Concurseira(o) imparável, você se inscreve nos certames que têm como objetivo a formação de cadastro de reserva (CR)? Será que vale a pena participar sem ter a garantia de convocação? Acompanhe.
Para começar, cadastro de reserva representa as vagas que não são de provimento imediato. Ou seja, quando você se inscreve em um concurso, existem aquelas vagas certas, as quais a administração pública já verificou a real necessidade de preenchê-las, mas também as que vão ficar de reserva, de prontidão, para uma eventual necessidade ao longo da validade do certame.
É por isso que muitas pessoas preferem nem se inscrever em concursos com formação de cadastro de reserva, visto que existe apenas uma possibilidade de convocação para avançar nas próximas etapas e se tornar de fato uma(um) servidora(dor) pública(o).
Por exemplo, a imagem abaixo foi tirada do edital para o cargo de Fiscal de Rendas do ISS RJ desse ano. O documento do certame deixa claro que 50 vagas serão ocupadas mais brevemente, e outras 150 vagas serão preenchidas no decorrer da validade do concurso. No caso desse, a validade é de 24 meses, como acontece geralmente mesmo.
Pois bem, as vagas são atrativas, mas nem sempre é assim. Tem edital mesmo que traz pouquíssimas vagas imediatas e aquele famoso “CR” do lado. Quer ver?
Esse concurso do Ministério Público da União (MPU) do ano de 2018 veio com vagas para os cargos de Analista (especialidade de Direito) e de Técnico (especialidade de Administração). A imagem acima mostra as vagas para o cargo de Técnico distribuídas por alguns Estados. Repare que o total de vagas imediatas foi de 11 vagas, e o de cadastro de reserva não temos como saber…
Será mesmo que não tem como saber ou, pelo menos, ter uma ideia das possíveis convocações que podem ocorrer ao longo dos dois anos de validade do certame?
Pois bem, não se preocupe, o edital deixa as informações muito claras. Além disso, seguindo as dicas do prof. Thállius Moraes, o documento que rege seu certame informa, por exemplo, que a banca corrigirá o quantitativo de provas discursivas equivalente ao dobro da quantidade de vagas solicitadas. Assim, esse também pode ser um indício da pretensão de convocações além das vagas expostas em edital.
Nesse contexto, aquele concurso do MPU que mencionamos lá em cima veio com 36 vagas para o cargo de Analista, e apenas para o Distrito Federal eram apenas 5 vagas + CR, no total. A banca iria corrigir mais de 1.300 provas discursivas. No final, sabe quantas convocações ocorreram até hoje? Te contamos mais adiante…
A diferença entre os dois tipos de vagas é que as de provimento imediato dão à(ao) candidata(o) o direito subjetivo de nomeação. Dessa forma, se você foi aprovada(o) dentro daquele quantitativo de vagas, a administração pública deverá te nomear dentro da validade do certame.
Em contrapartida, as(os) candidatas(os) que estão fora daquele quantitativo de vagas imediatas, mas ficaram numa posição dentro do cadastro de reserva, possuem apenas uma expectativa de direito. Portanto, a administração pública poderá realizar a nomeação de acordo com a necessidade e demanda do serviço público.
Existem vários casos de convocações de cadastro de reserva, mas trouxemos aqui um caso específico, que é o do MPU.
O concurso para os cargos de Analista e Técnico do MPU ocorreu no ano de 2018. A previsão inicial era de um total de 36 vagas imediatas para o primeiro cargo e outras 11 vagas para o segundo cargo, além de formação de cadastro de reserva para ambos os cargos. Todo esse quantitativo de vagas seria distribuído entre alguns Estados do país.
Ademais, é importante ressaltar que o prazo de validade desse certame era de 2 anos contados da homologação do resultado final, mas já foi prorrogado até setembro de 2024.
Pois bem, até o momento já foram mais de 1.300 Analistas convocadas(os), sendo 77 nomeações. E quanto ao cargo de Técnico em Administração, foram mais de 1.000 pessoas convocadas, e mais de 200 nomeações.
Confira outros concursos que chamaram mais candidatas e candidatos do que as vagas anunciadas:
Quer mais? Se ligue no blog aqui do Estratégia Concursos.
Logo, como vimos no tópico anterior, servidoras e servidores têm assumido seus cargos, mesmo estando “na reserva”. Motivos para manter a esperança:
Se ainda não está convencida(o), então, repare o seguinte:
Ou seja, é SIM ou quase SIM! A não ser que você não tenha ido muito bem ou tenha sido reprovada(o) mesmo. Aí é só voltar para os materiais do Estratégia e continuar persistindo.
Então, gostou da quantidade de vagas do ISS RJ lá do início do artigo? Já tem material de estudos completo aqui no Estratégia com tudo o que é preciso para garantir sua aprovação.
Senta e estuda!
Boa sorte!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…