As intensas chuvas no estado do Rio Grande do Sul deixaram marcas de destruição por vários pontos do estado. Vamos analisar todo o impacto que essa situação causou nos concursos públicos, bem como as expectativas após as enchentes no RS.
Nos meses de abril e maio deste ano, por exemplo, o índice acumulado de chuvas ficou muito além da média histórica em diversas cidades do estado, sendo registrados dias com índices de chuva extremamente altos para essa época do ano.
Tanta destruição trouxe prejuízos para os moradores de diversos municípios, já que mais de 230 foram atingidos.
Muitas pessoas perderam o pouco que conseguiram conquistar durante anos de trabalho. Mas não foram apenas os prejuízos financeiros que a população sofreu.
Com as enchentes no RS, houve inúmeros outros prejuízos que surgiram com essa situação, como os danos à saúde física e mental dos atingidos.
Além disso, dentre as vítimas, existe um grupo que foi diretamente prejudicada: os concurseiros.
Vocês já pararam para pensar que em um estado do tamanho do Rio Grande do Sul, que possui quase 11 milhões de habitantes, segundo o IBGE, quantas dessas pessoas estudam para concursos?
Quantos concurseiros seguiam as suas vidas se preparando para os mais diversos concursos, quando, sem muito aviso, uma chuva incessante destrói estradas, mantém o principal aeroporto do estado fechado durante semanas, impedindo que muitos candidatos consigam se deslocar para a realização de uma prova.
Solidarizados com a situação das enchentes no RS, e primando pela isonomia entre os candidatos que passaram meses se preparando, muitas provas foram suspensas, a exemplo da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) que ocorreria, inicialmente, em 05 de maio de 2024.
A aplicação das provas do maior concurso público da história do país foi prejudicada em função das fortes chuvas. As provas foram posteriormente agendadas para o dia 18 de agosto.
A realização das provas desse certame estava prevista para acontecer em pelo menos 10 cidades do RS, muitas das quais encontravam-se com estradas danificadas e bloqueadas, impedindo o acesso dos candidatos.
Os prejuízos do adiamento das provas são inúmeros, tanto para o poder público, quanto para os demais candidatos que já estavam programados, com passagem comprada para os locais de prova, por exemplo.
Contudo, em casos de tragédias com essas, a solidariedade deve falar mais alto, e aqueles que já tiveram o prejuízo causado pelas chuvas, não devem sofrer mais prejuízos ainda ao serem impedidos de participar de um certame, para o qual há meses já se preparavam.
Para os demais candidatos, apesar das intercorrências, restou ainda mais tempo para a preparação.
Apesar de todo o caos ocasionado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o estado já se reconstrói e tenta voltar a sua rotina, restaurando as estruturas destruídas como pontes e estradas, reabrindo comércios, tentando fomentar a economia novamente.
Muito tempo ainda falta para que a população atingida consiga voltar a ter uma vida normal e para que consiga esquecer as marcas deixadas pelas enchentes.
O mesmo acontece com os concursos públicos do estado, já que alguns órgãos já sinalizam a realização de novos certames.
É o que acontece com a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), um dos melhores controles internos do país, que já divulgou a criação de uma comissão para o próximo concurso público.
A CAGE faz parte da Secretaria da Fazenda, é o órgão central do sistema de controle interno do estado e nos últimos dias divulgou a formação da comissão para iniciar os trabalhos para a realização do próximo concurso, muito antes do que os concurseiros imaginavam que aconteceria no estado.
Conforme visto nesse panorama sobre a expectativa dos concursos após as enchentes no estado do Rio Grande do Sul, os certames podem ocorrer antes do que se imagina, e, quando isso acontecer, você precisa estar preparado.
Você pode estar sem muitas informações ou expectativas sobre aquele concurso que você tanto deseja.
Mas a realidade é uma só: mais cedo ou mais tarde esse concurso vai acontecer.
A exemplo da pandemia da Covid19, em que muitas provas e editais foram suspensos, e aquele aluno que teve inteligência emocional para continuar os estudos nesse momento conseguiu sair na frente quando as provas foram liberadas.
Então, a sua missão é continuar estudando, mesmo sob um cenário de inseguranças e incertezas, pois conforme a situação do estado do Rio Grande do Sul for normalizando você precisa estar preparado para as oportunidades que chegarem.
Não perca tempo e aproveite este momento, pois tempo é ouro para os concursos.
Bons estudos!
Quer saber tudo sobre os concursos previstos?
Confira nossos artigos!
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…