patrimoniais. Porém, há uma preocupação dos pronunciamentos sobre como cada um desses elementos será registrado nas demonstrações contábeis:
- Como o estoque deve ser contabilizado? O que é deve ser adicionado ao seu custo? Haverá variações no futuro?
- Como é feita a contabilização de um Ativo Imobilizado? O que é deve ser adicionado ao seu custo? Haverá variações no futuro?(Percebam que há os questionamentos se repetem e assim ocorre para outros assuntos!)
- Como é o reconhecimento inicial de um empréstimo? E de um Ativo Intangível? Quais gastos devem ser tratados como despesas? Quais devem ser ativados?
Seu aprendizado sobre CPCs para concursos irá melhorar, sem dúvidas, se você der atenção especial à contabilização e reconhecimentos de elementos patrimoniais, o que nos leva à quinta dica:
ESTUDE AS CONTABILIZAÇÕES DOS ELEMENTOS PATRIMONIAIS APRESENTADAS NOS CPCs
Resolução de Exercícios
Como qualquer tema que deva ser bem estudado, a resolução de exercícios é fundamental para o aprendizado dos CPCs para concursos públicos. O concurseiro que leva a sério seus estudos e que realmente está na briga por uma vaga, já sabe disso. Precisamos conhecer o estilo de cobrança da nossa banca e treinar muito! Começando como exercícios de fixação, para fortalecer os conceitos iniciais, e aumentando gradativamente o grau de complexidade, até chegarmos àquelas questões nível NASA, como por exemplo, algumas apresentadas pela FGV, que, na minha humilde opinião, é a banca que apresenta as questões mais complexas sobre CPCs para concursos.
Mas nada que com muito treinamento e dedicação, não consigamos superar. Também queremos destacar que algumas questões são “MULTI-CPC”, isto é, há cobrança de mais de um pronunciamento em uma mesma questão. E tenho certeza que essa será uma tendência, meus amigos: uma única questão abordando Valor Recuperável e Custo de Imobilizado, Políticas Contábeis e Arrendamento Mercantil, por ai vai! As possibilidades são muitas
Assim, chegamos à sexta dica:
RESOLVA MUITOS EXERCÍCIOS!
Não devemos focar apenas na quantidade, mas na qualidade dos exercícios, ok?
Como baixar os CPCs para concursos?
Pessoal, se depois de todas essas etapas, o seu concurso não estiver tão próximo e você estiver bem nas outras matérias que você deve estudar, pode ser bom baixar os CPCs para e pegar a norma “seca”. É só clicar aqui que você será direcionado para a página do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e poderá efetuar o download gratuito dos CPCs que te interessarem. Essa leitura é feita apenas para complementar o estudo; você já terá uma boa base e as coisas ficarão mais fáceis de entender e terá condições dar uma boa filtrada no que é relevante ou não. Apenas destaco que, na minha humilde opinião, essa leitura complementar apresenta uma relação custo-benefício baixa, mas pode ser útil também.
Sétima dica:
LEIA OS CPCs COMO FORMA DE COMPLEMENTAR OS ESTUDOS.
Como nossa equipe pode te ajudar?
Amigos, sem demagogia, encarar esses pronunciamentos sem ajuda é perda de tempo e nossa equipe pode te apoiar.
Inclusive, nossos amigos Gabriel Rabelo e Luciano Rosa já publicaram um livro sobre os CPCs para concursos; uma obra pioneira e que hoje já está esgotada, mas seu conteúdo foi atualizado, complementado e trazido para o nosso Curso Regular de CPCs para concursos. São mais de 20 aulas tratando especificamente dos pronunciamentos mais importantes para concursos, com exemplos de contabilizações, questões atualizadas de diversas bancas, explicações detalhadas dos principais pontos dos CPCs mais importantes. Inclusive, já temos questões “MULTI-CPCs” no nosso curso, isto é, aquelas questões que combinam a cobrança de CPCs.
Além disso, temos também muitos Mapas Mentais que vão te ajudar muito na retenção e revisão dos conteúdos. Vejam algumas avaliações dos nossos alunos:
- “Excelente iniciativa dos professores Gabriel, Luciano e Júlio, que sempre se preocupam em trazer novas formas de apresentar uma Contabilidade menos pesada. Não existe nada igual no mercado hoje. Curso recomendadíssimo! ”
- “Material de excelente qualidade, bem didático. ”
- “Parabéns ao grupo de professores pelo trabalho rico em detalhes importantes, preparado com visão de provas, bastante didático e ilustrativo. “
- “CURSO FANTASTICO. ESTÃO DE PARABÉNS. ”
Finalizando
Se você quiser estudar conosco, é só clicar aqui que você será direcionado para a página do nosso curso Regular de CPCs para concursos. Além disso, estamos com um projeto em andamento em nossas redes sociais, chamado “Está no CPCs”. Fazemos postagens sobre pontos relevantes dos diversos pronunciamentos, com exemplos de contabilizações e muito mais. Somente conteúdos relevantes.
Meu perfil no Facebook: Professor Julio Cardozo
Meus amigos, ficamos por aqui. Esse artigo surgiu após inúmeros pedidos de concurseiros, que nos perguntam como estudar CPCs para concurso públicos e tenho certeza que, seguindo essas dicas, você irá estudar com maior eficiência e melhorará seu desempenho em provas. Um forte abraço!