Correção no texto anterior e mais uma questão para o TCU
No artigo anterior, disse que a data limite para a colocação da aula demonstrativa de Auditoria para a Receita Federal seria o dia 06 de outubro que, como sabemos, já passou.
Aproveito o momento para corrigir a informação: até, no máximo, 06 de novembro.
Para não ficar só nisso, vamos comentar mais uma questão do CESPE, dessa vez sobre procedimentos de auditoria. Questão simples, na véspera da prova.
(PM-Rio Branco/Contador/2007/CESPE) Para avaliar a eficácia da configuração ou da operação de controles internos, a evidência obtida indiretamente, pela formulação de perguntas, fornece mais segurança que a obtida diretamente, por meio de observação pelo auditor.
Resolução:
A questão afirma que as informações baseadas em entrevistas são mais confiáveis que as observadas diretamente pelo auditor, o que podemos concluir como incorreta.
Como sabemos, as entrevistas podem envolver vários pontos de vista, opiniões distintas sobre o mesmo objeto, meias verdades, e assim por diante. O ideal é que fosse possível corroborar as informações obtidas nas entrevistas por meio de outras técnicas de auditoria, como por exemplo, a própria observação, que fornece uma informação direta ao auditor.
Para alguns autores, a observação é considerada técnica indispensável em uma auditoria.
Gabarito: ERRADO.
Correção feita, questão resolvida, um abraço, e boa prova.
Claudenir