Depois de mais de 10 anos, a Biologia voltou a dar o ar da graça na prova do concurso para Aluno Oficial da Polícia Militar de São Paulo. Com um edital seco e bastante simplificado, dando a entender que o foco das questões seria genética e biologia celular, a prova, de certa forma, surpreendeu pedindo uma questão de botânica, uma de zoologia e uma de fisiologia animal, além da esperada questão de genética.
Vamos dar uma olhada nestas questões?
73.Nos gatos, a cor da pelagem preta, laranja ou preta e laranja é devida aos alelos XA (cor preta) e Xa (cor laranja). Assim como nos humanos, a determinação do sexo nos gatos é devida aos cromossomos sexuais X e Y. Considerando somente esses alelos, gatos machos apresentam coloração preta ou laranja, mas gatos que apresentam uma anomalia genética, igual à síndrome de Klinefelter nos humanos, apresentam cor da pelagem preta e laranja, quando seu genótipo é
(A) XAXAY.
(B) XAXaY.
(C) XaXaYA.
(D) XAYY.
(E) XaYAYA.
A questão fala de um fenômeno chamado codominância, semelhante ao que ocorre com a determinação genética do sangue humano (sistema ABO). Neste caso, alelos diferentes de um mesmo gene são expressos igualmente, gerando uma mistura dos fenótipos. No caso narrado, os alelos estão presentes no cromossomo X, o qual, nos gatos, ocorre em homozigose nas fêmeas, da mesma forma que nos humanos (XX determina o sexo feminino e XY determina o sexo masculino). A questão relata que gatos machos com alguma anomalia genética, semelhante à síndrome de Klinefelter, gera machos com pelagem preta e laranja. Mesmo sem saber como essa síndrome é gerada geneticamente, podemos inferir que para que o fenótipo deste macho anômalo seja pelagem preta e laranja, ele tem que apresentar os dois alelos A e a. Com essa informação, exclusivamente, já conseguimos matar a questão, observando a alternativa B. Ademais, a síndrome, é gerada pela formação de zigotos que apresentam um cromossomo X a mais. Com essa informação, mesmo sem o aluno saber o que é codominância, ele já eliminaria duas alternativas (D e E). Nível desta questão? Faaaaacil.
74. Aproximadamente, 30% da área do município de São Paulo são cobertos por remanescentes de Mata Atlântica, representados em verde na figura a seguir.
(Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Arte UOL. Adaptado)
Nesses remanescentes, ainda hoje, é possível identificar novas espécies, como a descoberta de um novo tipo de canela-sassafrás (Ocotea koscinskii, Baitello&Brotto), encontrado na região sul da cidade de São Paulo. Essa planta produz fruto, de cuja semente é extraído um óleo de propriedades
medicinais.
Pelas características descritas, essa planta pertence ao grupo das
(A) briófitas.
(B) pteridófitas.
(C) gimnospermas.
(D) angiospermas.
(E) criptógamas.
Nesta questão, temos um clássico das provas, verificando se o concursando sabe a aquisição evolutiva que determina a classificação do grande grupo das Angiospermas. Neste caso, fruto e semente, podendo-se ainda acrescentar as flores. O enunciado fala de uma espécie encontrada na mata atlântica, cuja característica é a produção de fruto e semente. Logo, uma angiosperma. Resposta D.
75. Com o objetivo de controlar a proliferação de capivaras, pesquisadores testam uma vacina que provoca a formação de anticorpos contra o hormônio liberador de gonadotrofina (GNRH). O GNRH é produzido pelo hipotálamo e age na hipófise, desencadeando a liberação dos hormônios FSH e LH. Dessa forma, essa vacina esteriliza o animal porque
(A) inibe a ovulação.
(B) provoca a formação do corpo lúteo.
(C) induz a proliferação do endométrio.
(D) estimula a nidação.
(E) impede a formação dos ovócitos.
Aqui temos uma questão bastante inusitada, se considerarmos o conteúdo que foi expresso no edital. De fato, o aluno tinha que ter conhecimento do funcionamento endócrino na ovulação (algo clássico para os estudos de fisiologia humana). Os hormônios citados apresentam pico de secreção no meio do ciclo ovariano, gerando a liberação do óvulo. Assim, podemos dizer que, se a gonadotrofina é inibida por ação imune, não haverá estímulo para liberação de FSH e LH, inibindo, portanto, a ovulação. Resposta A.
76. Na ilustração a seguir, encontra-se um ectoparasita humano (1) e uma forma de seu desenvolvimento (2), que infesta a região do couro cabeludo.
(http://www.vevet.com.br/2015/01/
piolhos-nao-sao-apenas-um-problema-de.html. Adaptado)
Esses animais parasitas pertencem ao grupo dos
(A) aracnídeos peçonhentos, e as lêndeas são suas larvas.
(B) crustáceos, e são transmitidos por larvas picadoras.
(C) insetos hematófagos, e as lêndeas são seus ovos.
(D) carrapatos, e as lêndeas são os estágios de ninfas.
(E) ácaros hematófagos, cujas larvas transmitem a pediculose.
A questão entra na área da zoologia. Aqui precisamos nos recordar das características dos grupos de artrópodes. Esses são animais que apresentam apêndices (pernas, antenas, etc) articulados. Há quatro grupos que devemos conhecer: crustáceos, quelicerados, hexápodes e miriápodes. As diferenças se dão em relação à organização dos segmentos do corpo e dos apêndices, principalmente. Quando observamos os piolhos, pela própria imagem cedida pela prova, observamos que eles apresentam o corpo segmentado em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Além disso, eles apresentam três pares de pernas (seis no total). Essas são características clássicas do grupo dos hexápodes, que engloba os insetos. Com essa informação, já podemos visualizar na alternativa C a informação correta.
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