Os concursos para a área de controle oferecem cargos e planos de carreira excelentes. Por isso, se você quiser garantir a sua vaga em um Tribunal de Contas Municipal ou dos Municípios, aproveite as 5 dicas para os concursos TCM que preparamos.
A Constituição Federal veda a criação de novos órgãos de controle municipais, mas os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro mantiveram os órgãos que já existiam antes da promulgação da Constituição.
É permitida, contudo, a criação de órgãos estaduais para o controle dos municípios, são os chamados Tribunais de Contas dos Municípios. Os estados de Goiás, Pará e Bahia possuem esses órgãos.
Vamos para as dicas!
A primeira dica, das 5 dicas para TCM, não poderia ser outra.
Deve ser a base do estudo para concursos e você deve incluí-la no plano de estudos desde o início: faça (muitas) questões!
É com a resolução de questões que conseguimos melhorar a compreensão do conteúdo, memorizar as informações mais importantes, entender o que costuma ser mais cobrado e, principalmente, a forma de cobrança da sua banca.
E você não precisa aguardar finalizar o estudo de todo o assunto para iniciar a resolução das questões, quanto antes você começar, melhor.
A 2ª dica para ser aprovado em um concurso de controle são os resumos.
É uma forma de facilitar os estudos e deixá-lo mais objetivo, focando nas informações que possuem mais cobrança na prova.
Muitos materiais em pdf já trazem um resumo pronto, mas você também pode criar o seu resumo, com as informações que você tem mais dificuldade para memorizar e com as partes da matéria que mais caem nos concursos de controle.
Outra vantagem dos resumos é que em alguns minutos é possível rever grande parte da matéria, já que um resumo bem feito deve ser conciso e objetivo, se valendo de palavras-chaves que irão remeter a uma parte maior do conteúdo.
Outra dica fundamental que quem deseja uma aprovação em um Tribunal de Contas deve seguir é a realização de revisões.
As cobranças das bancas cada vez mais complexas exigem que o concurseiro conheça as matérias em detalhe. Além disso, geralmente, os editais são muito extensos, cobrando inúmeras matérias, legislações, entendimento jurisprudencial.
Assim, o ciclo de estudos se torna muito grande, sendo necessário um longo período para uma matéria ser estudada novamente.
Por isso, a revisão é uma forma muito eficiente das informações não caírem no esquecimento.
Para realizar a revisão podem ser usadas técnicas como as duas citadas acima, resolução de questões e resumos, além de mapas mentais, leitura dos grifos no material em pdf, resumos em vídeo.
Nesse apanhado de dicas para os concursos TCM, vamos tratar agora sobre a consistência nos estudos.
Muitos concurseiros conciliam os estudos com o trabalho, sem falar nos inúmeros compromissos pessoais ou até mesmo na ansiedade, que pode atrapalhar o andamento da preparação.
Com tantos empecilhos, as horas de estudos acabam prejudicadas.
Para isso, o planejamento é fundamental para encaixar todos esses afazeres e ainda conseguir estudar com qualidade.
Portanto, quanto maior for o seu planejamento, maior será a quantidade de horas que sobram no seu dia, para você focar nos seus estudos.
Assim, fica mais fácil atingir a consistência na sua preparação, e estudar o máximo possível, todos os dias.
Com consistência, é possível formar uma base de estudos forte, que levará você à aprovação em qualquer concurso que desejar.
Dessa maneira, a última dica que trouxemos, das 5 dicas para concursos TCM, é sobre a importância de conhecer a banca responsável pelo concurso que você almeja.
O tipo de cobrança varia muito de banca para banca, por isso, conhecer cada estilo é fundamental para garantir uma vaga.
Muitas vezes acontece de o candidato dominar uma matéria, mas acabar perdendo pontos por não conhecer como a banca costuma exigir o conhecimento.
Por exemplo, existem bancas que focam mais na literalidade das leis, outras exigem maior cobrança de jurisprudência ou de estudos de casos.
Por isso, sugerimos que você foque na resolução de questões de bancas diversas, para absorver a maior quantidade de conteúdo possível, até que a responsável do seu concurso seja confirmada. Após a aprovação do contrato com a banca, o filtro das questões deve se restringir apenas a questões da banca organizadora do concurso.
Essas foram as 5 dicas que reunimos para quem quer ser aprovado em concursos TCM.
São dicas muito valiosas e que já foram aprovadas por inúmeros candidatos.
Portanto, não existe uma única forma de estudar.
Sendo assim, é muito importante que você descubra as técnicas que mais funcionam para você e seu estilo de vida e combine as que fizerem mais sentido para você.
Aproveite essas dicas e realize um bom planejamento para a sua preparação.
Bons estudos!
Quer colocar em prática as 5 dicas e garantir a sua vaga? Confira aqui todos os cursos que preparamos para você.
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Link utilizado:
Quais são os benefícios que os candidatos aprovados no novo concurso SUSEP (Superintendência de Seguros…
Vamos iniciar mais um estudo para deixar você ainda mais perto da nomeação no concurso…
O concurso TCE TO (Tribunal de Contas do Estado do Tocantins) foi oficialmente prorrogado por…
A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (SEMED) oferta 356 vagas imediatas, além de formação de cadastro…
O concurso público para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBM RJ) teve…
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo oferta 15 vagas para…