Concursos TRTs: raio-x de todos os editais
Concursos TRTs: raio-x de todos os editais
Neste artigo faremos uma análise profunda sobre os concursos TRTs de todo o país. Você saberá quais concursos estão com editais vencidos, quais estão por vencer; quais as matérias mais cobradas; quais as bancas examinadoras, enfim, uma série de informações que te possibilitarão uma ótima base para conhecer de perto o concurso para o qual pretende prestar.
SITUAÇÃO ATUAL DOS CONCURSOS TRTS
O que nós temos atualmente em âmbito de Tribunais Regionais do Trabalho é o seguinte:
Concursos vencidos: Ceará, Roraima/ Amazonas, Paraíba, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Faço um registro especial acerca dos três últimos estados (SC – SE – RN), pois já estão com preparativos mais avançados para lançamento de edital. Sobre o próximo edital TRT 20 (SE), recomendo clicar aqui e ler este artigo.
Concursos que vencem em 2016: TST, Pernambuco e Maranhão.
Vale a lembrança de que o TRT do Pernambuco chamou muitos aprovados no último concurso.
Concursos que vencem em 2017: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, DF/ Tocantins e Goiás.
Quais as bancas que organizam os concursos TRTs?
Levantamos as bancas que realizaram o último concurso de cada um dos 24 TRTs e também do TST. Você verá no quadro abaixo que FCC desponta na organização dos certames:
Acesse o nosso Guia Completo Concursos Tribunais.
Guia Completo Concursos Tribunais
PRINCIPAIS MATÉRIAS
Analisamos os editais do último concurso de cada um dos 24 TRTs e o TST, levantando quais foram as matérias cobradas para os principais cargos. Na tabela abaixo, os percentuais nos indicam qual o percentual de concursos TRTs que cobraram cada matéria. Por exemplo, repare que Direito do Trabalho foi cobrado em 100% dos concursos para o cargo de Analista – Área Judiciária (AJAJ), em 91% dos concursos para o cargo de Analista – Área Administrativa (AJAA), e em 96% dos concursos para o cargo de Técnico – Área Administrativa (TJAA):
Vale registrar que esse apanhado levou em conta todos os TRTs. Logo, caso você esteja estudando para um edital em específico, não resta dúvidas de que o melhor a fazer é pesquisar o edital anterior, ok? Por outro lado, se você estiver fazendo uma preparação mais abrangente, visando brigar por vagas em mais de um TRT, sugerimos que você priorize em sua grade de estudos aquelas matérias cobradas mais comumente nos concursos TRTs do seu cargo. Por exemplo, se você quer concorrer para o cargo de Técnico Administrativo em vários TRTs, o ideal é já colocar na sua grade as matérias de Direito Constitucional / Trabalho / Administrativo / Português / Matemática e Raciocínio. Veja que eu “pulei” Processo do Trabalho, pois entendo que o ideal é estudá-la após ter visto Direito do Trabalho. Adiantando o estudo dessas matérias principais, você terá alguma folga para incluir matérias específicas de cada edital que aparecer no seu caminho.
QUADRO DE CONVOCAÇÕES
Costumo falar nas minhas palestras na Turma Estratégica que o candidato se preocupa demais e à toa acerca do número de vagas do edital, seja lá qual for.
Gostaria de demonstrar abaixo alguns exemplos que desmistificam essa ideia e nos mostram duas situações que são corriqueiras em concursos de tribunais: 1 – os tribunais lançam editais com pouquíssimas vagas, mais cadastro de reserva; 2 – por outro lado, batem recordes de convocações para a maioria dos cargos.
Veja você mesmo, a título de exemplo, o quadro abaixo contendo o TRT-GO e o TRT-PE:
Para o cargo de técnico (TJAA) foram convocados 95 vezes mais o número de vagas contidas no edital. Já para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária do TRT-GO, veja que a razão é de 75 vezes!
Portanto, não se assuste se o edital vier com poucas vagas, é comum nos tribunais.
O Estratégia Concursos já lançou cursos regulares para os concursos TRTs com PDFs e Videoaulas, veja abaixo:
Quer saber quais os benefícios dos tribunais? Qual a remuneração? Acesse abaixo o artigo do Professor Fabrício Rêgo te passando todas essas informações:
Concursos Tribunais: mais de 9,2 mil vagas previstas para 2024
Fico por aqui, esperando que você tenha gostado da nossa análise.
Abraço.