Conhecimentos Bancários BANESTES (Técnico Bancário) – prova resolvida e gabarito extraoficial
Olá pessoal, tudo bem?
Acabei de ter acesso à prova do Banestes realizada neste último domingo (06/05) e venho aqui compartilhar com vocês breve resolução das questões de Conhecimentos Bancários.
A prova foi muito bem-feita pela FGV. Grande parte das questões valorizou o conhecimento dos candidatos sobre os temas cobrados ao solicitar exemplos reais ao invés da ultrapassada “decoreba”. Saber disto é muito importante para próximas provas da FGV sobre o assunto.
Também fiquei muito contente ao verificar que 19 das 20 questões cobradas foram trabalhadas explicitamente em nosso material. Apenas a questão que tratava de swap cambial reverso não foi exemplificada.
Bem, vamos aos comentários. Saliento que tive acesso à prova de Tipo 1 – Cor Branca e que o gabarito aqui apresentado é EXTRAOFICIAL.
PARTICIPEM DO NOSSO RANKING BANESTES e tenham uma ideia de como vocês estão em relação aos concorrentes! Basta preencher aqui:
PARTICIPE DO RANKING BANESTES TÉCNICO BANCÁRIO
Boa sorte a todos no certame!
Prof. Vicente Camillo
CORREÇÃO E GABARITO EXTRAOFICIAL
51 – Em referência aos papéis exercidos pelo Copom e pela mesa de operações do mercado aberto do Banco Central do Brasil, com relação à taxa Selic, é estabelecido que:
C: A função do COPOM é determinar a META da Taxa Selic. A mesa de operações do BACEN opera no mercado de títulos no sentido de aproximar a Taxa Selic da Meta da Taxa Selic.
52 – A remuneração atual da caderneta de poupança possui um componente básico, baseado na taxa referencial (TR), e um adicional, dependente da política monetária corrente. (…)
B: A remuneração da caderneta de poupança é a Meta da Taxa Selic.
53 – A fiança é uma operação tradicional no mercado brasileiro, em que um banco, por meio da “carta de fiança”, assume o papel de fiador de uma outra companhia numa operação comercial, concorrência pública ou de crédito. (…)
D: A fiança, ao servir como garantia, reduz o risco de crédito entre o devedor (empresa afiançada) e o credor (fornecedor).
54 – Em 7 de fevereiro de 2018, o Copom reduziu a meta da taxa Selic para 6,75% ao ano (…)
A: Se a SELIC está acima da Meta, é necessário que o BACEN opere no sentido de reduzi-la. Assim, é preciso COMPRAR títulos, o que resultará em aumento da quantidade de moeda na economia e redução da Taxa Selic
55 – O mecanismo pelo qual a mesa de operações de mercado aberto do Banco Central persegue a meta da Selic definida pelo Copom é denominado “operações de mercado aberto”.(…)
D: Mesmo raciocínio da questão anterior, mas nesta aplica-se uma politica contracionista com aumento da Selic.
56 – O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e uma entidade privada sem fins lucrativos, e que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores. (…)
E: O acionamento do FGC é previsto nos casos de intervenção, liquidação ou falência de IFs.
57 – O cartão de crédito é um meio de pagamento que permite ao cliente pagar compras ou serviços até um limite de crédito previamente definido no contrato de uso do cartão. (…)
C: O não pagamento da fatura completa do cartão de crédito implica, por 30 dias, na utilização do crédito rotativo do cartão.
58 – O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. (…)
E: Ações de debêntures são títulos negociados no mercado de capitais.
59 – Se a taxa de câmbio estiver num patamar muito baixo, por exemplo, R$ 2,00 por dólar americano, e o Banco Central desejar realizar uma intervenção para aproximar a taxa de R$ 3,00, é preciso que a instituição:
D: Se o Bacen pretende desvalorizar o câmbio, ele deve ficar comprado em um swap cambial tradicional. Na prática, isto significa que o Bacen compra uma determinada quantidade de dólares no futuro a determinado preço. Ou seja, a tendência é que o dólar valorize (taxa de câmbio desvalorize).
60 – O Banco Central possui autorização para realizar intervenções no mercado de câmbio e um dos instrumentos para tal consiste num acordo em que o Banco Central paga aos investidores os juros do período e recebe em troca a variação da taxa de câmbio. (…)
C: Aqui aplica-se o conceito contrário. Se o Bacen pretende valorizar a taxa de câmbio, ele deve operar com o swap cambial reverso.
61 – Em 2008 foi constituído um sistema de normas pelas próprias instituições financeiras, com compromissos de conduta estabelecidos para que o mercado atue de forma ainda mais eficaz, clara e transparente, em benefício do consumidor e da sociedade. (…)
D: Questão direta. Trata-se da autorregulação bancária
62 – Será parte de seu trabalho no Banestes o atendimento a clientes com determinados perfis. (…)
D: Nesse cenário, a poupança rende 70% da SELIC + TR. Ou seja, o rendimento será de 5,6% + 3% = 8,6%.
63 – Acerca dos riscos ligados às chamadas criptomoedas ou moedas virtuais, o Banco Central do Brasil, em comunicado à conversibilidade e ao alastro de tais ativos, destacando que não é responsável por regular, autorizar ou supervisionar o se uso. (…)
E: Questão mais complexa, mas que foi aborda na aula de “tecnologia” presente em nosso material. O valor das criptomoedas decorre da confiança no emissor destas moedas.
64 – Recomenda-se que, antes de contratar uma operação de crédito, o consumidor pesquise as diversas opções disponíveis, pois as condições da operação podem variar de uma instituição para outra. (…)
B: Questão direta. Trata-se do custo efetivo total, que irá demonstrar aos contratantes de empréstimos qual o custo total na tomada daquele crédito.
65 – Acerca do tratamento dado pelo código de Conduta e ética do Sistema Financeiro Banestes (SFB) ao regime de presentes e outros benefícios recebidos pelos seu profissionais, analise as afirmativas a seguir.
E: Todas alternativas estão corretas.
66 – Alfredo contraiu uma dívida com o Banco X e assinou uma cédula de crédito bancário com o aval de João. (…)
C: Questão direta sobre o aval. O avalista torna-se devedor solidário.
67 – Em garantia de empréstimo concedido pelo Banco W, Tereza deu um imóvel de sua propriedade ao credor. (…)
D: Trata-se da hipoteca
68 – Uma das garantias ao cumprimento de um contrato celebrado no âmbito do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) é a alienação fiduciária. (…)
E: Todas alternativas estão corretas.
69 – Durante a vigência de um contrato de fiança, o credor Atílio concedeu prorrogação do prazo de pagamento da dívida (moratória) ao afiançado sem consentimento do fiador Jerônimo. (…)
B: A moratória extingue a fiança.
70 – Analise as três situações a seguir. (…)
A: Clara, Joana e Paloma praticam o crime de lavagem de dinheiro.