Artigo

Correção de Atualidades e Conhecimentos Bancários – Prova BB (Atualizado)

Estimados alunos (as) e candidatos (as).

O que acharam da prova?

Na minha opinião, as provas de Atualidades e Conhecimentos Bancários foram dentro do previsto. Sem surpresas, ou dificuldades adicionais.

No entanto, indico a anulação de duas questões, pois os temas a que se referem NÃO foram solicitados pelo edital. Sendo assim, é necessária a anulação das questões, mesmo que o gabarito esteja correto.

Mais uma vez nosso curso apresentou os conceitos necessários para todas as questões. Faço apenas uma ressalva para a questão que cobrou competências da Caixa Econômica Federal, que não foram integralmente trabalhadas em aula, sobretudo às que se referem ao antigo BNH, incorporado pela CEF.

Estou à disposição para dirimir eventuais dúvidas através do e-mail: [email protected].

Os comentários abaixo foram elaborados sobre o Gabarito 2.

Abraços e sucesso a todos.

Vicente Camillo

Atualização às 16:40h – Correção no comentário da questão 56. Por favor, verifique.  

  ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO

21 A autonomia operacional do Banco Central (BC) tem sido um tema de debate entre os economistas. Nesse sentido, muitos analistas consideram que a condução da política monetária, atribuição do BC, pode eventualmente sofrer interferência de instâncias superiores do governo, em especial, no estabelecimento da meta inflacionária. Tal conclusão deriva do fato de que o estabelecimento dessa meta é atribuição

(A) do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a meta inflacionária anualmente e a meta da taxa de juros a ser alcançada para que a taxa de inflação convirja para sua meta.

(B) da equipe econômica definida pelo presidente da República, que anualmente se reúne para fixar a meta inflacionária, e o BC que deve persegui-la através da política de juros.

(C) unicamente do presidente do BC, que pode sofrer pressões para estimular uma meta mais elevada.

(D) do Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo presidente do BC.

(E) do presidente do BC e dos bancos públicos, dentre eles o Banco do Brasil, que definem as taxas de inflação para um prazo de dois anos.

A meta da taxa de inflação é estabelecida pelo CMN. A questão tentou confundir o candidato com a meta da Taxa Selic, essa sim de competência do COPOM

GABARITO: LETRA D

 

22 Uma das características positivas do boom imobiliário que o país vivenciou na última década e parte da atual foi proporcionar a diversas famílias a conquista da casa própria. A Caixa Econômica Federal (CEF) teve papel importante na concessão de empréstimos, mas as funções da CEF são muito maiores dentro do Sistema Financeiro Habitacional (SFH). Nesse sentido, NÃO é atribuição da CEF

(A) estimular e controlar a formação e a aplicação de poupanças destinadas ao planejamento, produção e comercialização de habitações em território nacional.

(B) prestar garantias em financiamentos obtidos, no país ou no exterior, pelas instituições integrantes do SFH, com necessidade de aprovação pelo Banco Nacional de Habitação (BNH).

(C) disciplinar o acesso das instituições de crédito imobiliário ao mercado nacional de capitais.

(D) orientar, disciplinar e controlar o SFH.

(E) estimular a elaboração e a implementação de projetos relacionados à indústria de material de construção civil.

Questão difícil.

As funções apresentadas na questão eram desempenhadas pelo BNH (Banco Nacional de Habitação), como é possível verificar através da Lei nº 4.380/64. No entanto, o referido banco foi incorporado pela CEF em 1986.

O gabarito considerado como correto pela banca é a Alternartiva B. De fato, a CEF não possui esta função.

GABARITO: LETRA B

 

  1. O Grupo dos Vinte (G20 financeiro) reúne, anualmente, os líderes das principais economias avançadas e emergentes do mundo a fim de enfrentar os desafios econômicos e globais, enquanto os Ministros de Finanças do G20 e os dirigentes dos Bancos Centrais se reúnem várias vezes durante cada ano. Em 2014, a Cúpula de Líderes ocorreu na Austrália, em Brisbane, em novembro, sendo sua agenda focada na promoção do crescimento econômico mais forte, através da melhoria nos resultados comerciais e de emprego, e em tornar a economia mundial mais resistente para lidar com choques futuros. A presidência do G20, para garantir a continuidade dos trabalhos, opera com um esquema tripartite, denominado Troica, que, na reunião de 2014, foi composto por representantes da Austrália,

(A) da Rússia e da Turquia

(B) da Inglaterra e da Turquia

(C) dos Estados Unidos e do México

(D) da Inglaterra e dos Estados Unidos

(E) do México e da Rússia

Questão que merece ser anulada, por não estar contemplada no edital.

O edital solicita conhecimentos de:

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: Sistema financeiro nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

Ou seja, nada pede sobre sistema internacional

GABARITO BANCA: LETRA A

SUGESTÃO DE GABARITO: ANULADO

 

24 Os Fundos de Renda Fixa, por vezes, são os ativos mais rentáveis para o investidor, superando os CDBs e o dólar comercial. No enfoque técnico-conceitual, um fundo de investimento é constituído pelo total dos recursos de muitos investidores, com objetivos semelhantes, convertido em cotas, que são divididas entre esses mesmos investidores, denominados cotistas, tornando cada um deles dono de uma parte do fundo, proporcional ao valor que investiu. Nesse contexto, o fundo de investimento que pode investir em diversas classes de ativos, tais como títulos públicos e privados, pré-fixados ou pós-fixados, derivativos, câmbio e ações, com grau de risco graduado de alto a muito alto, conforme a sua política de investimentos, é denominado Fundo

(A) Referenciado

(B) de Multimercados

(C) de Ações

(D) de Curto Prazo

(E) de Renda Fixa

A questão refere-se aos fundos multimercados, como abordado em aula.

GABARITO: LETRA B

 

25 A taxa de inflação acumulada em 12 meses encontra-se próxima do teto da meta inflacionária. Um dos instrumentos da política monetária que o BC tem disponível para reduzir a inflação é a(o)

(A) alongamento de prazos de dívidas junto aos bancos.

(B) redução da taxa de redesconto para empréstimos de liquidez.

(C) venda de títulos públicos no mercado aberto.

(D) redução da taxa de compulsórios junto ao sistema bancário.

(E) redução da taxa básica de juros (Selic).

A redução da inflação passa pela redução da quantidade de moeda em circulação na economia. O Bacen pode fazer isso através da venda de títulos no mercado aberto.

GABARITO: LETRA C

 

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

 56 Uma desvalorização cambial da moeda brasileira (real) frente à moeda norte-americana (dólar), implica a(o)

(A) aumento das cotações das ações das empresas importadoras na bolsa de valores

(B) diminuição do preço em reais de um produto importado dos EUA

(C) diminuição do número de reais necessários para comprar um dólar

(D) diminuição do estoque de dólares do Banco Central do Brasil

(E) estímulo às exportações brasileiras para os EUA

Outra questão fora do edital e que, por isto, deve ser anulada.

O edital não solicita conhecimentos de regime de câmbio, política cambial ou correlatos.

Correção: o edital solicita conhecimentos sobre mercado de câmbio; sendo assim, a questão está contida no edital e não merece ser anulada.

GABARITO: E

 

57 A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais no Brasil, sendo

(A) vinculada ao poder executivo (Ministério da Fazenda)

(B) subordinada à Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA)

(C) subordinada ao Banco Central do Brasil

(D) subordinada ao Banco do Brasil

(E) independente do poder público

A CVM é autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

GABARITO: A

 

58 O Banco Central do Brasil é um órgão do Subsistema Normativo do Sistema Financeiro Nacional. Ele determina, periodicamente, a taxa de juros de referência para as operações de um dia com títulos públicos, via atuação de seu(sua)

(A) Câmara de Compensação de cheques e outros papéis

(B) Conselho Monetário Nacional (CMN)

(C) Comitê de Estabilidade Financeira (COMEF)

(D) Comitê de Política Monetária (COPOM)

(E) Conselho de Administração

A meta da taxa SELIC (a taxa de juros de referência para as operações de um dia com títulos públicos) é determinada pelo COPOM

GABARITO: LETRA D

 

59 Os cartões de crédito são, às vezes, chamados de “dinheiro de plástico”. Seu uso crescente como meio de pagamento implica vários aspectos, EXCETO o(a)

(A) indução ao crescimento de vendas para os estabelecimentos credenciados.

(B) aumento da demanda de papel moeda pelos possuidores de cartão, para pagamento de suas transações.

(C) ganho sobre a inflação para os possuidores de cartão, sendo os valores das compras pagos apenas no vencimento do cartão.

(D) crédito automático até certo limite para os possuidores de cartão.

(E) aumento da segurança da transação, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Ótima questão.

O aumento da utilização de cartões de crédito reduz a demanda por moeda, afinal o cartão é substituto à moeda.

GABARITO: LETRA B

 

60 A sociedade empresária W & Z Ltda. pretende expandir a sua atuação e, para tal fito, necessita de numerário, uma vez que seu capital disponível não lhe permite corporificar seu crescimento. Nessa linha, inventaria os seus bens desembaraçados disponíveis e apresenta proposta de empréstimo bancário com as garantias que enumera no documento que entrega ao gerente do Banco onde tem suas operações financeiras. O gerente sugere que a garantia seja concretizada por penhor mercantil e apresenta os contratos necessários, previamente aprovados pelo setor jurídico, e indica que o numerário será disponibilizado em até vinte e quatro horas após a formalização do negócio. Nos termos do Código Civil, prometendo pagar em dinheiro a dívida que garante com penhor mercantil, o devedor poderá emitir, em favor do credor,

(A) cédula do respectivo crédito

(B) debênture comercial

(C) cheque especial

(D) letra de câmbio própria

(E) carta de crédito pignoratícia

A promessa de pagamento pode ser formalizada através de um título que comprove aquele crédito, ou seja, através de uma cédula do respectivo crédito.

GABARITO: LETRA A

 

61 Tradicionalmente, o rendimento da Caderneta de Poupança sempre foi determinado pela variação da TR (Taxa Referencial) mais juros de 0,5% ao mês. Entretanto, os depósitos realizados a partir de 04/05/2012 têm rendimento vinculado à meta da taxa Selic. Desde então, se esta meta for igual ou menor que 8,5% ao ano, os juros da Caderneta de Poupança são

(A) reduzidos para 70% da Selic mais a TR

(B) aumentados para 100% da Selic

(C) aumentados para 130% da Selic

(D) aumentados para 130% da Selic mais a TR

(E) reduzidos para 70% da Selic

Quando a Taxa Selic for menor que 8,5%, a remuneração da caderneta de poupança é de 70% da Taxa Selic + TR.

GABARITO: LETRA A

 

62 O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) é uma aplicação que tem como objetivo a complementação da aposentadoria do seu investidor. Pode-se dizer que o PGBL é bom para o empregado que possui renda tributável e declara o imposto de renda no modelo completo, pois ao investir num PGBL, tem-se restituído o Imposto de Renda (IR) retido na fonte pelo empregador sobre o valor da aplicação. Como a tributação do PGBL ocorre no resgate sobre o(s) seu(s)

(A) valor integral, há isenção do IR.

(B) rendimentos, há isenção do IR.

(C) rendimentos, o IR é postergado, mas não há a sua isenção.

(D) rendimentos, o IR é diferido, mas não há a sua isenção.

(E) valor integral, o IR é adiado, mas não há a sua isenção.

O valor investido a título de PGBL pode ser deduzido do imposto de renda. No entanto, quando o PGBL é sacado, há a cobrança de IR sobre o valor integral do saque. Deste modo, diz-se que o pagamento de IR é diferido (adiado), não havendo isenção.

GABARITO: LETRA E

 

  1. O combate à lavagem de dinheiro tem se disseminado no mundo, tendo o rápido desenvolvimento de sofisticadas organizações criminosas que utilizam o sistema financeiro para legitimar as suas atuações originariamente ilícitas. De acordo com a Lei Federal no 9.613/1998, o crime de lavagem, atualmente, caracteriza-se, entre outras ações, por ocultar valores decorrentes de atos consubstanciados como

(A) ilícitos civis

(B) multas mobiliárias

(C) infrações administrativas

(D) infrações penais

(E) sanções do Banco Central

Os recursos “lavados” através do processo de lavagem de dinheiro derivam de ilícitos penais. Ou seja, para que seja “lavado”, o recurso deve ter sido originado de atividade considerada como infração penal.

GABARITO: LETRA D

 

64 Sr. G resolve abrir conta corrente no Banco Y e, para isso, outorga procuração para Sra. H, sua amiga, que se dirige à agência mais próxima para formalizar o ato. Após longos anos de relacionamento exclusivamente com o procurador, o gerente do Banco recebe recomendação dos seus superiores hierárquicos de contatar todos os correntistas representados por terceiros. Diante disso, solicita à Sra. H contato pessoal com Sr. G, o que vem a ser negado, tendo em vista que o titular da conta não mantém relações com estranhos, nessa categoria incluído o gerente de sua conta-corrente. Diante dessa negativa, é indicado ao gerente o enquadramento da atuação de Sr. G e Sra. H, nos termos da Carta-Circular BACEN no 3.542/2012, no concernente a situações relacionadas com

(A) operações de crédito no País

(B) dados cadastrais de clientes

(C) movimentação de contas

(D) cartões de pagamento

(E) operações de investimento interno

A presente circular institui práticas sobre a manutenção de cadastros dos clientes bancários, entre outras práticas, para fins de combate à lavagem de dinheiro.

Assim, ao não entregar os dados, o Sr. G e Sr.a H são enquadrados em situações relacionadas com dados cadastrais de clientes.

GABARITO: LETRA B

 

65 Sr. X é concitado por Sr. Y a atuar como avalista em título de crédito no qual Sr. Y é devedor. Dado o alto grau de amizade entre os dois, o ato é praticado. Algum tempo depois, Sr. X recebe comunicação de que pende de pagamento a dívida resultante do aval. Diversas dúvidas acudiram ao avalista que, consultando profissional especializado em títulos de crédito, assentou que o seu dever de pagamento estaria relacionado a

(A) estoque de débito do avalizado junto ao credor

(B) títulos de crédito derivados do original

(C) obrigações portadas por devedor, mesmo ilíquidas

(D) cláusulas contratuais estipuladas em desfavor do devedor

(E) obrigação líquida constante do título

O avalista garante o valor líquido da dívida. Ou seja, o valor a pagar não quitado pelo devedor.

GABARITO: LETRA E

PS1: Conheça o Pacote do Estratégia Concursos para o Banco do Brasil:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/banco-do-brasil-escriturario-99/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • E quanto a questão que trata da remuneração da poupança. O gabarito foi alterado, alegando que quando a taxa SELIC for igual e inferior a 8,5% o rendimento será de 70% do valor. SEM INCLUSÃO DA TR. http://www4.bcb.gov.br/pec/poupanca/poupanca.asp Erraram na alteração de gabarito.
    Diogo em 16/04/15 às 20:36
  • Vejam só essa análise, o professor alega q 03 questões podem ser anuladas: https://www.youtube.com/watch?v=F8Vn2iqLw4M
    Gefirson em 18/03/15 às 10:20
  • Estou com a mesma dúvida da Fabíola, estoque de débito do avalizado junto ao credor não seria a mesma coisa que dizer que é a obrigação líquida constante do título?
    Tales em 17/03/15 às 18:09
  • Essa banca cometeu um equívoco grande, nos conhecimentos básicos o correto deveria ser: Português, Matemática e Informática no lugar de atulidades do mercado financeiro, atualidades deveria estar nos conhecimentos específicos, como o próprio nome sugere: Atualidades do Mercado Fincanceiro. O edital deveria ser retificado para corrigir esse erro absurdo. Além do erro acima da questão do SFH que não consta no edital e da questão do G20.
    André em 17/03/15 às 14:33
  • Qual a possibilidade dessa questão ser realmente anulada?
    Gefirson em 17/03/15 às 14:22
  • Olá, a questão 22 cabe recurso, pois conta com 2 alternativa como correta. Olhem bem a letra C fala em disciplinar as instituiçoes ao mercado de capitais. Isso erra atribuição do BNH, porém não existia a CVM, a partir do momento que aparece a CVM em 1976 essa atribuição é que envolve mercado de capitais é unica e exclusivamente competencia da CVM e não mais do BNH, ou seja isso não foi incorporado pela caixa.
    Silvio em 17/03/15 às 12:39
  • Bom dia! Há outras questão de bancos que precisa de recurso pois tem duas respostas. Uma das características positivas do boom imobiliário que o país vivenciou na última década e parte da atual foi proporcionar a diversas famílias a conquista da casa própria. A Caixa Econômica Federal (CEF) teve papel importante na concessão de empréstimos, mas as funções da CEF são muito maiores dentro do Sistema Financeiro Habitacional (SFH). Nesse sentido, NÃO é atribuição da CEF (A) prestar garantias em financiamentos obtidos, no país ou no exterior, pelas instituições integrantes do SFH, RESPOSTA DO GABARITO com necessidade de aprovação pelo Banco Nacional de Habitação (BNH). (B) estimular a elaboração e a implementação de projetos relacionados à indústria de material de construção civil. (C) estimular e controlar a formação e a aplicação de poupanças destinadas ao planejamento, produção e comercialização de habitações em território nacional. (D) disciplinar o acesso das instituições de crédito imobiliário RESPOSTA TAMBÉM ESTÁ ERRADA ao mercado nacional de capitais. POIS ISSO É COMPETÊNCIA DA CVM (E) orientar, disciplinar e controlar o SFH. Conforme a lei LEI Nº 4.380, DE 21 DE AGOSTO DE 1964. Art. 17. O Banco Nacional da Habitação terá por finalidade: III - disciplinar o acesso das sociedades de crédito imobiliário ao mercado nacional de capitais; Isso era competência do BNH mas passou a ser da CVM desde 1976 quando ela foi criada. LEI Nº 6.385, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1976 Art 1º Serão disciplinadas e fiscalizadas de acordo com esta Lei as seguintes atividades: I - a emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado; II - a negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; III - a organização, o funcionamento e as operações das bolsas de valores; IV - a administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; V - a auditoria das companhias abertas; VI - os serviços de consultor e analista de valores mobiliários.
    FERNANDO em 17/03/15 às 12:34
  • Sobre a 65, qual a diferença das alternativas A e E?
    Vitor Hugo em 17/03/15 às 09:42
  • Sobre a 22, caberia recurso? Além do Sistema Financeiro Habitacional e do financiamento imobiliário não estarem contemplados em edital (possuem legislação específica, não podendo ser confundidos com o genérico "mercado bancário"), o Banco Nacional da Habitação, citado em uma das alternativas, foi extinto em 1986, o que desabona sua citação e conhecimento entre questões de atualidades do mercado financeiro, conforme é este caso.
    Vitor Hugo em 17/03/15 às 09:42
  • Prezado Porf. Vicente, Gostaria de parabenizar pelo blog e pela clareza nas explicações sobre as questões. Contudo gostaria de tirar um dúvida ainda sobre a questão 23 a qual foi avaliada como anulada devido a não contemplar esse assunto no Edital. Entretanto,avaliando a questão e como é feito as reuniões do G20, sempre é exposto o PAIS PRESIDENTE, nunca se refere a um grupo de países, inclusive no site do banco central (http://www.bcb.gov.br/?G20), fala em pais presidente no singular, que elege um secretariado... O que acha de também fazer essa alegação no pedido de anulação? Atenciosamente,
    Mateus em 16/03/15 às 22:37
  • Olá. Professor com relação a questão de número 65. O estoque de débito do avalizado junto ao credor não seria a mesma coisa que dizer que é a obrigação líquida constante do título? Obrigada
    Fabíola em 16/03/15 às 19:21
  • Professor, sobre a questão 56 no EDITAL Nº 02 - BB, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014 - Conhecimentos Bancários tem: Noções do Mercado de capitais e de Câmbio.
    Bruna em 16/03/15 às 15:33
  • Professor, Na questão 22, sobre a CEF. Olha o que diz o decreto 2291/86, em seu art 7, inciso III; Art. 7º - Ao Conselho Monetário Nacional, observado o disposto neste Decreto-Lei compete: I - exercer as atribuições inerentes ao BNH, como órgão central do Sistema Financeiro da Habitação, do Sistema Financeiro do Saneamento e dos sistemas financeiros conexos, subsidiários ou complementares daqueles; II - deferir a outros órgãos ou instituições financeiras federais a gestão dos fundos administrados pelo BNH, ressalvado o disposto no Art. 1, § 1, alínea "b"; e III - orientar, disciplinar e controlar o Sistema Financeiro da Habitação.
    Rodrigo em 16/03/15 às 15:06
  • Boa tarde! Q 22 tratando do Sistema Financeiro Habitacional, não cabe recurso? SFH não está no edital.
    Flávio em 16/03/15 às 14:54