Notícia

Concursos MG podem ter reajuste salarial; votação em breve!

Os concursos públicos do estado de Minas Gerais (MG) podem ter reajuste salarial aprovado para os atuais e futuros servidores do Poder Executivo.

Isso porque, segue em tramitação o Projeto de Lei (PL) 2.309/24 com o objetivo de realizar uma revisão da composição remuneratória dos profissionais públicos mineiros.

A proposta, já aprovada em 1º turno, foi encaminhada à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), na última quarta (05), e será votada em definitivo pela Assembleia Legislativa Estadual (ALMG) em breve.

Inicialmente, o texto previa o reajuste salarial de 3,62% aos subsídios e vencimentos básicos de servidores civis e militares. No entanto, a emenda do governador Romeu Zema (Novo) aumentou a recomposição para 4,62%.

O novo valor é correspondente ao índice da inflação de 2023, que é medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e foi assinada por todos os deputados da ALMG.

Ademais, legislativos mineiros ainda acreditam que o percentual não é o suficiente para retornar o poder de compra dos últimos anos, argumentando que “há folego” no caixa para melhor recomposição.

Anteriormente, 16 medidas de emendas não seguiram em frente após rejeição no Plenário. Inclusive, uma das propostas previa 10,67% de reajuste salarial, valor relacionado a inflação de 2023 e 2022.

Outra emenda aprovada foi do deputado João Magalhães (MDB). O texto retira as férias regulamentares e as férias prémio do conjunto de afastamentos que possuem direito à ajuda de custo para alimentação.

Quer ficar por dentro de mais informações sobre o mundo dos concursos, além dos editais da semana? Então confira as principais notícias do dia!

Principais notícias do dia

E, caso queira ficar por dentro de todos os próximos concursos MG, que devem sofrer alterações devido ao reajuste salarial, confira abaixo:

Mais informações sobre os concursos MG

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.