Concursos de Polícia MG: editais anuais para PM e CBM
Em entrevista ao Bora Podcast, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou que o governo pretende realizar concursos de Polícia MG anualmente.
O gestor informou que o objetivo é realizar concursos todos os anos para recompor o efetivo, por meio das vagas disponibilizadas no edital.
Sem formação de cadastro de reserva, o governo pode manter a regularidade de novos editais da Polícia Militar e dos Bombeiros e recompor a demanda das instituições.
Para os concurseiros, existe a possibilidade de realizar os certames anualmente, já que para essas carreiras existe limite de idade.
Os demais órgãos, Polícia Penal e Polícia Civil, por não ter limite de idade, é possível a realização de concursos com lapso temporal maior, convocando excedentes à medida que surjam vagas.
Simões também comentou a respeito da situação dos candidatos excedentes da Polícia Civil (PC MG). Por limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo não pode convocar os candidatos sem que haja vacâncias.
Com relação às vagas, o vice-governador informou que, no decorrer da atual gestão, estão previstas para os concursos de polícia MG:
- PM MG: 10.000 contratações;
- Bombeiros MG: 2.500 contratações;
- Polícia Civil: 2.500 contratações.
Para saber mais informações sobre os concursos de polícia MG, acesse o artigo completo e exclusivo no blog do Estratégia Concursos!