Concursos Federais: até 2 mil vagas nesta semana!
Governo prevê autorização do primeiro pacote de concursos na primeira semana de maio
A ministra Esther Dweck garantiu que vai autorizar, nesta primeira semana do mês de maio, o primeiro pacote de concursos federais com 1,5 mil a 2 mil vagas em editais que serão lançados esse ano.
A confirmação se deu após Esther ter concedido uma entrevista ao jornal Correio Braziliense, na qual esclareceu detalhes acerca dos concursos federais prometidos pelo governo.
Conforme explicou a ministra, o anúncio do pacote de certames autorizados para este ano será feito em blocos, e a tendência será privilegiar os cargos de nível superior.
Nesta primeira leva de concursos, serão autorizados 502 cargos para a Fundação dos Povos Indígenas (Funai), além de vagas para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Também devem ser autorizadas mais de 500 oportunidades de carreiras transversais de analistas que atenderão vários ministérios, inclusive, o MGI.
Já a segunda parte do pacote de concursos federais vai contemplar os ministérios da Educação, do Planejamento e do Trabalho. A intenção é abrir outras 2.000 vagas até o fim de maio, somando 4.000 novos cargos públicos no Executivo federal.
Além disso a ministra disse que avalia alguns critérios para a abertura de novos certames, como por exemplo, o tempo de realização do último concurso.
Serão levados em consideração a quantidade de servidores que se aposentaram ou saíram nos últimos tempos e quantos estão aptos para se aposentar nos próximos cinco anos.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre os novos concursos federais, inclusive acerca das 2 mil vagas que serão autorizadas, não deixe de conferir nosso artigo com o panorama completo das oportunidades previstas:
Mais informações: Concursos no âmbito federal