Foi encaminhado ao Congresso Nacional na última sexta-feira (30), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025.
O PLOA é uma proposta encaminhada anualmente pelo Poder Executivo, que detalha as previsões de receitas e despesas do governo federal para o próximo ano.
A previsão inicial é de 57.814 provimentos, entre novos concursos públicos e nomeações de certames vigentes, distribuídos da seguinte forma:
Poder Judiciário: 3.524 provimentos e 1.149 criações;
Poder Legislativo: 416 provimentos;
Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público: 232 provimentos e 42 criações;
Defensoria Pública da União: 43 provimentos e 91 criações; e
Poder Executivo: 53.599 provimentos e 4.670 criações.
Agora, o texto segue para a Comissão Mista de Orçamento para análise e, posteriormente, será encaminhado para votação em uma sessão conjunta do Congresso. Veja abaixo os documentos na íntegra:
Antes de mais nada, é importante ressaltar duas coisas: o orçamento ainda será votado e, até a publicação de sua versão final, esse quantitativo pode ser alterado, para mais ou para menos.
O segundo adendo é de que o texto trata-se de uma previsão, ou seja, não necessariamente todas as 57 mil vagas previstas serão preenchidas, o que irá depender da necessidade de cada órgão.
Dito isso, já temos a confirmação de alguns concursos federais que serão realizados no próximos meses, além de outros que aguardam aval positivo do Ministério da Gestão e da Inovação – MGI. Confira!