A ampliação de cotas raciais em concursos públicos de âmbito federal foi debatido na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11).
O encontro foi proposto pela deputada Carol Dartora (PT-PR) para avaliar alternativas relevantes à Lei de Cotas no Serviço Público.
Na ocasião, representantes do Executivo apoiaram a aprovação da medida, que tramita no legislativo em caráter terminativo, isto é, se aprovado na câmara, não precisará retornar ao Senado.
O Projeto de Lei 1958/21 aumenta de 20% para 30% as vagas destinadas às cotas raciais e inclui indígenas e quilombolas ao grupo de reserva em certames e processos seletivos federais.
A proposta ainda renova a Lei de Cotas de 2014, que perdeu a validade nesta semana, para mais dez anos.
Outro ponto do texto estabelece a padronização nacional do procedimento de confirmação complementar à autodeclaração de pessoas pretas e pardas, com reavaliação a cada dois anos.
“O projeto do Senado está maravilhoso, refinado”, avaliou a deputada Carol Dartora. “Essa política afirmativa não merece ficar em uma posição de fragilidade porque alguns parlamentares ainda questionam a existência de cotas raciais”, disse a deputada.
As cotas raciais foram instituídas através da Lei n° 12.990/2014, que trata de uma política de ação afirmativa que prevê a reserva de vagas em concursos públicos federais.
Essa lei surgiu após inúmeros estudos realizados comprovando que há uma discrepância entre o percentual de negros no serviço público federal comparado à população geral do país.
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao censo demográfico de 2022, cerca de 92,1 milhões de pessoas (ou 45,3% da população do país) se declararam pardas.
Quer ficar por dentro de mais informações sobre o mundo dos concursos públicos, além da possível ampliação de cotas raciais? Então confira as principais notícias do dia!
Sobre a conciliação e a mediação o Código de Processo Civil, junto aos preceitos da…
Para aqueles que fizeram as provas do concurso público da Prefeitura de Retirolândia, cidade da…
As provas do concurso da Prefeitura de Rio Paranaíba, estado de Minas Gerais, foram aplicadas…
Cadernos de Questões para o concurso CAGE RS: resolva questões sobre as disciplinas previstas no edital…
Foram publicados dois editais de concurso público para a Prefeitura de Itabaianinha, município de Sergipe.…
O Instituto AOCP é a banca organizadora do próximo concurso do Tribunal Regional Eleitoral do…