CONHECENDO O SQ 001 – Como reportar erros, sugestões e críticas relacionados ao SQ?
Aprenda como reportar erros, sugestões e críticas referentes ao Sistema de Questões do Estratégia no primeiro artigo da nossa série “Conhecendo o SQ”.
Olá, querido aluno, tudo bem? Iniciamos hoje uma nova série de artigos do blog do Estratégia chamada “Conhecendo o SQ”. Nossa intenção é que a cada artigo publicado você aprimore os seus conhecimentos sobre as funcionalidades e ferramentas do nosso Sistema de Questões, além de também se inteirar sobre as diretrizes e padrões adotados em nossa plataforma.
Toda quarta-feira teremos um novo artigo abordando temas diferentes relacionados ao SQ! Enquanto isso, você pode aprender como utilizar as funções básicas do Sistema de Questões do Estratégia no tutorial já publicado em nosso blog.
Como a opinião dos nossos alunos é extremamente importante para nós, decidimos inaugurar a nossa série com um breve tutorial relativo ao reporte de erros, sugestões e críticas relacionados ao SQ.
Vamos lá?
Conhecendo o SQ: Formas existentes de reporte de erros, sugestões e críticas ao SQ
Existem duas formas principais de se fazer o reporte de erros, sugestões e críticas ao SQ, sendo elas:
- Central de Ajuda: utilizada para reportar sugestões e críticas referentes às funcionalidades do SQ e também para relatar erros relacionados ao funcionamento da plataforma;
- Formulário de Erros das Questões: utilizado para reportar problemas de qualidade que envolvem as questões do site.
Vamos agora nos aprofundar no uso adequado de cada uma delas e sobre como acessá-las!
Quando usar a Central de Ajuda?
O Sistema de Questões do Estratégia está sendo aprimorado cada dia mais. Muitas funcionalidades pedidas pelos alunos já foram entregues e muitas outras estão em fase de execução.
Contudo, é possível que você tenha as suas próprias ideias de melhoria, assim como sugestões de novas features para a nossa plataforma (e também para o nosso app de questões). Esse tipo de sugestão deve ser reportado através da nossa Central de Ajuda!
Críticas também são extremamente bem-vindas, pois nos ajudam a melhorar cada vez mais o nosso SQ. Se você tem alguma crítica referente às funcionalidades do Sistema de Questões, algo que você acredita que deveria ser modificado para aprimorar a sua experiência como usuário, a Central de Ajuda é o meio adequado de reporte.
Por fim, a Central de Ajuda também deve ser utilizada para relatar erros referentes ao funcionamento do site (Exemplos: filtros de busca com mau funcionamento, erros ao montar cadernos e simulados, erros na impressão de questões, etc.).
Como acessar a Central de Ajuda?
Tendo entendido o tipo de reporte que deve ser feito na Central de Ajuda, como fazer para acessá-la? Para começar, você deverá fazer o seu login na nossa plataforma, acessando o SQ pela URL https://questoes.estrategiaconcursos.com.br/.
Ao fazer o login você irá se deparar com a página inicial do SQ, conforme imagem abaixo:
Perceba que na parte superior (no retângulo destacado em vermelho na figura acima) existe um botão de acesso para a Central de Ajuda. Ao clicar nesse botão, uma nova aba será aberta no seu navegador, te redirecionando para a seguinte página:
Nessa página, você deverá clicar no botão “ENVIE UMA SOLICITAÇÃO”, presente no canto superior à direita e destacado em amarelo na imagem anterior.
Ao clicar nesse botão, uma nova página se abrirá e você deverá preencher para qual área gostaria de enviar a sua solicitação. No caso, se a sua intenção for reportar um erro ou fazer uma sugestão/crítica ao SQ, selecione a opção “Sistema de questões: críticas, elogios e sugestões”.
Ao selecionar essa opção, algumas informações lhe serão pedidas para que a nossa equipe consiga entender a sua demanda e te fornecer um retorno referente a ela.
Você deverá preencher o seu e-mail, que será utilizado para contato com a nossa equipe, o assunto a ser tratado, a descrição deste assunto – ou seja, a descrição do erro, sugestão, crítica ou elogio – e o motivo do seu feedback. Ao selecionar a aba do motivo do feedback, você deverá marcar uma das opções abaixo:
Caso queira, você poderá enviar anexos para facilitar e agilizar o seu atendimento. O uso de anexos é extremamente útil nos casos de reporte de erros, pois nos ajuda a entender com mais clareza a sua situação.
Após preencher esse formulário, você deverá clicar no botão ENVIAR e aguardar o atendimento da sua solicitação.
Todas as solicitações são atendidas prontamente pela nossa equipe especializada. É possível que essa equipe lhe peça algumas informações adicionais, principalmente nas situações de reporte de erros. Esteja ciente de que todas as informações pedidas servem justamente para que possamos prestar o melhor atendimento possível!
Muito simples, não é? Agora vamos entender o uso do formulário de erros das questões!
Quando usar o Formulário de Erros das Questões?
É possível que, ao resolver questões em nosso SQ, você se sinta insatisfeito(a) com alguma questão em específico. Alguns tipos de problemas podem ser encontrados nesse sentido, sendo exemplos deles:
- Questões duplicadas;
- Erros de cadastro do enunciado e das alternativas (texto desconfigurado, imagens com resolução ruim, erros de digitação, etc.);
- Classificação incorreta/incompleta na matéria e assunto;
- Comentários cuja qualidade você acredita que poderia ser melhorada.
Perceba que, diferentemente dos casos da Central de Ajuda, no qual o reporte de erros estava relacionado ao mau funcionamento da plataforma e de suas funcionalidades, no Formulário de Erros das Questões são reportados erros relacionados à qualidade das questões em si e não do Sistema de Questões como um todo.
E como acessar esse formulário?
Todo o processo é bem simples! Ao se deparar com uma questão que, na sua visão, possui algum aspecto a ser melhorado em termos de qualidade, você poderá clicar nos 3 pontinhos localizados no canto inferior à direita daquela questão (destaque em vermelho na imagem abaixo):
Ao clicar nos 3 pontinhos, uma nova janela se abrirá e você deverá clicar na opção “Reportar erro na questão”:
Selecionando essa opção, uma nova aba será aberta no seu navegador, com a visão do formulário abaixo:
Em “Código da Questão”, você deverá informar o ID da questão que você está reportando. Esse ID diferencia essa questão das demais, tornando-a única, e pode ser obtido logo no início da visualização daquela questão no sistema:
No exemplo acima, a questão tem o código/ID igual a 62097108. É esse código que deverá ser transcrito na primeira sessão do formulário.
Em seguida, você irá sinalizar qual ou quais erros você encontrou naquela questão. Perceba que você pode marcar uma ou mais opções, conforme a sua percepção.
Caso queira, você pode inserir algum comentário extra a respeito daquela questão. Você pode usar essa sessão para explicar melhor o seu ponto de vista acerca do que deveria ser melhorado. Embora o preenchimento dessa parte não seja obrigatório, quanto mais detalhes você nos der, mais precisamente conseguiremos entender a sua reclamação.
Em seguida, clique no botão roxo “ENVIAR” e o seu reporte estará concluído.
TODOS os reportes que chegam até nós por meio desse formulário são avaliados por uma equipe especializada em qualidade. Caso a sua reclamação seja julgada procedente, aquela questão será imediatamente encaminhada para melhoria.
Importância da sua opinião para o crescimento do SQ
Temos trabalhado incansavelmente para aprimorar cada dia mais a experiência dos nossos assinantes do SQ. Por essa razão, a sua opinião é de extrema importância para nós!
Todos os reportes feitos por vocês, alunos, contribuem para o crescimento da nossa plataforma e, por isso, levamos muito a sério a missão de analisar com muito cuidado cada reclamação e/ou sugestão recebida.
Esperamos que as explicações desse artigo tenham sido úteis para esclarecer quaisquer dúvidas que poderiam existir a respeito desse assunto.
Nos vemos na semana que vem com o segundo artigo da série “Conhecendo o SQ”. O que será que vem por aí?…
Abraços a todos e bons estudos!